quinta-feira, 28 de maio de 2009

ÁUDIO: Delegado Agenor Freitas fala sobre prisão de fugitivo e apreensão de carga roubada

Índio estava foragido da justiça
Tarde movimentada na Delegacia Regional de Iguatu, onde foi preso o fugitivo da Cadeia Pública de Acopiara, o “índio”, o mesmo estava na Barreiras dos Constantinos e o serviço de inteligência ao lado da PM conseguiram localizar e prender o meliante. Além disso, os policiais conseguiram detectar em Iguatu uma carga de açucar que havia sido roubada no último final de semana, um empresário de um mercantil da terra da telha esteve na Delegacia Regional e explicou aos policiais o que aconteceu. Escute a entrevista com o Delegado Agenor Freitas de Queiroz que fala com detalhes sobre estas ações na tarde de hoje.

Faltam 47 centímetros para a sangria do Trussu

Na manhã desta quinta-feira o site Iguatu.net recebeu novos dados sobre o nível do Trussu. As fortes chuvas que caíram na Terra da Telha na noite desta quarta-feira, ajudaram no aumento do nível do açude, que atualmente está faltando 47 centímetros para a sangria. Atualmente o Trussu alcançou 95.8 % da sua capacidade.

ÁUDIO: Moto taxistas em busca da organização da classe

Coronel Hilton Oliveira apresenta o novo colete
Moto taxistas, donos de pontos de moto taxis, além do Secretário de Cidadania e Trânsito, se reuniram nesta quarta-feira, no auditório do Hospital Regional de Iguatu para definirem ações para distribuição dos novos coletes, além da organização dos pontos de moto táxis em Iguatu. Serão 40 locais destinados para os 600 moto taxistas cadastrados no Sindicato e DEMUTRAN, a organização da classe é algo que os moto taxistas estão buscando há muito tempo. Como afirma o presidente do Sindicato da classe, Vanildo Gomes, “precisamos organizar a nossa classe e estas ações, além disso, salvam vidas, quantos motoqueiros utilizam uma bata falsa e se passam por moto taxistas e podem tirar a vida de um passageiro por não terem a autorização e habilidade para atuar na área?” indagou. O moto taxista Zé Carlos pede ao povo que após estas ações serem realizadas a população não utilize o moto taxista clandestino, pois para ele só assim Iguatu terá uma organização da classe, “estamos fazendo a nossa parte, mas a população deve fazer a sua também, o povo deve utilizar apenas as motos cadastradas que estarão usando o colete que será entregue pela prefeitura e com certeza eles terão uma viagem mais tranqüila” disse. O Secretário de Trânsito e Cidadania, Cel. Hilton Oliveira, falou sobre o resultado da reunião e as ações que serão tomadas, “decidimos como será a distribuição nos postos, as regras que serão seguidas e agora vamos marcar um dia para a entrega oficial dos coletes para os 600 cadastrados” finalizou. Escute a reportagem completa logo abaixo:

Reforço na educação de Iguatu

Monitores que estarão participando de várias ações nas escolas
A Secretaria da Educação concluiu o processo seletivo dos monitores que atuarão nos projetos Jornada Ampliada, Escola de Tempo Integral e Agentes da Educação. Ao todo foram inscritos 102 participantes, todos advindos de escolas de Ensino Médio e Universidades públicas. Os selecionados participaram do primeiro encontro de formação durante toda a manhã da última terça-feira, 26/05 e começarão a exercer suas atividades a partir de segunda-feira, 01/06. Os projetos Jornada Ampliada, Escola de Tempo Integral e Agentes da Educação começaram a ser desenvolvidos em 2008 e tiveram grande repercussão na comunidade escolar, junto às famílias e contribuíram sensivelmente na melhoria dos indicadores educacionais do município, segundo pesquisa realizada pela Coordenadoria de Planejamento e Monitoramento Educacional da Secretaria da Educação. Estes fatores, aliados à oferta de oportunidades de inserção qualificada no mercado de trabalho para os nossos jovens, sensibilizaram e motivaram o Prefeito Agenor Neto e a Secretária Benildes Uchôa a envidarem esforços para ampliar o foco de atuação destes projetos neste ano letivo. Com apoio e orientação técnica especializada, os monitores que atuarão nos projetos realizarão atividades de reforço escolar e atividades sócio-culturais as quais contribuirão para a melhoria da amprendizagem. Neste primeiro momento, os monitores atuarão nos projetos Escola de Tempo Integral e Jornada Ampliada. Veja abaixo a relação das escolas contempladas:
E.E.F. Carlota Távora – E.E.F. Nossa Senhora do Perpétuo Socorro E.E.F. Padre Januário Campo E.E.F. Professora Alba Araújo E.E.F. Colégio Adahil Barreto E.E.F. Judite Cavalcante Silva CAIC – Francisco das Graças Alves Berto E.E.F. Marta Maria Sobreira E.E.F. José Cardoso de Araújo E.E.F.Amélia Figueiredo de Lavor E.E.F. Bevenuto Alves E.E.F. Luís Vieira da Mota E.E.F. Antonio Cirilo de Oliveira E.E.F. São Sebastião E.E.F. Dr. Carlos de Gouvêa

Formação da Escola Ativa em Quixelô

Aconteceu neste 27 de Maio de 2009,às o8:00 horas, no laboratório de informática da Escola Jose Maia Filho, sede do Município, um encontro de formação de Professores do Programa Escola Ativa que oferta subsidio aos docentes que atuam em salas multisseriadas.Desenvolvido nas escolas rurais como uma estratégia metodológica, voltada para as classes multisseriadas, que combina uma série de elementos diferenciados para diminuir a repetência e a evasão escolar, o Programa Escola Ativa faz o primeiro encontro de qualificação deste ano.
As Coordenadoras do Programa no Município, Maria Soares e Luiza Vieira, realizaram uma retomada da metodologia do Programa visando replanejar as atividades que serão desenvolvidas nos Próximos meses.Ainda foi entregue aos Professores UM kit com o Material estruturado do Programa, a fim de subsidiar a ação docente na rotina diária com as turmas.No município três(03) escolas trabalham com a metodologia, visto que são unidades que possuem na sua totalidade classes constituidas de mais de uma série(multisseriadas), e atendem a oitenta e cinco(85) alunos.Presente ao Encontro a Secretária de Educação de Quixelô,Fabiana Martins, ressaltou aos educadores a importância do Programa em adequar a realidade rural aos conteúdos metodologicos contemplados no Programa bem como combater a repetência e evasão escolar.

Quixelô participa no Dia do desafio

Dia do desafio em Quixelô
Aconteceu nesta quarta- feira 27/05/09 as 6.00hs da manhã no centro cultural Juvino Batista de Lucena,o Dia do desafio, onde contou com a participação de populares da cidade e idosos do grupo da terceira idade.
A primeira dama de Quixelo Francisca Josefa da Silva coordenou todo evento, acompanhada de médicos e enfermeiros e o Sub Secretário de Cultura Ailton Fernanades da Silva fazendo exercicos em todas secretarias com funcionarios e outros pessoas.
Visitaram tabem a delegacia de policia de Quixelo onde foi tabem desenvolvida a prática de exercícios. O dia do desafio de Quixelo teve a parceria do SESC, secretaria de cultura e prefeitura municipal.
Fonte: Lela

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |