terça-feira, 16 de junho de 2009

Merendeiras da rede municipal de ensino de Iguatu realizam exames

Merendeiras escolares realizam exames
Por Francisco Alves
A alimentação adequada é direito fundamental do ser humano, inerente à dignidade da pessoa humana e indispensável à realização dos direitos consagrados na Constituição Federal, devendo o poder público adotar as políticas e ações que se façam necessárias para promover e garantir a segurança alimentar e nutricional da população. Preocupado com a qualidade da alimentação que é servida nas escolas da rede pública municipal, o Prefeito Agenor Gomes de Araújo Neto e a Secretaria de Educação Benildes Uchoa tomaram a decisão de realizar exames parasitológicos de fezes para todas as merendeiras que compõem o quadro funcional das escolas. Esta ação teve inicio hoje, 16/06, no Hospital Regional de Iguatu, onde 10 merendeiras realizaram o exame acompanhadas das responsáveis pelo setor de distribuição de merenda do município Antônia Auriluce, Coordenadora do Núcleo da Merenda, e as Nutricionista Milleny Carlos e Paula Rejane. “Esta ação vai até o dia 10 de julho de 2009, onde 150 merendeiras (zona rural e urbana) irão realizar esse exame” informou a coordenadora Sra. Auriluce. A nutricionista Paula Rejane afirmou que “a segurança alimentar vem adquirindo mundialmente uma importân­cia crescente. As doenças transmitidas por alimentos (DTAS) têm impactos na saúde pública e socioeconômica. Pessoas envolvidas na pro­dução de alimentos podem ser portadoras de enteroparasitos e vir a contaminar os alimentos, provocando surtos de origem alimentar”.

Requerimentos apresentados na sessão de 16 de junho

Vereador João Lázaro Solicitou ao Secretário de Infraestrutura a passagem da PATROL na Rua 04, bairro Altiplano. Solicitou a TELEMAR um telefone público para a Rua 4 – Bairro Altiplano Apresentou uma nota de repúdio ao locutor Val Lima e Rádio Jornal Centro-Sul, pelas agressões feitas em seu programa ao Prefeito Agenor Neto, seus filhos, sua mãe e seu pai o Dep. José Ilo, como também ao Deputado Estadual Osmar Baquit. Solicitou ao Secretário de Infraestrutura a colocação de luminárias para os postes do Sítio Tanque. Vereador Ronald Bezerra Solicitou ao Secretário de Saúde e Prefeito Municipal a reforma do posto de saúde do Sítio Serrote;
Solicitou ao Secretário de Infraestrutura a retirada de entulhos de podas das árvores da Rua Maria Celso e Rua Cel. José Adolfo.
Apresentou um ofício de pesar ao senhor Cícero Rumão pelo falecimento de seu pai;
Solicitou ao Secretário de Infraestrutura o roço das Ruas do Bairro Alto do Jucá, principalmente das ruas Maria Celso, 27 de Novembro ( próximo a subestação). Vereador Aderilo Filho Parabenizou o senhor Evanilson Saraiva pela recondução ao cargo de presidente da Associação do Sítio Barrocas (ALENCAR) Vereador João Inácio Solicitou ao DER o roço da estrada Iguatu/Suassurana Vereador Mário Rodrigues Solicitou ao prefeito municipal e comissão de defesa do município a relação nominal de casas e estradas que foram encaminhadas à Comissão Estadual de Defesa Civil, bem como de todos os orçamentos.

Escutem a sessão da Câmara de Iguatu na internet

Já estamos transmitindo mais uma sessão na Câmara Municipal de Iguatu, onde os representantes do povo irão debater sobre os problemas da cidade. E os internautas que quiserem acompanhar toda movimentação, basta acessar o site www.camaradeiguatu.ce.gov.br e escutar a sessão através da Rádio Câmara de Iguatu.Também adicionem o MSN da Câmara Municipal de Iguatu, camaradeiguatu@hotmail.com .

Osmar Baquit denuncia ameaças contra família do prefeito de Iguatu

O deputado Osmar Baquit (PSDB) denunciou na sessão desta terça-feira (16/06) da Assembléia Legislativa a atitude de incitação à violência que está sendo adotada por uma emissora de rádio de Iguatu, por meio de um dos seus radialistas, que chega até mesmo a fazer ameaças veladas, em seu programa, à vida dos três filhos e aos pais do prefeito Agenor Neto. Como uma reação a isso, a população de Iguatu organizou a Caminhada pela Paz, que acontecerá naquela cidade no próximo sábado. “Eu não sou nem votado em Iguatu, mas estarei lá apoiando a população e o seu desejo de paz e harmonia, bem como ao prefeito Agenor Neto e sua família”, disse ele. Baquit informou ainda que vai entrar com uma ação na Justiça Comum pedindo direito de resposta, uma vez que teve seu nome citado com zombarias e calúnias pelo radialista. Ele espera que a Justiça atenda seu pedido para que exerça seu direito de resposta indo diretamente ao estúdio da referida rádio para uma entrevista. Segundo o deputado, a verdadeira campanha que está sendo feita pelo radialista contra o prefeito de Iguatu e o seu pai, deputado José Ilo Dantas, já passa dos limites, chegando ao ponto de conter ameaças veladas à vida deles e de seus filhos. O parlamentar disse que isso vem partindo dos concessionários da emissora como uma forma de fazer oposição. Ele garante, porém, que esse não é o comportamento da oposição no município. “Essa é uma oposição raivosa e não representa a totalidade das forças de oposição do Iguatu que deve, numa democracia, existir para criticar, fiscalizar, mas não para ameaçar e promover a violência”, disse ele. Osmar Baquit citou literalmente algumas das afirmações do radialista que configuram ameaças como, por exemplo: “Se eu tivesse 10 mil reais resolvia esse problema com o Prefeito. Iria para uma cidadezinha de Pernambuco e resolvia o meu problema”. E também: “Olhe, cuidado! Você tem três garotos e sua mãe e seu pai ainda estão vivos”. Para Baquit, essas afirmações são claramente uma ameaça a vida das pessoas citadas pelo radialista. Por isso, o deputado tucano pediu que a Câmara Municipal de Iguatu faça uma moção de repúdio a esses atos e que seja aprovada por unanimidade, para estar de acordo com o desejo de paz das populações locais. O deputado disse que também vai elaborar um requerimento idêntico e apresentar na Assembléia Legislativa. Por fim, Osmar fez questão de destacar que a administração de Agenor Neto está sendo um marco na história de Iguatu, onde o povo já não reclama de obras básicas como calçamento e saneamento. “O povo agora, notadamente os jovens, já se preocupam em saber que oportunidades de emprego terão quando terminarem seus estudos. Isso demonstra o nível cultural que se eleva quando um povo tem suas necessidades básicas atendidas”, concluiu. LU/AF Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social comunicacao@al.ce.gov.br

I Parada Gay em Iguatu será no dia 1 de julho

Está confirmada a data da primeira para gay de Iguatu, dia 1 de julho, o representante da Associação de Homossexuais de Iguatu, Jorge da Silva, confirmou esta informação para o Iguatu.Net, “ estamos preparando um grande evento para o dia 1 de julho, teremos um dia para fazer o nosso movimento e trabalhar na conscientização do povo” disse. A expectativa da organização é que no dia mais de três mil pessoas estejam participando do evento.” Serão simpatizantes vindos do Cariri, da região Metropolitana e da nossa região” afirmou. A concentração terá início às 16hs nas proximidades do CSU e sairá pelas ruas de Iguatu até a Praça da Bandeira. A animação durante o percurso será do Trio Zueira com a banda Koquitel Elétrico. Disputa: AHI X GGI Questionamos o representante da AHI, sobre uma disputa na terra da telha sobre a questão da primeira parada gay e o Jorge da Silva afirmou que ” não existe uma disputa e sim um pensamento diferente sobre quem seria a entidade responsável pelo evento, a GGI, Grupo Gay de Iguatu, afirma que a parada tem que ser organizada por eles, mas nós é quem tomamos a iniciativa. Mas não queremos confusão e sim a força deles para nos ajudar “ finalizou.

Mulher é atropelada em Jucás

Na manhã desta terça-feira, foi atropelada na CE284, a senhora Maria Lúcia da Silva, 54. A mesma caminhava pela CE quando foi atingida por um veículo preto, o motorista não parou para prestar socorro. A vítima foi levada para o hospital de Jucás, teve várias escoriações pelo corpo e sofreu uma forte pancada na cabeça. Sendo levada em seguida para o Hospital de Barbalha.

Corpo de Tauá dá entrada no IML/Iguatu

Deu entrada no IML/Iguatu na manhã de hoje o corpo de uma criança vinda de Tauá. A guia de entrada afirma que a mesma pode ter morrido por afogamento. A vítima residia no Sítio Boa Vista. Destaque para a informação de funcionários do IML/Iguatu que repassaram para a nossa reportagem sobre a falta de médico no IML/Quixeramobim e por isso todos os atendimentos naquela região serão trazidos para o IML da Terra da Telha.

ÁUDIO: Major Júnior fala sobre reunião com vendedores de fogos em Iguatu

Corpo de Bombeiros fará reunião com vendedores de fogos

Corpo de Bombeiros quer a organização

Barraqueiros que vendem artefatos juninos em estarão reunidos no Quartel do Corpo de Bombeiros nesta quarta-feira, 17/06. O objetivo da reunião será para orientá-los sobre a Lei 10.973 de 1984 que fala sobre a licença que os barraqueiros devem ter para vender os artefatos juninos. O Major Júnior em entrevista ao site Iguatu.Net, afirmou que os barraqueiros precisam ter o conhecimento sobre os riscos da venda destes produtos. O militar também estacou que a população deve comprar bombinhas, traques, fogos e outros artefatos somente em locais credenciados e que tenham a licença do corpo de bombeiros. Nesse período junino a incidência de acidentes com queimaduras é bem maior. Para os barraqueiros que desrespeitarem as regras o corpo de bombeiros irá apreender todo o material e enviará para o exército que é o órgão que armazena esse tipo de artefato evitando assim que aconteçam acidentes.

Foto: Jefferson Mourato

Prisão por porte de maconha no Bairro Santo Antônio

No dia de ontem, 15/06/09, por volta das 23:30 horas, a Polícia Militar quando realizava rondas pela periferia da cidade, efetuou uma prisão por porte de maconha.
A Polícia Militar através da VTR-2282 - FTA, composta pelos policiais SD PM ALÍPIO, SD PM DUARTE e SD PM ANANIAS, ao realizar saturações na periferia, precisamente na rua Alzira Bandeira, s/nº, bairro Santo Antonio, Iguatu-CE, efetuou a prisão de JOÃO ROSA DA SILVA, 47 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de iguatu-CE, o qual ao ser abordado foi encontrado com ele um papelote de maconha. O mesmo foi preso e conduzido para a DRPC de Iguatu/CE. Vale salientar que o infrator é ex-presidiário.

Furtou a Loja Esplanada de Iguatu e foi preso

No dia de ontem, 15/06/09, por volta das 14:00 horas, a PM efetuava rondas no centro da cidade de Iguatu, quando deparou-se com vários populares perseguindo um indivíduo que teria furtado 09 peças de toalha da Loja Esplanada, carregando-as dentro de uma sacola plástica, na rua Floriano Peixoto, no centro.
A composição policial militar, formada pelos policiais militares 1º Sgt PM CÉSAR e composta pelos policiais CB PM ELRELY, SD PM MENDONÇA e o SD PM ADAILTON, iniciaram a perseguição ao infrator ANTONIO JANILSON IDELFONSO DE OLIVEIRA, 29 anos, amasiado, natural de Iguatu-CE e residente na rua das Acácias, 30, no João Paulo II, o qual foi preso em seguida. O delinquente já responde ao Artigo 155 do CPB e com ele a PM recuperou os produtos do furto e o conduziu à Delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

Funcionária do Banco Popular é assaltada em Iguatu

No dia de ontem, 15 de Junho de 2009, por volta das 17:50 horas, a PM foi informada acerca de um roubo ocorrido na rua Deocleciano Bezerra, à altura do número 667, onde teve como vítima uma funcionária do Banco Popular, situado neste endereço.
Logo após tomar conhecimento do fato, de imediato a VTR 2282, comandada pelo 1º Sgt PM CÉSAR e composta pelos policiais CB PM ELRELY, SD PM MENDONÇA e o SD PM ADAILTON, compareceu ao local e esteve com a vítima, Sandra Ferreira Lima Costa, 34 anos, casada, natural de Iguatu-CE, agente arrecadador e residente na rua 06, COHAB I, nº 69. A vítima informou que saíra do Banco Popular, em direção ao Banco do Brasil, levando no interior de sua bolsa um malote contendo uma quantia não informada por ela. Ainda de acordo com ela, sua bolsa, que continha documentos e cartões particulares e o referido malote, foi tomada, sendo que a vítima não soube informar quantos eram os infratores, se estavam armados e se estavam a pé ou em algum veículo. Saliente-se que o valor não foi informado e que a vítima encontrava-se extremamente nervosa. Os policiais, mesmo sem dispor de muitas informações, saiu em diligência no intuito de chegar aos autores do delito.

Comércio é assaltado em Mombaça

No dia ontem,15/06/09, por volta das 10:35 horas, a PM foi informada por uma ligação anônima, de que na rua Jaime Benevides, nº 442, no centro de Mombaça/CE, ocorreu um roubo a mão armada.
De forma imediata, a Polícia Militar, através da VTR-2332, comandada pelo CB PM ERIVAN, compareceu no local e identificou a vítima como sendo GERISMAR BANDEIRA DE LIMA, 25 anos, solteiro, comerciante, natural de Mombaça/CE. O mesmo informou, que dois homens pararam em frente ao seu comércio, no endereço em tela, ambos de capacete, onde um desceu da garupa de uma motocicleta Honda de cor prata, e de arma em punho, anunciou o roubo, levando 03 video game Play Statyon 02 e fugindo com o motoqueiro que o esperava em rumo ignorado, e assim, diante destas informações, os policiais realizaram diligências no intuito de identificar, localizar e efetuar a prisão dos infratores.

Atropelamento em Acopiara

No dia de ontem, 15 de Junho do corrente ano, por volta das 21:15 horas, na CE-060, a Polícia Militar foi informada acerca de um acidente de trânsito.
Imediatamente a VTR- 2172 compareceu ao local, sob o Comando do SGT PM PARENTE e constatou um atropelamento que teve como vítima um morador de rua conhecido apenas por “Amaral”, o mesmo sofreu uma pancada forte na cabeça e ferimento na perna, sendo socorrido para o hospital local, onde encontra-se em observação. Na hora do acidente, o mesmo se encontrava no meio da CE 060, proximidades da Vila Moreira, quando foi colhido por uma motocicleta Honda Titan 150 de placa HYC 8095, conduzida pelo o senhor Francisco de Assis Oliveira Costa, 25 anos, residente na rua Chagas Bezerra,157, Várzea Alegre-CE. O condutor da moto sofreu escoriações nos braços e na perna esquerda e o mesmo seguia sentido Quixeramobim a Várzea Alegre. Vale salientar que o condutor não evadiu-se do local, e sim, socorreu a vítima e comunicou o fato para polícia.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |