sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto cria o Dia Municipal da Ordem DeMolay em Iguatu



Jovens da Ordem DeMolay ao lado do presidente da CMI, Ednaldo Lavor e do vereador João Lázaro

Na Câmara Municipal de Iguatu está em trâmite um projeto de Lei de autoria do vereador João Lázaro que institui o Dia Municipal da Ordem DeMolay, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março.

As comemorações farão parte do calendário escolar, cultural e turístico da cidade. “Nós ouvimos falar aqui nesta Casa de Leis do comportamento do jovem que se utiliza das drogas, do álcool, que é irresponsável, provoca coisas ruins à sociedade e, no entanto, hoje aqui, nós reconhecemos as atitudes e a vontade de aprender, a vontade de dar certo destes jovens DeMolay, que trabalham e se dedicam por uma sociedade mais justa. Eles colocam em prática o auxílio às comunidades carentes, portanto, tenho que premiar estes jovens pela sua perseverança, pois uma vareta pode ser frágil, mas um feixe de varetas se torna forte e faz a diferença”, disse o vereador em seu discurso de apresentação do projeto de lei.

Ao parabenizar o vereador o autor do projeto pela iniciativa o parlamentar Ronald Bezerra destacou também a boa formação do jovem DeMolay: “Eles são bons cidadãos, bons irmãos e bons filhos”.

Entenda:

A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: a luta pela manutenção das Escolas Públicas – base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.

A Ordem é uma organização filosófica e fraternal, para homens com idade compreendida entre 12 e os 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. Ela é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos. Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.

A Ordem em Iguatu

Em, 1994, quando vários jovens foram orientados por maçons e DeMolays do Capítulo “Príncipe da Paz” Nº 38, da Cidade de Cajazeiras – Paraíba; iniciaram um trabalho de esclarecimento e união fraternal; os jovens de Iguatu, futuros DeMolays, iniciaram um trabalho de arrecadação de fundos que tornaram possíveis os sonhos de vários jovens em realidade, acalentados por muito tempo pelos maçons Valdimiro de Sousa Lima e Vandeilton Ferreira de Souza. E que após dois anos de muita luta, foi instalado pelo Capítulo “Cidade Fortaleza” Nº 59, o Capítulo “Cidade Iguatu” Nº 279, no dia 26 de maio de 1996.

Esse marco na história da Maçonaria Iguatuense, foi presenciado por mais de 250 convidados e Capítulos de outros estados da Região Nordeste, onde foram iniciados 25 jovens.

A primeira Gestão Administrativa foi liderada pelos DeMolays: Francisco de Assis Filho, como Mestre Conselheiro; Nelson Leal Alencar, 1° Conselheiro e Vladimir Primo de Sousa, 2° Conselheiro. O primeiro presidente do Conselho Consultivo foi o maçom Vandeilton Ferreira de Sousa, o qual foi substituído pelo membro Valdimiro de Sousa Lima, atualmente é presidido por Aristóteles Bezerra Vieira.

Em seus 14 anos de existência, mais de cento e cinquenta jovens já iniciaram em suas fileiras e muitos trabalhos filantrópicos foram realizados em prol da comunidade carente de Igual, tais como Campanhas de doações de sangue e arrecadações de alimentos, livros, materiais escolares, brinquedos e roupas para pessoas necessitadas, dentre outras beneficências. Nas atividades da Ordem. Foram organizados três congressos Cearenses, fundação e instalação de vários Capítulos e participações em diversos congressos estaduais e nacionais.

Durante este tempo o Capítulo já teve a frente vinte e dois Mestres Conselheiros, estando na sua XXV Gestão liderada pelos DeMolay; Pedro Holanda Filho, Mestre Conselheiro, Felipe Fernandes Ferreira 1º Conselheiro, Gian Carlos Schaffer Torres Júnior como 2º Conselheiro.

ÁUDIO: Valdetário Monteiro agradece apoio dos advogados da região Centro-Sul

Escutem a entrevista concedida pelo novo presidente da OAB/CE Valdetário Monteiro ao site Iguatu.Net. O mesmo agradece o apoio de todos os advogados especialmente os da Subseção OAB/Iguatu, além de parabenizar o Dr. Romualdo Lima pela reeleição.

Zezé de Camargo e Luciano estão em Iguatu

 Os cantores sertanejos estão hospedados no Hotel Exposição de Iguatu e ficarão até a manhã de sábado quando viajarão para outros compromissos, os irmãos cantores estarão se apresentando na noite de hoje no município de Mombaça.

Além dos cantores parte da equipe também está hospedada no Hotel Exposição e percebemos também um forte aparato de segurança para tranquilizar a dupla sertaneja.

Valdetário Monteiro é eleito o novo presidente da OAB

Valdetário Monteiro, presidente da Caixa de Assistência aos Advogados do Ceará (Caace) é o novo presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no Ceará (OAB-CE). De acordo com informações iniciais divulgadas pelas assessorias dos candidatos, Valdetário venceu as eleições realizadas nesta sexta-feira (20) por uma diferença mínima de 22 votos em relação ao segundo colocado, Erinaldo Dantas.
Edson Santana ficou em terceiro, e Francisco José Colares em quarto. Erinaldo venceu as eleições em Fortaleza, com uma diferença de mais de 300 votos em relação a Valdetário. No interior do Estado, houve a virada. A última urna a ser apurada, e que foi decisiva para o resultado final, foi contabilizada no município do Crato.

As votações foram tensas. Houve casos de boca-de-urna no Náutico Atlético Cearense (ponto de votação na capital), e no interior algumas urnas não funcionaram e a votação teve que ser feita no modelo antigo, através de cartelas de papel.
Valdetário Monteiro é natural de Arneiroz. Foi estudar em Iguatu e concluiu Direito em Fortaleza. Na carreira como advogado, passou por vários escritórios e montou sociedade com o advogado Alexandre Goiana. Em 2000, apresentou o projeto para a criação da Comissão de Estudos Tributários na OAB-CE, ocupando a presidência por três anos. Foi secretário geral da entidade por três anos, atualmente exercendo a presidência da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (CAACE). Construiu a Casa do Advogado, ampliando a Hotel de Trânsito para advogados do Interior. Implantou serviços como a Odontologia, a Fonoaudiologia e a Fisioterapia, também desenvolvendo ferramentas como a pesquisa gratuita dos diários oficiais (LIBER) e o PROMAD. Site: http://www.oabpravaler.com.br/

Hemoce realiza 3ª Semana Nacional do Doador Voluntário

Na próxima semana – entre os dias 23 e 28 -, o Hemoce realizará a 3ª Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Toda a hemorrede do Estado – sede do Hemoce em Fortaleza, posto de coleta do IJF, e hemocentros regionais do interior (Crato, Sobral, Iguatu, Quixadá e Juazeiro do Norte) – participará da festividade em que se comemora o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue – na quarta-feira, dia 25.

Na Capital, a programação envolve apresentações de humoristas, corais, distribuição de brindes e a disponibilização de uma Sala de Serviços, onde os doadores poderão usufruir de serviços especializados. Na quinta-feira, dia 26, haverá premiação do concurso de frases e desenhos sobre o tema “Doação de Sangue.

PARA DOAR:

Em Fortaleza:

-Hemoce: Av. José Bastos, 3390, Rodolfo Teófilo
-Posto de coleta no IJF: Av. Barão do Rio branco, 1816, Centro

No Interior:
-Hemocentro de Sobral: (88) 3677.4624 / 3677.4627
-Hemocentro do Crato: (88) 3102.1260 / 3102.1261
-Hemocentro de Iguatu: (88) 3581.9409
-Hemocentro de Quixadá: (88) 3445.1006
-Hemocentro de Juazeiro do Norte: (88) 3102.1169 / 3102.1170

Jangadeiro Online

Eleição movimenta Subseção da OAB/Iguatu


Romualdo Lima vota e comemora a sua reeleição

Acontece no dia de hoje a eleição da OAB em todo o território nacional e em Iguatu advogados das cidades da Região Centro-Sul estão participando da eleição para eleger o presidente da subseção e o representante geral do estado do Ceará.
“Acho que essa eleição é sempre importante, a sociedade reflete essa importância que a OAB tem na defesa dos direitos das garantias individuais, dos direitos humanos e principalmente das prerrogativas do advogado,” diz o presidente da OAB, subseção Iguatu, Romualdo Lima que está concorrendo a reeleição sem nenhum concorrente, “ esta é uma demonstração do trabalho que estamos realizando, mas estamos aqui para trabalhar pela vitória do nosso Valdetário.

A votação está sendo realizada no auditório da subseção da OAB/Iguatu em uma urna eletrônica do TRE (Tribunal Regional eleitoral). Cerca de 100 advogados devem passar por Iguatu nesta sexta-feira.

“É extremamente importante que o advogado se interesse pela sua instituição. Nós precisamos modificar bastante a nossa instituição. Algumas coisas estão sendo deixadas de lado. E essa modificação só vai existir efetivamente com a participação ampla da classe, para discutir e trazer a inovação para a categoria em nosso estado,” destaca o advogado Marcos Sobreira.
Até as 17h30 o resultado da subseção deve ser anunciado. Para presidente da OAB do estado, todos os votos das nove subseções, serão contabilizados nas unidades e os resultados serão enviados para Fortaleza e divulgados oficialmente em seguida, a previsão é de que por volta das 18h o Ceará conheça o seu novo presidente da OAB.

Rotina: drogas apreendidas na Cadeia Pública de Iguatu

No dia de ontem, 19/11, por volta das 23:00 horas, a Polícia Militar efetuou a apreensão de um pacote contendo aproximadamente 20 gramas de maconha na cadeia pública de Iguatu.

A guarnição de serviço no local, através dos policiais SD PM CORREIA e SD PM DOS ANJOS, faziam o policiamento de guarda quando perceberam o pequeno pacote jogado na passarela do referido presídio. Tratava-se de 20 gramas de maconha que foi apreendida, apresentada à direção do presídio e encaminhada ao quartel para a feitura do ofício que será remetido à Justiça.

Acidente de trânsito em Jucás

No dia de ontem,19/11,a Polícia Militar tomou conhecimento que houve um acidente de transito em Jucás-CE.

A Polícia Militar, através da VTR RP 2392, composta pelos policias CB PM LACERDA, CB PM GONÇALVES, SD PM FERNANDES, seguiram para o local do acidente na altura do Posto Jucás-CE, na entrada da cidade, onde ocorreu um acidente de trânsito (abalroamento) entre dois veículos. O primeiro, um Fiat Doblô EX, placas HYI- 2709, IGUATU-CE, E UMA MOTOCICLETA HONDA CG 125, ANO 1983, COR BRANCA DE PLACAS DH- 771, JUCAS-CE. A pessoa de JOSE ALVES DE SOUZA, casado agricultor, natural de Acopiara-CE, o qual conduzia a motocicleta, sofreu lesões leves pelo corpo. Já o condutor do veiculo Fiat Dublo SEBASTIÃO SOARES FRUTUOSO,não sofrera nenhum tipo de lesão. Informo-vos que o veiculo Fiat Dublo vinha sentido Iguatu/Jucás, o qual colheu a motocicleta que vinha no sentido contrário. Os mesmos foram conduzidos para o Hospital de Jucás para serem medicados.

Buraco causa acidente de trânsito em Icó

No dia de ontem,19/11, por volta das 20:00 horas, na BR 116 km 386, distante 16 km da sede deste município, a Polícia Militar tomou conhecimento de uma ocorrência de trânsito (tombamento).

A Policia Militar através da VTR 2382, compostas pelos policiais militares, CB PM AZEVEDO, CB PM RODRIGUES, SD PM DANIEL, se dirigiram ao Hospital Regional, constataram o fato e se certificaram que na localidade de Bertioga, o caminhão Mercedes Benz 608 “D” de cor Branca, ano 85/86, placa MUO-4707, guiado por ROGERIO DA SILVA LEITE, 28 anos, casado, natural de Umarí/PB, que ao desviar um buraco perdeu o controle do mesmo e tombou na pista. O motorista sofreu fratura na perna direita e os ocupantes SEVERINO TARGINO DOS SANTOS, casado, vendedor, 51 anos, natural de João Pessoa/PB e JOSÉ JORGE DE OLIVEIRA, casado, vendedor, 35 anos, natural de Sapé/PB, foram socorridos para o Hospital Regional de Icó/CE, os mesmos sofreram escoriações pelo corpo e foram medicados e liberados.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |