quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tv Iguatu.Net: 1ª CONSOCIAL – Conferencia Estadual sobre Transparência e Controle Social é realizada em Iguatu



Iguatu recebeu nesta quarta-feira, 28, a 1ª Conferencia Estadual sobre Transparência e Controle Social que foi realizada no Teatro Pedro Lima Verde. O evento teve a participação do o presidente da Consocial Estadual e vice-governador, Domingos Filho, o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, os prefeitos Agenor Neto e Gilson Oliveira, o vice-prefeito, João Alencar, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias da região.

O objetivo do evento é de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático que garanta o uso correto e eficiente do dinheiro público.

Para o Controlador e Ouvidor Geral do Estado, João Melo, Iguatu foi a cidade escolhida devido a administração do Prefeito Agenor Neto que deu vez e voz à sociedade para participar dos investimentos em vários setores na sua gestão. “Esta cidade vive um dos seus melhores momentos na política e através da transparência e desenvoltura do gestor municipal observamos que teve um aumento significativo no controle social. É muito importante termos o cidadão que está presente no município, onde as coisas estão acontecendo, realizando conferências sobre a transparência nas políticas públicas. O cidadão é o melhor de todos os fiscais”, afirmou João Melo.

“As conferências são importantes para o cidadão participar das políticas sociais de acompanhamento dos recursos públicos. Em conjunto com a sociedade, buscamos, nestes encontros, ordenar a rede de controle que é de fundamental importância para a transparência em nossos municípios. E começar nesta cidade que amo, Iguatu, é um ato simbólico, pois a participação da sociedade na definição dos investimentos em cada setor aqui é bem perceptível”, declarou o presidente da Consocial Estadual e vice-governador, Domingos Filho em entrevista ao Portal Iguatu.Net.

O prefeito de Iguatu, Agenor Neto, observou que a administração pública tem passado por grandes mudanças nos últimos anos e a população deve exercer papel cada vez mais decisivo na fiscalização do poder público. Ele agradeceu ao Governo do Estado por escolher Iguatu para sediar uma das etapas da Consocial. “Ficamos orgulhosos em receber tal evento. Nesta administração fizemos a reativação de algo que não funcionava que eram as nossas entidades, com uma simples ação, ouvir a todos e fazer com que participassem efetivamente da vida do município, trouxemos efetivamente o controle social para Iguatu” disse Agenor Neto.

Durante a conferencia foi apresentado modelos de sites que serão utilizados por prefeituras para apresentar toda movimentação financeira do município.



Fonte: Iguatu.net

Tv Iguatu.Net: Governador em exircício, Domingos Filho, declara apoio para movimento de Campus da UFC em Iguatu



Em entrevista ao Portal Iguatu.Net nesta manhã de quarta-feira, 28, o Governador em Exercício, Domingos Filho, declarou total apoio pelo movimento em prol da instalação de um campus avançado da UFC em Iguatu.

“ sem dúvidas é um movimento importante e que tem a frente o Agenor Neto, representando toda a Região Centro-Sul, e a participação do povo e demais políticos é de fundamental importância neste processo, sou mais um que se junta neste movimento por este povo do Centro Sul” declarou.

Veja a entrevista na TV Iguatu.Net:



Fonte: Iguatu.net

Ordem Franciscana Secular e Paróquia São José realizam a Festa de São Francisco

A Ordem Franciscana Secular juntamente com a Paróquia São José, estão realizando durante os dias 25 de Setembro a 04 de Outubro a Festa de São Francisco, com o tema: “Com São Francisco celebraremos o Ano Jubilar”

Os festejos tiveram início no último domingo, 25, com uma procissão, seguida de uma missa, na Capela de São Francisco, localizada no Bairro Tabuleiro.

Os fiéis terão ao longo dos 10 dias, palestras que serão ministradas ao fim da missa, com temas fazendo alusão ao padroeiro.

Na próxima terça-feira, 04, o encerramento contará com uma procissão que seguirá pelas Ruas Diocleciano Bezerra, José de Alencar, Coronel José de Pinho, até chegar à capela de São Francisco. Nesta noite, a missa será realizada pelo Pe. Queiroga, ao fim, todos os Franciscos e Franciscas serão homenageados.

A organização convida todos os fiéis a se fazerem presentes, todos os dias (até 04 de Outubro), às 19hr.


Fonte: Iguatu.net

Tv Iguatu.Net:Programa Agente da Educação poderá ser apresentado na sede da ONU



Na manhã desta terça-feira, 27, consultoras do Prêmio PNUD/Assembléia – eucurtoessacidade é uma parceria da Assembléia com o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – braço da ONU no Brasil estiveram em Iguatu conhecendo de perto as ações do Programa Agente da Educação que é semifinalista da premiação.

As consultoras Técnicas Parlamentares/INESP, Suely Romero e Andréia Melo acompanhadas pela Secretária Benildes Uchoa e equipe, visitaram a Escola Elze Lima Verde e em seguida a casa de um aluno que estava recebendo um Agente da Educação, “ estamos vendo de perto as ações deste programa, queremos ver se tudo que foi apresentado é realmente o que dizem e pelo que estamos vendo é algo maravilhoso que estamos registrando e estão todos de parabéns por tal ação em Iguatu” disse Suely Romero.

O Projeto Agente da Educação é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Iguatu, através da Secretaria da Educação do Município. Uma idéia inovadora do Prefeito Agenor Neto que já foi reconhecida com vários prêmios nacionais e desta vez com a possibilidade do projeto ter reconhecimento internacional através das Nações Unidas (ONU).

Lançado no último dia 17 de agosto pelo presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Roberto Cláudio (PSB), o Prêmio PNUD/Assembléia – eu curto essa cidade é uma parceria da Assembleia com o Governo do Estado e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) – braço da ONU no Brasil – e tem a finalidade de reconhecer, incentivar e difundir práticas para a erradicação da pobreza no Estado, motivando o poder municipal.



É a primeira vez que a Organização das Nações Unidas (ONU) promove prêmio para divulgar o Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). O objetivo é reconhecer, incentivar e difundir práticas para a erradicação da pobreza. O concurso considerará o IPM apresentado pelas Nações Unidas e pela Universidade de Oxford, e baseia-se nas dimensões: educação; saúde e padrão de vida como forma de avaliação da pobreza. Os autores dos projetos vencedores serão divulgados durante a realização da I Feira do Conhecimento - Capacidades e Soluções, que ocorrerá na cidade de Barbalha (CE), de 19 a 22 de Outubro.

“ É uma grande vitória estar entre os nove semifinalistas, mas ter a possibilidade de levar este programa para todo o Brasil e ultrapassar as fronteiras do país é algo maravilhoso e sem dúvidas uma honra para todos nós, especialmente o Prefeito Agenor Neto que foi o idealizador deste programa” declarou em entrevista ao Portal Iguatu.Net, a Secretária Benildes Uchoa.

O Projeto Agente da Educação é um dos candidatos, dentre os nove projetos semifinalistas do concurso que elegerá as melhores práticas de erradicação da pobreza no Estado do Ceará. Durante a manhã de terça-feira, 27/09, a Comissão Organizadora do Prêmio ONU/Assembleia do Ceará – eu curto essa cidade, estiveram em Iguatu para avaliar in loco a ação dos Agentes da Educação. “Estamos aqui para constatar as ações descritas no projeto que foi enviado à Assembléia pelo município. É realmente um projeto que impressiona pela a abrangência social e educacional” afirmou Ana Suely Romero, Consultora Técnico Parlamentar/INESP.

PRÊMIOS

Premiação Internacional: viagem a Nova York, com participação em reunião da ONU.

Premiação Nacional: viagem a Minas Gerais para conhecer as melhores práticas de erradicação da pobreza daquele estado.

Premiação Local: bolsa de pós-graduação na Unipace, stand na I Feira do Conhecimento de Barbalha, documentário e cartilha.

Saiba mais sobre o Projeto Agente da Educação:

- Secretaria da Educação do Município:

Lauriana e Wanderlúcia, fone: (88) 3581 6002 ou 3581.6971

Saiba mais sobre o concurso:

http://jusclip.com.br/pnudassembleia-eucurtoessacidade


Fonte: Iguatu.net

Rádio Iguatu.Net: Sindicato confirma paralisação das agências da Caixa e Banco do Brasil em Iguatu

Em entrevista ao repórter Alex Santana da Rádio Liberdade e Portal Iguatu.Net, o presidente do SINDBANCO de Iguatu, Francisco Edvard Costa, afirmou que nesta quarta-feira, 28, os funcionários das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica entrarão em greve . Seguindo a greve nacional dos bancários que teve seu inicio nesta semana, 27, reivindicando melhorias salariais, sendo entregue uma minuta para o FENABAN.

“ Nós fizemos uma assembléia com os funcionários da Caixa e ficou determinado que a unidade estará em greve, além dos funcionários da Agência do Banco do Brasil, ambas permanecerão paralisadas a partir desta quarta-feira” disse Edvard Costa.

Em relação às agencias do Bradesco e Itaú, ambas estarão funcionando, mas o presidente do SINDBANCO de Iguatu declarou que ações serão realizadas na tentativa de conquistar os funcionários para o movimento grevista.

Em contato com a reportagem do Portal Iguatu.Net, o gerente do Bradesco, Adail Carneiro Brasil, afirmou que apenas 10 funcionários estarão participando da greve mas a agência funcionará normalmente garantiu.

Os funcionários do Banco do Nordeste estarão participando de uma assembléia que acontecerá nesta noite no SINDBANCO de Iguatu e decidirão se acompanham ou não o movimento grevista em Iguatu.

Escute a entrevista:


fonte: Iguatu.net

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails