sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Projeto cria o Dia Municipal da Ordem DeMolay em Iguatu



Jovens da Ordem DeMolay ao lado do presidente da CMI, Ednaldo Lavor e do vereador João Lázaro

Na Câmara Municipal de Iguatu está em trâmite um projeto de Lei de autoria do vereador João Lázaro que institui o Dia Municipal da Ordem DeMolay, a ser comemorado anualmente no dia 18 de março.

As comemorações farão parte do calendário escolar, cultural e turístico da cidade. “Nós ouvimos falar aqui nesta Casa de Leis do comportamento do jovem que se utiliza das drogas, do álcool, que é irresponsável, provoca coisas ruins à sociedade e, no entanto, hoje aqui, nós reconhecemos as atitudes e a vontade de aprender, a vontade de dar certo destes jovens DeMolay, que trabalham e se dedicam por uma sociedade mais justa. Eles colocam em prática o auxílio às comunidades carentes, portanto, tenho que premiar estes jovens pela sua perseverança, pois uma vareta pode ser frágil, mas um feixe de varetas se torna forte e faz a diferença”, disse o vereador em seu discurso de apresentação do projeto de lei.

Ao parabenizar o vereador o autor do projeto pela iniciativa o parlamentar Ronald Bezerra destacou também a boa formação do jovem DeMolay: “Eles são bons cidadãos, bons irmãos e bons filhos”.

Entenda:

A Ordem DeMolay apresenta dois aspectos fundamentais e de grande importância na sociedade contemporânea: a luta pela manutenção das Escolas Públicas – base essencial para qualquer desenvolvimento posterior, e a promessa da construção de um novo mundo com o melhor preparo de nossa juventude, que um dia assumirá o comando de todas as atividades.

A Ordem é uma organização filosófica e fraternal, para homens com idade compreendida entre 12 e os 21 anos, fundada nos Estados Unidos em 1919 pelo maçom Frank Sherman Land. Ela é inspirada na história e exemplo de Jacques DeMolay, 23º e último Grão-Mestre (cargo mais alto da hierarquia) da Ordem dos Templários, nascido no século XIII, morto no século XIV, perseguido pela Inquisição da Igreja Católica e executado por ordem do Rei Filipe IV de França, por não entregar seus companheiros ou faltar com fidelidade a seus juramentos. Há cerca de 8 milhões de membros em todo o mundo e mais de 200 mil no Brasil.

A Ordem em Iguatu

Em, 1994, quando vários jovens foram orientados por maçons e DeMolays do Capítulo “Príncipe da Paz” Nº 38, da Cidade de Cajazeiras – Paraíba; iniciaram um trabalho de esclarecimento e união fraternal; os jovens de Iguatu, futuros DeMolays, iniciaram um trabalho de arrecadação de fundos que tornaram possíveis os sonhos de vários jovens em realidade, acalentados por muito tempo pelos maçons Valdimiro de Sousa Lima e Vandeilton Ferreira de Souza. E que após dois anos de muita luta, foi instalado pelo Capítulo “Cidade Fortaleza” Nº 59, o Capítulo “Cidade Iguatu” Nº 279, no dia 26 de maio de 1996.

Esse marco na história da Maçonaria Iguatuense, foi presenciado por mais de 250 convidados e Capítulos de outros estados da Região Nordeste, onde foram iniciados 25 jovens.

A primeira Gestão Administrativa foi liderada pelos DeMolays: Francisco de Assis Filho, como Mestre Conselheiro; Nelson Leal Alencar, 1° Conselheiro e Vladimir Primo de Sousa, 2° Conselheiro. O primeiro presidente do Conselho Consultivo foi o maçom Vandeilton Ferreira de Sousa, o qual foi substituído pelo membro Valdimiro de Sousa Lima, atualmente é presidido por Aristóteles Bezerra Vieira.

Em seus 14 anos de existência, mais de cento e cinquenta jovens já iniciaram em suas fileiras e muitos trabalhos filantrópicos foram realizados em prol da comunidade carente de Igual, tais como Campanhas de doações de sangue e arrecadações de alimentos, livros, materiais escolares, brinquedos e roupas para pessoas necessitadas, dentre outras beneficências. Nas atividades da Ordem. Foram organizados três congressos Cearenses, fundação e instalação de vários Capítulos e participações em diversos congressos estaduais e nacionais.

Durante este tempo o Capítulo já teve a frente vinte e dois Mestres Conselheiros, estando na sua XXV Gestão liderada pelos DeMolay; Pedro Holanda Filho, Mestre Conselheiro, Felipe Fernandes Ferreira 1º Conselheiro, Gian Carlos Schaffer Torres Júnior como 2º Conselheiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |