quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Rádio Iguatu.Net: escutem sessão especial que debateu sobre o uso de agrotóxicos em Iguatu


Escutem logo mais na íntegra às 22hs, (Horário do Nordeste) na Rádio Iguatu.Net a sessão especial que aconteceu na Câmara Municipal de Iguatu, onde foi debatido o uso de agrotóxicos em nossa cidade e região.

Lúcio Alcântara e Roberto Pessoa nesta sexta-feira na Antena Sul FM





A Rádio Antena Sul estará na manhã desta sexta-feira, 30/10, apresentando no Programa Bom Dia Centro-Sul do jornalista Honório Barbosa, uma entrevista com o prefeito de Maracanaú Roberto Pessoa e o ex-governador Lúcio Alcântara, ambos estarão respondendo a perguntas sobre vários assuntos e claro que na pauta dos radialistas estão assuntos sobre a pré-candidatura do prefeito de Maracanaú ao cargo de governador do Ceará, não percam o Bom Dia Centro-Sul que vai ao ar na Rádio Antena Sul FM às 07hs30min.
E o site Iguatu.Net estará acompanhando toda movimentação no estúdio da emissora.

Vereadores debatem sobre o uso de agrotóxicos em Iguatu e região



Vereadores , representantes da ALECE e da sociedade organizada querem uma maior fiscalização

Um dos maiores eventos já realizados em Iguatu sobre o uso de agrotóxicos, aconteceu nesta quinta-feira, 29/10, uma audiência pública na Câmara Municipal de Iguatu. Durante quatro horas, autoridades públicas, pesquisadores da região e populares estiveram reunidos e debateram sobre o uso de agrotóxicos e os males, benefícios e equívocos gerados pelos mesmos nas pequenas e nas grandes produções agrícolas.

O debate atende ao requerimento do vereador Aderilo Filho, segundo o parlamentar, no Brasil, um dos cinco maiores consumidores de agrotóxicos do mundo, encontram-se licenciados oito mil formulações de pesticidas. O vereador explica que o agrotóxico ajuda aumentar a produção, tornando o solo fértil e propiciando que frutas e legumes fiquem livres de pestes, desde que usado em pequenas quantidades com uso adequado que deve ser orientado por técnicos especialistas no assunto. "Um Programa Regional de Agrotóxicos necessita ser realizado e um trabalho de conscientização juntos aos agricultores de Iguatu e região que apresente os problemas e soluções neste setor, além disso, é preciso realizar um combate ao comércio clandestino de agrotóxicos que não possui uma fiscalização ativa em Iguatu e região", enfatiza.

O vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi Árido da Assembléia Legislativa do Ceará, o deputado Augustinho Moreira (PV), destacou que o uso indiscriminado de agrotóxicos vem causando danos à saúde pública e problemas ambientais, tendo como conseqüência a contaminação do solo, das águas superficiais e subterrâneas, além da biodiversidade. “Precisamos conscientizar os nossos agricultores sobre a utilização equivocada dos agrotóxicos que prejudica a sua saúde e polui o meio ambiente daí a necessidade de uma discussão mais abrangente sobre o assunto” disse.

Comércio

Conforme o Manual do Trabalho Rural,  “os agrotóxicos só poderão ser comercializados diretamente ao usuário mediante apresentação de receituário próprio emitido por profissional legalmente habilitado (engenheiro agrônomo ou florestal)”. Não foi essa obediência constatada na reunião onde declarações relataram a venda indiscriminada de agrotóxicos.

Estiveram presentes na sessão o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, vereadores, representantes dos agricultores, pecuaristas e fruticultores, além políticos da região e representantes de instituições como o IBAMA, EMATERCE, ADAGRI e COGHER.

URCA - Iguatu realiza I Congresso Centro Sul de Artes Marciais‏

O curso de Educação Física da URCA- Iguatu, realizou na última semana , o I Congresso Centro Sul de Artes Marciais, o evento contou com a participação de professores do curso de Educação Física, ministrantes de mini-cursos como a exemplo o Prof.. Sávio Mirelly - curso de Judô, o prof. Marconi Filho - Jiu Jitsu, bem como de outros profissionais como o prof. Mawinier Moraes (faixa preta de Karatê Shotokan 3° DAN, representante da SKI no estado do Ceará), o prof. Yamahuchi Mohiiro (8° DAN), representante do estilo Goju-Ryu na América latina), o prof. Araki (5° DAN), prof. Haroldo (6° DAN karatê Goju-Ryu) e o Aluno do curso de Educação Física, 8º semestre, Carlos Gonzaga (mestre de Capoeira). O evento faz parte do Plano com Componentes Curriculares de lutas dos discentes do ultimo período, e atividades complementares para os demais semestres. Esta é mais uma ação da Comissão Gestora e Coordenação do curso de Educação Física, oportunidade em que os alunos do 8° semestre tiveram participação decisiva no evento na organização e efetivação dos acontecimentos. Este evento tem como maior objetivo integrar as artes marciais, em que teve uma proposta pedagógica de abordagem da temática, uma vez que podemos inserir no mundo do trabalho da Educação Física os conhecimentos repassados.

Cid Gomes: “Tasso é o maior político cearense vivo”

Trechos da entrevista do governador Cid Gomes (PSB) à revista Carta Capital.

“Essa disputa de poder entre o PT e o PSDB a partir de São Paulo tem feito muito mal ao Brasil. O PSDB de outros locais é bem menos radical nessa linha de polarizar com o PT e vice-versa. O PT na Bahia fez, por exemplo, uma aliança com o PSDB. Isso atrasa alguns avanços que o Brasil precisa alcançar”.

“Ele (Ciro Gomes) dará a certeza, a tranquilidade aos brasileiros, de que as conquistas do governo Lula serão mantidas e que avanços em outras áreas serão buscados. O Brasil ainda precisa avançar em alguns pontos, como na reforma previdenciária, um problema anunciado para o governo em todos os níveis. É uma bomba que vai explodir”.

“A grande mídia no País procura- imprimir no Ciro algo que não cola – talvez cole na elite, mas não no povão. A imagem de um cara radical, brigão. Basta ver o seu passado. O Ciro governou o Ceará com o apoio de 36 dos 46 deputados estaduais. Quando foi prefeito, também conseguiu uma boa relação com o Parlamento, tinha uma maioria sólida. O Ciro é forjado no diálogo. Por não fazer parte dessa estrutura bipolar (que, se o PSDB se elege, o PT é contra, e vice-versa), acho que poderia transitar em vários segmentos e conseguir avanços que hoje são muito difíceis de ser alcançados”.

“O fato de o eleitor aprovar uma administração não quer dizer que votará no candidato governista. Qual seria o porcentual de transferência? É difícil dizer. Mas uma certeza eu tenho: não é 100% e a rigor fica longe disso. A transferência não é instantânea. O Lula é uma grande liderança, a maior que o Brasil teve nos últimos 40 anos. Talvez vá superar JK, seguramente, é o maior nos últimos 50 anos, mas o poder de transferência é limitado”.

(Sobre Serra)

“O principal problema dele, e o que me deixa preocupado, é que ele não tem a visão do Brasil como um todo. Ele olha muito o Brasil a partir da ótica de São Paulo, e o Brasil é muito mais do que São Paulo. Em muitas questões, o interesse médio dos paulistas é conflitante com o interesse médio dos brasileiros. Temo que, na hora H, ele fique ao lado do interesse médio de São Paulo”.

“O estilo do Serra de fazer política é muito truculento, de destruir o adversário. Para ele, a disputa não é entre oponentes políticos com visões de mundo diferentes. É uma coisa de inimigo e seu o objetivo é matar, destruir. Acho que, na Presidência, ele trataria qualquer oposição como alguém que precisa ser aniquilado. Como brasileiro e como político, me preocupa a possibilidade de o Serra comandar o Brasil”.

(Sobre Aécio Neves)

“Um grande brasileiro, absolutamente diferente do Serra. É um homem de diálogo, que compreende o Brasil, tem sensibilidade com as regiões menos desenvolvidas e, no que me consta, não tem o estilo de matar, destruir. E tem um grande mérito: sabe escolher bons assessores”.

(Sobre Tasso Jereissati)

“Dos vivos, é o maior político cearense. Estamos em partidos diferentes e vamos ver como serão as coisas no futuro”.

Fonte: Blog de Política / O Povo

Criadores tem até sábado para vacinar rebanho contra febre aftosa

A segunda etapa da campanha contra a febre aftosa no Ceará termina em dois dias e, os criadores que deixaram para fazer a vacinação na última hora, é melhor correr. As equipes da Empresa de Assistência Técnica e Extensão do Ceará (Ematerce) e da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) estão em campo para garantir que a cobertura atinja o mínimo de 80% ou até chegue aos 85% esperados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA).

São contemplados municípios como Crateús, Tianguá e outros da Região Metropolitana de Fortaleza. Segundo o secretário adjunto da SDA, Antônio Amorim, houve grande procura nesta última semana, o que gerou, por exemplo, falta episódica de vacina em Canindé, mas os estoques já foram repostos. O secretário informou que estão disponíveis cerca de 2 milhões de doses da vacina no Estado e que, no sábado (31), último dia da campanha, as lojas irão funcionar até o fim do dia para que os criadores possam comprar a vacina.

Na primeira etapa da última campanha de vacinação, 85,08% do rebanho cearense foi imunizado, conforme estimativas da Adagri, o que representa 2,3 milhões de cabeças de gado. Foram 1.921.283 animais, entre bovinos e bubalinos, vacinados.

Fonte: Diário do Nordeste

Vídeo: o povo iguatuense comemora o aniversário de 100 anos do Dr. Mendonça Neto

Escutem a sessão especial na Câmara Municipal de Iguatu

Escutem a sessão especial que estará acontecendo na Câmara Municipal de Iguatu na manhã desta quinta-feira, 29/10, com a participação da Comissão de Meio Ambiente e Des. Do Semi-Árido, a equipe do site Iguatu.Net já está na Casa do Povo Iguatuense e irá acompanhar toda movimentação. Para ouvir a sessão especial basta acessar o .www.camaradeiguatu.ce.gov.br e escutem a sessão ao vivo !

Radialista é assaltado em Iguatu

No dia de ontem,28/10, por volta das 12:00 horas, houve um roubo na Rua José Mendonça, próximo à Câmara de Vereadores de Iguatu. 

A PM, através da RD 1239, mais especificamente, o SD PM DIOGÉNES e o SD PM MORAIS, foi procurada pela vítima, o radialista Elpídio Gonçalves , onde  mesmo passou a relatar para os policiais que vinha na Rua José Mendonça, quando dois elementos, sendo que um estava armado de revólver, em uma moto CG FAN, cor preta, não dando para identificar a placa, e ambos de capacetes, o abordaram e efetuaram um assalto, sendo que foi subtraída da vítima a sua carteira de bolso com uma quantia de R$ 450,00 (quatrocentos e cinquenta reais) e todos os seus documentos pessoais e mais um celular Nokia E71. A RD mencionada realizou diligências no sentido de localizar os autores do crime, que, após praticar o delito, tomaram rumo ignorado.

Atropelamento com vítima fatal em Mombaça

No dia de ontem 28/10/09, por das 10:00 horas, a Polícia Militar recebeu uma informação através do 190, acerca de um acidente de trânsito ocorrido no sítio São Gonçalo do Umari, distante 30 km de Mombaça-CE.


A PM deslocou-se para o local a VTR-2322, composta pelos policiais CB PM ALBERTO, CB PM LEOMAR, SD PM J. LIMA, onde constataram um acidente de trânsito (atropelamento), que teve como vítima fatal a pessoa de JOSÉ FRANKLIM DE SOUZA, 71 anos, casado, agricultor, natural de Mombaça-CE. Segundo informações colhidas no local, a vítima trafegava montado em um cavalo, e, ao sair por detrás de um veículo estacionado, foi colhido por um caminhão da marca Iveco, tipo Bitrem, com uma carga de arroz, guiado por LENIL GONÇALO DE MATEUS, 34 anos, casado, caminhoeiro, natural de Araraguá-SC. O motorista informou que, ao fazer uma ultrapassagem por um outro veículo que estava estacionado na pista, a vítima avançou, sendo atropelada. O motorista prestou socorro, conduzindo-a para o hospital, mas o mesmo não resistiu, vindo a óbito. Adianto-vos que o condutor do caminhão apresentou-se a DP, onde prestou depoimentos, e em seguida foi liberado.

Prisão por receptação de furto em Mombaça

No dia de ontem, 28/10, por volta das 10:00 horas, a Polícia Militar compareceu a Av. Antonio Nonato de Carvalho, Vila Tejubana, Mombaça-CE e efetuou uma prisão por receptação.

A Polícia Militar através da VTR 2322, composta pelos policiais - CB PM ALBERTO, CB PM INÁCIO, SD PM PÁDUA, receberam informações de MARIANA OLIVEIRA DA SILVA, autora de um furto informado anteriormente, que vendeu os aparelhos celulares pela quantia de R$ 50,00 (cinquenta reais) para a pessoa de FRANCISCO SALES DO Ó, 41 anos. O policiamento compareceu ao local, localizou e prendeu o receptador e em seguida o conduziu a Delegacia de Polícia Civil de Mombaça-CE, onde foram adotadas as medidas cabíveis. Os objetos do furto (celulares) foram recuperados e em seguida entregues aos devidos proprietários.

Mulher é presa por furto de celular em Mombaça

No dia de ontem, 28/10, por das 07:30 horas, a Polícia Militar recebeu uma informação através do 190, que uma mulher havia furtado um celular na Rua N. Sra. do Perpétuo Socorro, Praça do Hospital, Mombaça-CE.

A PM deslocou-se para o local a VTR-2322, composta pelos policiais CB PM ALBERTO, CB PM INÁCIO, SD PM PÁDUA, onde abordaram a pessoa de MARIANA OLIVEIRA DA SILVA, 24 anos, solteira, sem profissão definida, natural de Acopiara-CE, que estava de posse de um celular Sony Ericsson K790i, o qual foi furtado e reconhecida pela vítima ; a MARIANA foi presa em flagrante e conduzida a Delegacia de Policia Civil para que sejam feitos os procedimentos cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |