quinta-feira, 16 de abril de 2009

Açudes no Ceará já acumulam 78,19%

Dos 131 açudes monitorados pela Cogerh, 43 já sangraram e o volume acumulado é de 13.940 metros cúbicos de água, o que representa hoje 78,19% das 11 Bacias que compõem o Estado do Ceará. O açude Malcozinhado, no município de Cascavel e o açude Ema, no município de Iracema foram os dois últimos que sangraram.
Vinte reservatórios já estão com a sua capacidade acima de 80% e 10 acima de 90%. Os três açudes que estão mais próximos da sangria são: Valério, no município de Altaneira, Aracoiaba e açude Quixeramobim.

Justiça Eleitoral do Ceará suspende propagandas partidárias do PSB e PR

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) acatou liminar pedida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE/CE) e determinou a suspensão imediata da repetição das propagandas do Partido da República (PR) e do Partido Socialista Brasileiro (PSB).Na terça-feira, 14 de abril, a Procuradoria Regional Eleitoral entrou com duas representações identificando irregularidades nas propagandas partidárias veiculadas nas emissoras locais de televisão.
Nas referidas propagandas partidárias, foi observado o desrespeito ao princípio da impessoalidade, com violação dos dispositivos da Lei nº 9.096/1995. "Flagrante e inequívoca promoção pessoal tanto em relação ao filiado do PR e possível pré-candidato à eleição Lúcio Alcântara, ex-governador do Ceará, como também foi observada em relação ao filiado do PSB e potencial pré-candidato à reeleição Cid Gomes, atual governador do Ceará", explica o procurador regional eleitoral Alessander Sales.
No pedido ao TRE-CE, a Procuradoria Regional Eleitoral requer que o PR e o PSB sejam obrigados a se absterem de divulgar promoção pessoal de qualquer filiado ou qualquer outra matéria que não esteja abrangida pelo interesse institucional dos partidos em questão, no rádio e na televisão, em propaganda partidária programada para os dias 17, 20, 22, 24 e 27 de abril.

Previsão indica chuva no Ceará até sábado

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) prevê chuva em 18 estados e no Distrito Federal até sábado (18). De acordo com o Cptec, as áreas de instabilidade mantêm a condição chuvosa nos estados de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Espírito Santo, de Goiás, do Amapá, de Rondônia, Roraima, do Acre, do Tocantins, Amazonas, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, da Paraíba, de Pernambuco e da Bahia.
Para as regiões Sudeste e Centro-Oeste, a Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec) alerta para a possibilidade da chuva acompanhada por descargas elétricas e rajadas de ventos de até 50 quilômetros por hora. Na última semana, diversos municípios das regiões Norte e Nordeste decretaram estado de emergência em decorrência dos fortes temporais. De acordo com o governo do Amazonas, cerca de 34 mil pessoas foram afetadas por inundações provocadas pela cheia do Rio Negro. Em contrapartida, a Região Sul vem sofrendo com a seca. Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, até o momento, 45 municípios decretaram estado de emergência por causa da falta de chuva.
Agência Brasil

Vereadores de Iguatu irão investigar o caso do Seguro Safra de Iguatu

Uma comissão formada por vereadores irá ralizar uma investigação sobre o caso do Seguro Safra de Iguatu, conheça os vereadores representantes da comissão: Aderilo Filho, Jarim, João Inacio, Mário Rodrigues e Nelho Bezerra. E na manhã desta sexta-feira, 17/04, irá acontecer um protesto formado pelos agricultores da cidade que irá percorrer as principais vias do nosso município, finalizando o protesto em frente ao posto da EMATERCE de Iguatu.

Açude arromba em Tauá após fortes chuvas

As fortes chuvas que caem na Região dos Inhamuns provocaram, nesta quarta-feira, o arrombamento de um açude na comunidade de Olho D'agua, em Tauá. O correspondente do Jornal Alerta Geral, em Tauá, Alverne Lacerda, dá detalhes sobre o inverno que cai na Região dos Inhamuns. Clique ícone para ouvir a participação de Alverne Lacerda.
Fonte: Ceará Agora.com

Requerimentos da sessão desta quinta-feira na CMI

Requerimentos apresentados na sessão desta quinta-feira, 16 de abril: Vereador Ronald Bezerra: Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura a capinação das ruas do Bairro Santo Antônio. Solicita ao Secretário de Saúde a passagem do carro fumacê em todas as ruas do Bairro Santo Antônio. Parabenizou o Major Amaral pela Ronda do Quarteirão. Parabenizou o DEMUTRAN pela melhoria da sinalização horizontal no cruzamento das ruas 13 de maio com a Santos Dumont. Envia ofício de pesar ao advogado Mário Leal pelo falecimento do seu genitor Caubi Leal. Vereador Mário Rodrigues: Parabenizou a Fundação Edvane Matias pelo trabalho realizado em função de pessoas carentes e pela formação da 1ª turma de informática da entidade. Solicita ao secretário de obras a recuperação da estrada da Barra, pois na mesma existem várias partes danificadas. Solicita ao secretário de obras a limpeza da Travessa Itapuara ( Bairro Alto do Jucá). Solicita ao secretário de obras a recuperação na Rua Coronel José Jucá na descida do Alto do Jucá em direção a Penha, pois a mesma se encontra totalmente esburacada, podendo causar sérios acidentes. Solicita ao secretário de obras a recuperação do calçamento da Rua João Maia (Bairro Alto do Jucá), pois o mesmo se encontra totalmente danificado. Envia ofício de pesar ao advogado Mário Leal pelo falecimento do seu genitor Caubi Leal. Vereador Aderilo Filho: Solicita ao presidente da Assembléia Legislativa agendar uma data para a realização de audiência pública em Iguatu, para discutir o uso de “agrotóxico” na região. Vereador Ednaldo Lavor: Apresentou um ofício de pesar aos familiares do senhor Demir Amorim pelo falecimento do seu genitor. Solicita ao Secretário de Trânsito e Cidadania, atender as reivindicações de liberação do estacionamento de uma imobiliária e da COELCE (Centro), no centro de Iguatu. Vereador João Lázaro: Parabeniza o senhor Marruá pelo IV Marruá Folia que aconteceu no último dia 11/04 no Sítio Penha. Solicita ao DER o roço e o tapa buraco nas estradas do percurso onde o futuro Bispo de Iguatu que irá passar no dia 18 de abril. Solicita o DER a recuperação ( tapa buraco) do Triângulo da Chapadinha na CE 282 e CE 60, na Rua do Cruzeiro. Vereador Jarim: Solicita à empresa Solidez a retirada de lixo na Rua Beira Rio. Solicita ao Secretário de Infra-Estrutura a capinação de todas as ruas dos bairros Vila Neuma e Vila Moura. Apresentou um ofício de pesar a srª Sônia Porfírio – agente de saúde, pelo falecimento prematuro do seu filho.

Escutem a sessão da Câmara de Iguatu na internet

Já teve início a sessão da Câmara Municipal de Iguatu na tarde desta quinta-feira, para quem quiser acompanhar online a sessão basta acessar a Rádio Câmara de Iguatu através do site http://www.camaradeiguatu.ce.gov.br/.

VÍDEO: enchente em Icó

Já está na rede mundial de computadores imagens da enchente que está acontecendo em Icó, confiram as imagens logo abaixo:

Faltam 98 centímetros para o sangramento do Açude de Orós

Esta é a informação repassada pelo radialista Tércio Júnior na Rádio Liberdade AM de Iguatu na manhã desta quinta-feira, em entrevista a amigos radialistas de Orós que informaram sobre o rápido aumento do volume de água do açude após as fortes chuvas na região.
A expectativa do DNOCS de Orós é de que em duas semanas o açude venha sangrar. Atualmente a capacidade do açude está em 90,11%, sendo que na quarta-feira em poucas horas o mesmo subiu 12 centímetros deixando assim a marca atual de 98 centímetros para ultrapassar o paredão.

Iguatu possui 420 pessoas desalojadas devido às fortes chuvas

De acordo com boletim da Defesa Civil do Estado, 18 municípios cearenses estão em alerta devido às fortes chuvas que atingiram o Ceará nos últimos dias. Já são mais de 14 mil pessoas afetadas, 1.552 desalojados, 191 desabrigados, 244 residências danificadas e 46 destruídas. Os municípios em alerta são: Acarau, Cascavel, Caridade, Fortaleza, Granja, Icó, Iguatu, Itaiçaba, Itapajé, Maranguape, Nova Russas, Paramoti, Pentecoste, Quixelô, Redenção, São Luiz do Curu, Uruburetama e Ubajara.
Itapajé é, até agora, o município mais afetado e decretou situação de emergência. Os números apontam 105 desabrigados, 72 residências danificadas, oito destruídas e 2.480 pessoas afetadas pelas chuvas. Icó também está em situação grave com 400 pessoas desalojadas, 35 desabrigados e 1.600 pessoas afetadas.
Iguatu e Uruburetama também estão com grande número de desalojadas, 420 e 675, respectivamente. Já Fortaleza teve 15 pessoas desabrigadas, todas na Rosalinda, e 30 casas destruídas. Segundo dados da Funceme, das 7h da manhã de quarta-feira até as 7h da manhã desta quinta, choveu em 116 municípios do Ceará. A maior chuva ocorreu em Quixeramobim com 65.5 mm, seguido por Nova Russas 63 mm. Em Fortaleza choveu 12.2 mm.

Chove em 93 municípios cearenses

Das 7h de quarta até às 9h20min desta quinta-feira, choveu em 93 municípios no Ceará, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos . A maior incidência de pluviosidade aconteceu em Quixeramobim, na Região Central, com 65.5 milímetros. Em seguida vem Nova Russas, na Ibiapaba, com 63 milímetros registrados. Em Jaguaretama, na Região Jaguaribana, choveu 51.2 milímetros.

Técnico da Defesa Civil de Fortaleza estará em Iguatu

Na manhã desta quinta-feira um técnico da Defesa Civil do Ceará estará em Iguatu observando os estragos causados pelas fortes chuvas no Distrito de Alencar e região, o mesmo já se encontra no Cedro onde aconteceu a quebra de várias paredes de açudes. O Comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Major Júnior, afirmou para a nossa reportagem que a visita será importante para definir ações de prevenções em Iguatu e região.

Disparos de arma de fogo no Sítio Barreiras dos Pinheiros

No dia de ontem, 15/04/09, por volta das 21:30 horas, a Polícia Militar recebeu a informação da população de que havia pessoas efetuando disparos de arma de fogo.
A Polícia Militar, na VTR 2282, composta pelos policias - 1º SGT PM – JUSSIÊ - CB PM – MILITÃO - SD PM – FRANCINILDO , compareceram ao sítio Barreiras dos Pinheiros, a 03 km de distância da sede do município de Iguatu-Ce onde houve disparos de arma de fogo. A pessoa de ENÉIAS ROSA DE MATOS, 40 anos, casado, comerciante, natural de Iguatu-CE, informou que juntamente com seu filho encontravam-se sentados no quintal de sua residência quando foi surpreendido com 02 disparos em sua direção, sendo que um dos disparos atingiu a geladeira. O policiamento ao chegar no local diligênciou no sentido de identificar, localizar e prender o infrator. Segundo informações os disparos saíram de dentro do matagal.

Bicicleta é furtada no estacionamneto da UVC/Iguatu

No dia de ontem, 15/04/09, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar recebeu a informação de um furto . A Polícia Militar, na VTR 2282, composta pelos policias - 1º SGT PM – JUSSIÊ , CB PM – MILITÃO - SD PM – FRANCINILDO , compareceram a rua Guilherme de Oliveira, centro de Iguatu-CE, no estacionamento da faculdade UVC, onde foi vítima de furto a pessoa de ANDERSON ALEXANDRE SILVEIRA, 21 anos, casado, estudante, natural de Iguatu-CE, o mesmo informou que estacionou a sua bicicleta Monark, Barra Circular, ano 2009 e quando voltou não mais a encontrou. O policiamento ao tomar conhecimento do fato, colheu informações e em seguida saíu em diligências no intuito de localizar, identificar e prender o infrator.

Comissão de Defesa Civil Municipal é acionada em Iguatu

Secretariado municipal e representante da Defesa Civil acionam comissão
Aconteceu na noite desta quarta-feira uma reunião na Prefeitura Municipal de Iguatu que teve a participação de secretários municipais e o comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu, Major Junior. Este encontro teve o objetivo de acionar a Comissão de Defesa Civil Municipal. “ Vejo com bons olhos esta atitude da Prefeitura Municipal de Iguatu, que demonstra estar alerta aos problemas que poderão ou não acontecer aqui neste período invernoso” afirmou o Major Júnior. Para o Secretário Executivo Municipal, Demir Amorim o trabalho de sucesso do passado será repetido neste ano, “ em 2008 com uma ação rápida do nosso prefeito Agenor Neto, conseguimos nos antecipar aos problemas que aconteceram em áreas de risco, agora em 2009 estaremos repetindo as mesmas ações, vamos nos antecipar e estar preparados para os eventuais problemas climáticos que venham acontecer” disse. O Secretário de Transporte e Cidadania, Coronel Hilton, destacou que será através de um planejamento e organização que a Comissão de Defesa Civil Municipal irá obter sucesso, “ sou militar e sei que só através de um planejamento e conseqüentemente através de um amplo debate que chegaremos a obter sucesso nestas ações de prevenção, todas as secretarias estão envolvidas e unidas com os órgãos de segurança da cidade vejo que o caminho é este” afirmou. Uma nova reunião irá acontecer na tarde de hoje e várias ações preventivas serão definidas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |