quarta-feira, 5 de novembro de 2008

AL comemora nesta quinta 25 anos de Academia de Letras dos Municípios do Ceará

A Assembléia Legislativa promove nesta quinta-feira (06/11), às 19 horas, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para comemorar os 25 anos da Academia de Letras dos Municípios (Almece). A homenagem foi proposta pelo vice-líder do PDT, deputado Heitor Férrer.
O parlamentar destaca que, nestes 25 anos, a Academia contabiliza inúmeros eventos, antologias, coletâneas e livros publicados. Heitor ressalta também o apoio da Almece em iniciativas sócio-culturais em Fortaleza e em outros municípios cearenses, “sob o comando firme e espontâneo do presidente Lima Freitas, que tem sido reeleito várias vezes para o cargo em razão do respeito que granjeou dos seus confrades e confreiras”.A Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará foi criada em 1983, na Casa de Juvenal Galeno, na condição de afiliada da Academia de Letras Municipais do Brasil.
“Tinha como timoneira a escritora Cândida Maria Santiago Galeno, a Nenzinha Galeno, neta do grande poeta autor das Canções Populares”, salienta Heitor Férrer. O pedetista acrescenta que, com o falecimento de Nenzinha, a Almece passou por um período de estagnação até o ano de 1996, quando Lima Freitas assumiu os trabalhos e “deu impulso extraordinário aos trabalhos acadêmicos, mercê de sua dedicação aos movimentos literários e, sobretudo, do dinamismo e do espírito de liderança que lhe são próprios”, afirmou Heitor.
RW/AT
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Socialcomunicacao@al.ce.gov.br

VÍDEO: passeio ciclístico em homenagem ao aniversário do Colégio Ruy Barbosa

Histórico do Centro Educacional Cencista Ruy Barbosa

Um passeio ciclístico aconteceu na manhã desta quarta-feira, 05/11
Em junho de 1959, por iniciativa do Dr. Manoel Carlos de Gouvêa e Dr. Hugo de Gouvêa Soares Pereira, foi instalado em Iguatu um setor da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos - CNEG (atualmente CNEC) com a finalidade de criar uma escola que atendesse a população carente da zona urbana e rural. Após a instalação do setor, foi fundado a 05 de novembro do mesmo ano, o Ginásio Ruy Barbosa, hoje Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa, pelo então Dr. Manoel Carlos de Gouvêa e uma plêiade de Educadores como: Monsenhor Antônio Alves, Ivolina Alves Bezerra, Maria Alves Bezerra, Helena Cavalcante, Maria Cely Guedes Holanda e Amélia Figueiredo de Lavor. O funcionamento da Escola foi concedido pela Inspetoria Seccional do Ensino e a 15 de fevereiro de 1960 foi iniciado o ano letivo funcionando com uma turma de 5ª Série e tendo como diretor o Professor Edson Luiz Cavalcante de Gouvêa e Secretária a Professora Ivolina Alves Bezerra Indicados pelo Setor Local de Iguatu e pelo Administrador Estadual da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade, sediada em Fortaleza. A Escola iniciou seu funcionamento no prédio do Grupo Escolar Dr. Manoel Carlos de Gouvêa onde passou vários anos, mudando depois para a Escola Pacífico Guedes. Foram muitas lutas empreendidas em prol da construção de uma sede própria por toda a equipe que compunha o quadro docente e administrativo do Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa. Valeu a pena os esforços de todos esses educadores, pois viram concretizadas as suas aspirações, quando em 15 de fevereiro 1982 mudavam-se para as novas instalações da sede própria, construída às custas de incansáveis lutas e numerosos sacrifícios. O Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa de Iguatu tem, indiscutivelmente, colaborado com o processo educacional do Município e cidades circunvizinhas e com o desenvolvimento da cultura iguatuense, tendo em vista o grande número de alunos que por ali passaram, e que hoje são excelentes profissionais nas mais diversas áreas de atuação dentro e fora do município. Atualmente o Centro Educacional Cenecista Ruy Barbosa oferece os seguintes Cursos: Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e atende a comunidade através do Projeto de Ação Social-PAS. Parabéns Família Cenecista!

Outubro foi o mês de festa e incentivo à leitura para as crianças de Iguatu

A Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu desenvolve o Projeto Iguatu, uma cidade de leitores. Dentre as ações deste projeto, a Contação de Histórias Infantis ocupa lugar de destaque. Utilizando livros, dinâmicas e músicas infantis, a contadora de histórias busca - durante as duas horas da atividade - despertar o imaginário infantil através de histórias como “O Macaquinho”, de Ronald Simões com adaptação de Bia Bedran, e promover o acesso aos livros das histórias narradas e outros, utilizando a Caixa Estante. A título de empréstimo, os professores podem pegar os livros que as crianças se interessarem.
Esta ação é de caráter permanente e é desenvolvida em comunidades, escolas, empresas privadas, ongs e instituições desde 2006. Em outubro deste ano foram intensificadas devido ao mês da criança. Em parceria com a Secretaria da Educação realizamos uma vasta programação envolvendo 1.600 crianças, nas escolas e na sede da bilbioteca. O objetivo foi despertar nas crianças o interesse e o gosto pela leitura além de promover o acesso gratuito às obras direcionadas a este público.

(Por Francisco Alves)

Fotos da solenidade dos projetos Juventude Cidadã e Primeiro Passo

Zenir e Mônica Mathias falam sobre jovens dos projetos Primeiro Passo e Juventude Cidadã em Iguatu

ZENIREMONICAMATIASFALAMSOBREPROJETOPRIMEIROPASSO .mp3 - www.iguatu.net

ÁUDIO: Secretária Fátima Catunda fala sobre parcerias entre os governos Municipal e Estadual em Iguatu

FATIMACATUNDA.mp3 - www.iguatu.net

Jovens de Iguatu entram para o mercado de trabalho

Primeiro Passo e Juventude Cidadã
E na noite desta terça-feira, 04/11, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas, aconteceu a formatura de jovens que participaram dos projetos Juventude Cidadã e Primeiro Passo, estiveram presentes a Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fátima Catunda, o Prefeito de Iguatu, Agenor Neto, as coordenadoras Ana Cruz e Simone Veras, além do empresário Zenir e representando o Grupo TUBFORM, Mônica Mathias, além de secretárias municipais e representantes do Corpo de Bombeiros e de entidades do nosso município.
“ O Município de Iguatu, está de parabéns, a união entre o governo estadual e municipal é realizada de uma forma fantástica e que tem como resultado um ótimo trabalho com os jovens deste município” disse a secretária Fátima Catunda, para o Prefeito Agenor Neto, as parcerias são fundamentais para o sucesso destes projetos, “ a união do poder público com o privado resulta em ações importantes na preparação dos nossos jovens, temos este pensamento de que com a união, daremos oportunidades e a preparação da nossa juventude para enfrentar os desafios do mercado de trabalho”declarou.
Todos os jovens irão estagiar em empresas de Iguatu, o empresário Zenir falou da iniciativa em dar uma oportunidade de trabalho para os jovens, “ participamos deste projeto porque é uma forma de se ter uma boa mão de obra e realizar um trabalho social na busca de uma melhor qualidade de vida para a juventude de Iguatu” declarou.
A empresária Mônica Mathias, representando o Grupo TUBFORM, aconselhou a todos os empresários que invistam nos jovens que passam pelos projetos Juventude Cidadã e Primeiro Passo, “ nosso grupo possui o maior prazer em receber estes jovens que saem destes cursos com uma mão de obra qualificada e aconselhamos a outros empresários que participem e dêem uma oportunidade para esta nova geração de jovens que possuem uma capacitação especial para o mercado de trabalho” disse. A Secretária Fátima Catunda afirmou para nossa reportagem que outros projetos de inclusão dos nossos jovens no mercado de trabalho irão acontecer no próximo ano.

Governo do Ceará recolhe motos do Ronda do Quarteirão

132 motos do programa Ronda do Quarteirão foram recolhidas à garagem. São 122 motos mais 10 reservas que foram retiradas do policiamento das ruas, de bairros de Fortaleza, Caucaia e Maracanaú. Segundo a polícia, por causa de um problema mecânico. O "enguiço", que coloca em dúvida o investimento do Governo do Estado, ainda não foi explicado. Também não foi esclarecido se as motos voltariam a acompanhar os carros do Ronda do Quarteirão.
O programa, principal promessa de campanha do governador Cid Ferreira Gomes, completa um ano este mês. A sensação de segurança nas ruas e avenidas de Fortaleza e Região Metropolitana aumentou. Segundo pesquisa encomendada pelo Governo do Estado, o Ronda do Quarteirão tem 83% de aprovação. Essa mesma população tem agora uma dúvida: onde estão as motos que acompanhavam os carros do Ronda? Há mais de um mês os policiais-pilotos vão dentro do carro.
O Ronda do Quarteirão é parte de um conjunto de investimentos na segurança e na Justiça do Ceará no valor total de quase R$ 287.683. Segundo o Governo do Estado, as motos foram recolhidas para dois pátios da Polícia Militar, pois não estavam dando o resultado esperado. A partir do final desta semana devem voltar às ruas, mas em patrulhamento separado dos carros do Ronda.
Fonte: Fortalnet

Jovens são presos por utilizar maconha em Lavras da Mangabeira

Nesta terça-feira, 04/11, por volta das 16:00 horas, a Polícia Militar compareceu à rua Petronilho Antonio dos Santos, bairro quatro bocas, na cidade de Lavras da Mangabeira/CE, e prendeu, por infração do Art. 33 da Lei nº11343/06(tráfico de drogas), a pessoa de FERNANDES CARDOSO DE OLIVEIRA, solteiro, sem profissão, 18 anos, natural de Lavras da Mangabeira/CE, e apreendeu um menor de idade 17 anos, natural de Lavras da Mangabeira/CE, os quais estavam escondendo no interior da residência do suspeito uma pequena quantidade de substância entorpecente, denominada maconha, bem como sementes, que possivelmente sejam da mesma substância mencionada. O policiamento chegou até o local mencionado mediante denúncias de populares.
Informo ainda que, na chegada do policiamento ao local, o FERNANDES negou que possuía qualquer substância entorpecente em sua casa, e não permitiu que o policiamento entrasse em sua residência, que só foi possível mediante autorização judicial, onde foi encontrada no interior da mesma a droga mencionada, os quais foram conduzidos à Delegacia Regional de Polícia Civil de Icó/CE, onde foi lavrado o flagrante contra o infrator, e um Ato Infracional contra o mencionado menor. Relato que o infrator supracitado já possui antecentes criminais, por infração ao mesmo crime referido. A Polícia Militar compareceu ao local, prendeu o intrator e apreendeu o menor, os quais foram conduzidos à DRPCI para a lavratura do devido procedimento.

Arrombamento seguido de furto em Cariús

no dia 04/11/08, por volta das 12:30 horas, a Polícia Militar compareceu ao sítio Umarizeira (distante 25 km da sede), zona rural de Cariús/CE, onde foi vítima de um arrombamento seguido de furto a pessoa de ANTONIO PINTO BANDEIRA, casado, agricultor, 71 anos, natural de Cariús/CE, o qual teve sua residência arrombada por dois(02) elementos não identificados, que chegaram em uma motoneta Biz, cor vermelha, placa não anotada, os quais furtaram do interior da referida uma TV 14", da marca PHILLIPS, com controle remoto, um aparelho de DVD, da marca PHILCO, um aparelho celular, uma colcha de cama(utilizada para enrolar a mercadoria) e um controle remoto de receptor de parabólica. Logo após a prática do delito, os infratores fugiram, tomando rumo desconhecido.
A Polícia Militar compareceu ao local, colheu as informações possíveis e efetuou diligências, no sentido de identificar, localizar e prender os suspeitos do delito, mas, até o presente momento, não foi obtido êxito na operação.

Assalto a mão armada em Jucás

Nesta terça-feira,04/11, por volta das 10:30 horas, a Polícia Militar compareceu à rua Antonio Pereira, s/n, Alto da Paz, na cidade de Jucás, por ocasião de assalto a mão armada, ocorrida na residência da pessoa de MARIA RODRIGUES GOMES, casada, vendedora, 33 anos, natural de Jucás/CE, a qual estava no interior de sua residência, juntamente com seu pai e seu filho, quando dois(02) elementos chegaram em uma motocicleta Honda Bros, cor branca, segundo a vítima, um deles alto magro, outro moreno baixo, um armado com um revólver e outro com uma faca, adentraram na residência, renderam a vítima e seus mencionados parentes, e roubaram da referida um aparelho de DVD, um video game, duas redes, vários DVD´s e uma motoneta Honda/ Biz 125 ES, ano/mod. 2008, cor vermelha, de placa HYX 1726, de propriedade da referida; logo após a prática do delito os infratores fugiram, tomando rumo desconhecido. Informo ainda que a vítma é esposa do CB PM EVERALDO. A Polícia Militar, logo após tomar conhecimento do fato, de imediato compareceu ao local, colheu as informações possíveis e iniciou diligências, no sentido de identificar, localizar e prender os infratores do fato, bem como acionaram o policiamento das cidades vizinhas, mas, até o presente momento, não foi obtido êxito na operação policial.

Menor de 13 anos é preso por furto em Catarina

No dia 04/11/08, por volta das 10:30 horas, a Polícia Militar copareceu a rua Antonio Leitão, 588, centro de Catarina-CE, onde foi vítima de furto a pessoa de FRANCISCO VALDENIR DUARTE, 48 anos, casado, comerciante, natural de Catarina-CE, do mesmo foi furtado duas peles de animais, furto este práticado por um menor de 13 anos, sem profissão, natural de Catarina-CE. A Polícia Militar compareceu ao local, aprendeu o menor infrator e em seguida o conduziu a delegacia local onde foi adotadas as medidas cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |