segunda-feira, 15 de junho de 2009

Presidente Lula também entra na era dos Blogs

Antes de assumir a Presidência da República, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que não tinha muita intimidade com as novas tecnologias. O tempo passou, Lula está há quase sete anos no poder e acabou por aderir de vez ao mundo high tech. A partir de julho, ele poderá mandar mensagens pela internet, gravar vídeos no YouTube e até participar de chats. Todas essas ferramentas estarão disponíveis no blog do Planalto, nome provisório do site da Presidência, cujo pré-lançamento está marcado para a quinta-feira 24 em Porto Alegre, durante o Fórum Internacional do Software Livre. O objetivo do governo ao criar o novo canal institucional é aproximar ainda mais Lula da população e ampliar a comunicação institucional. A linguagem utilizada no novo site será a mais simples e direta possível, recorrendo a mensagens curtas, vídeos e até infográficos. Atualmente, no site do Planalto, apenas o áudio dos discursos de Lula é disponibilizado. "A internet é o extravasamento da liberalidade do ser humano", definiu o presidente, em recente conversa com representantes de portais. A decisão de criar o blog de Lula foi inspirada na bem-sucedida ideia do presidente dos EUA, Barack Obama, de utilizar as chamadas redes sociais da internet para impulsionar sua campanha e ampliar o contato com o eleitorado. Um estudo encomendado pela Secretaria de Comunicação da Presidência revelou que existe uma fatia considerável da população que não se informa pelos meios tradicionais de comunicação. Esse é um dos públicos que o governo também pretende alcançar, dentro da política de fazer com que as notícias institucionais cheguem ao maior número possível de brasileiros. "O blog é um instrumento a mais, mas não eliminará as entrevistas de improviso que o presidente dá no dia a dia", ressalta um assessor de Lula.

Treze motoristas foram multados pela Lei Seca neste final de semana

A fiscalização do Detran com base na Lei Seca multou 333 motoristas no último final de semana (de 11 a 14 de junho), por estarem alcoolizados. Com isso, subiu para 8.001 o número de condutores multados somente desde junho de 2008. Dos 1.468 condutores multados no ano passado, 567 tiveram a suspensão da sua CNH por 12 meses. Para isso, o Detran já iniciou o envio, pelos Correios, da notificação da suspensão da sua CNH. O superintendente do Detran, João Pupo, explicou que a demora na notificação se justifica pela forma como o processo manual como estava sendo realizado as multas do ano passado, com base na lei seca, e pelos prazos legais. A partir de julho próximo, os condutores multados em janeiro de 2009 passarão a receber a notificação da suspensão da CNH durante 12 meses. Em agosto, será a vez dos multados em fevereiro de 2009. Assim, no espaço médio de seis meses, tempo para que os condutores podem apresentar recursos, o Detran ficará notificando os que foram flagrados com álcool no sangue. As multas ocorreram nas seguintes localidades: Fortaleza (122 motoristas), Juazeiro do Norte (60), Barbalha (26), Caucaia (25), Aquiraz (12), Iguatu (13), Maranguape (11), Itapipoca (7), Bela Cruz (7), Quixeramobim (6), Sobral (6), Icó (5), Tauá (5), Catunda (5), Quixadá (4), Maracanaú (4), São Gonçalo do Amarante (4), Tianguá (3), Canindé (3), Itarema (2), Ubajara (1), Orós (1) e Aracoiaba (1).

ÁUDIO: Prefeito de Várzea Alegre fala sobre frente municipalista do Centro-Sul

Os municípios da região sul do Ceará, depois de ampla articulação e de uma série de reuniões, fundaram em assembléia realizada na cidade Barbalha, a Frente Municipalista do Sul do Ceará. Um dos principais articuladores para a formação da entidade, o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder, foi eleito presidente. O vice-presidente é o prefeito da cidade de Farias Brito, Vandevelder Freitas.A Frente Municipalista do Sul do Ceará, sem fins lucrativos, centrará suas atividades no fortalecimento dos municípios membros, buscando recursos e melhorias, que contribuam para o crescimento da região. O prefeito Zé Hélder destacou a importância da união dos municípios. “Não podemos atuar de forma isolada”, disse. “Unidos temos mais força e é assim que buscaremos o desenvolvimento da região”. As reuniões serão realizadas mensalmente nos municípios que integram a entidade. A idéia dos fundadores é fortalecer o municipalismo. “Os municípios precisam estar mobilizados, discutirem questões comuns e formarem pactos”, observa o presidente da Frente, Zé Hélder. “A partir da união teremos mais condições de enfrentar as dificuldades administrativas”, observou o prefeito de Farias Brito e vice-presidente da entidade, Vandevelder Freitas. Escute a entrevista com o prefeito de Várzea Alegre, Zé Hélder:

Domingo registra 31 prisões no Interior do Ceará

Desde o último domingo (14) até o começo da manhã desta segunda-feira (15), foram efetuadas 31 prisões no Ceará pela Polícia, com a apreensão de duas armas de fogo, segundo informou o Comando de Policiamento do Interior. Em Tejussuoca (159km de Fortaleza), Francisco Edimar Pereira das Chagas, de 45 anos, foi morto com uma facada na cabeça. Populares encontraram o corpo do agricultor. A polícia local ainda não tem informações sobre suspeitos ou motivos do crime. Por volta das 21h50min do último domingo, um rapaz de 18 anos foi morto com uma facada no peito durante festejos no Centro Cultural Araripe, no Crato (504 km da Capital). A polícia prendeu dois homens acusados do crime. Epitácio Ferreira de Paula, de 57 anos, foi alvejado com três disparos no momento em que retornava à casa em Massapê (272 km de Fortaleza), no bairro Alto Alegre. O crime aconteceu por volta das 20h, atribuído a uma dívida financeira. A polícia já tem um suspeito. Rodovias
Segundo dados da Polícia Rodoviária Federal, ao todo quatro acidentes nas Brs que cruzam o Ceará foram registrados no último domingo, felizmente apenas com danos materiais. Uma pessoa foi presa no km 0 da BR 116 (em Fortaleza), autuada pela Lei Seca. O homem, de 46 anos, estava dirigindo um fusca e foi detido após um teste de bafômetro.
Jangadeiro Online

Prefeitura de Iguatu firma parceria pela educação

O Assistente Técnico da Secretaria da Educação, Professor Francisco Alves, esteve em Fortaleza no período de 08 a 10 deste mês para participar do I Encontro Presencial de tutores do Programa Nacional de Formação Continuada à Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola. O Programa é fruto de uma parceria entre a Prefeitura Municipal e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, via termo de adesão. Visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiadas pelo FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. A cada mês é ofertado um curso temático como Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, Programa Dinheiro Direto na Escola, etc., e é voltado os profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e sociedade civil organizada. Nestes cursos os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações. O papel do referido Professor, é ser um dos tutores municipais. Cabe a ele realizar estas formações em nível municipal, independentes se os agentes fazem parte das escolas da rede municipal ou não. Durante os meses de junho e julho acontece o curso de formação de tutores. Os cursos abertos à comunidade acontecem a partir de agosto. “A partir de agosto toda a comunidade escolar e sociedade serão informados de todos os detalhes de participação tais como os cursos ofertados, carga horária e temas que serão estudados. Serão realizadas pré-inscrições com ampla divulgação na mídia local e todos poderão participar”, afirmou Francisco Alves. Quer saber mais sobre o programa? Acesse: http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp?arquivo=formacao_pela_escola.html

PM prende fugitivo da cadeia de Iguatu

No dia de ontem, 14/06/09, por volta das 13:30 horas, a Pólicia Militar através de informações de populares, foi informada que havia um foragido da Cadeia Pública local na rua Edmilson Correia Braga, 49, bairro Jardim Oasis, Iguatu-CE.
De imediato a VTR-2282, da equipe do FTA, composta pelos policiais SD PM BANDEIRA, SD PM CHARLES e SD PM ROBERTO, compareceu no local citado e efetuou a prisão de ANDERSON EUGÊNIO TEODORO, vulgo "PAULISTA", 22 anos, natural de Santa Cruz das Palmeiras/SP, que responde por furto e havia empreendido fuga no dia 10/06/09. Vale salientar que o referido infrator estava na residência de nº 49, na rua citada acima e ao avistar a viatura, correu para o muro, escondeu-se dentro de uma "fossa", sendo localizado e preso. Em seguida foi conduzido à DP local, o qual foi entregue a autoridade competente.

Furtaram bicicletas e foram presos em Icó

No dia de ontem, 14 de Junho de 2009, por volta das 06:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de um furto de bicicleta ocorrido no sítio Pioizinho, distante 03 km de Icó/CE.
De imediato, o SUB TEN PM FLÁVIO, comandante da VTR-2382, que estava composta pelos policiais 1º SGT PM DANIEL, CB PM IVAN e SD PM CLODOALDO, compareceu e efetuou a prisão de um dos autores do furto, Tatiano Ferreira da Silva, 20 anos, solteiro, desocupado, natutral de Icó e residente em Icó. O outro autor, que conseguiu fugir é Ruberlânio Bezerra de Sousa, 20 anos, solteiro, desocupado, natural de Icó. Os mesmos furtaram duas bicicletas, uma Monarck e outra Sundown, sendo que esta última não foi recuparada. O dono e vítima, Francisco Delfino de Martins, 39 anos, casado, agricultor, natural de Icó e residente na rua B, na casa 29, no conjunto Uberlândia, em Icó, percebeu o furto e acionou a PM, que de imediato efetuou diligências e efetuou a prisão de um dos infratores, que foi conduzido à delegacia local para a adoção das medidas cabíveis.

Roubaram o comércio e acabaram presos no Cedro

Neste domingo, 14/06/09, por volta das 10:30 horas, tomamos conhecimento através do Sr. MATEUS ALCÂNTARA DE MATOS, 48 anos, casado, comerciante, natural de Cedro-CE, informando que o seu comércio localizado na Rua Joaquim de Alcântara, 03, Jardim Afonso Celso, tinha sido arrombado.
A Polícia Militar através da VTR-2302, composta pelos policiais, CB PM DIONIZIO, SD PM PRIMO, SD PM WEUDES, compareceu ao local e através de informações conseguiram prender por volta das 11:00 horas, JOSÉ ALDELAN LUCIANO BARBOSA, vulgo “Pelado", 33 anos, casado, pedreiro, natural de Cedro-CE, residente na Rua Sinhá de Alcântara, 374, Divisão, Cedro-CE e PAULO ROBERTO GONÇALVES, vulgo “Paulinho”, 19 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Fortaleza-CE, residente na Rua Travessa Nilton Monte Negro, 36, Jardim Afonso Celso, Cedro-CE, os quais resolveram confessar a autoria do delito. Adiantaram ainda, que procuraram negociar os produtos furtados, porém sem lograr êxito. Os seguintes produtos foram recuperados, 08 quilos e 800 gramas de queijo, 02 quilos e 400 gramas de mortadela, 03 maços de cigarro, 20 carteiras, 02 shampoo de cabelo, 02 desodorantes, 06 cremes dental, 02 latas de carne, 02 latas de leite em pó, 01 lata de mucilon, 02 latas de creme de leite, 02 pacote de café em pó, 11 unidade vazia de cervejas-garrafas, 02 unidades de refrigerante de 02 litros. Os infratores foram conduzidos à DP de Icó, os quais foram autuados em flagrante por furto.

Hospital de Iguatu inova com apresentações culturais

Por Wandemberg Belém
Muitas vezes viajar cerca de 30, 50km ou até mais para buscar um melhor atendimento na saúde é o que fazem diariamente dezenas de pessoas que vêm a Iguatu e procuram o Hospital São Camilo.
Com oobjetivo de oferecer uma melhor receptividade a seus pacientes, desde o mês de maio vem sendo desenvolvido naquela unidade de saúde um projeto bastante interessante e inovador, quando o público presente na recepção é agraciado com apresentações artístico-culturais com esquetes teatrais e também musical.
A ideia surgiu da direção daunidade e vem surtindo um efeito muito positivo. Como pode ser comprovado pelos próprios pacientes. Antônio de Moura, paciente do São Camilo, disse ter ficado com uma ótima impressão do hospital. “Ficou bem mais agradável. Aqui já é um local bonito e com essa apresentação musical o ambiente se torna bem melhor. Essa foi a primeira vez que vi isso”, disse o paciente que reside em Tarrafas - Ce.
Quem também aprovou a ideia foi Maria Zilmar de Lima, residente no Sítio Várzea da Conceição, em Cedro. Ela ressaltou que também ainda não tinha visto as apresentações. “Estou achando muito bom. Está mais agradável”. O senhor João Alves Maia, morador do sítio Cunhã Poti, afirmou que “é muito bonito, e uma atração a mais além do ambiente que já é agradável. Às vezes a gente pensa que não está nem num hospital”,disse.
Para Vilfrido Leite Ribeiro, a direção do hospital está deparabéns. “Nunca tinha visto isso, nem em capital. Eu aprovo porque tem deixado o hospital bem melhor do que já está. Isso é coisa de primeiro mundo”, declarou.
O relações públicas do Hospital São Camilo, Alfredo Lafayete Teixeira, reforça o que tem sido dito pelo pacientes e pessoas que têm visto e ouvido as apresentações. “Esse projeto, assim como o próprio hospital que é inovador e ousado, busca ofertar um melhor clima na recepção para os pacientes, trazendo mais distração para estas pessoas. O projeto foi iniciado com esquetes teatrais e também com músicas instrumentais sempre voltados para o estilo erudito. As peças têm sempre um tom bem humorado. Já foi apresentado um solo de violoncelo e um dueto também com esse instrumento. Estamos preparando outras atrações que virão. O objetivo é esse: proporcionar uma melhor forma de receber as pessoas que muitas vezes vêm de longe.”, disse Alfredo.

ÁUDIO:Câmara de Iguatu aprova nova licença maternidade de 180 dias no município

Por unanimidade foi aprovado o Projeto de Emenda Constitucional 01 enviado pelo Poder Executivo que altera o Inciso 8º do artigo 84 da Lei Orgânica do Município de Iguatu, que passa a ter a seguinte redação: “aumento de quatro para seis meses o período em que as mulheres terão mais tempo para cuidar de seu filho recém nascido”. A alteração diz que “é ofertada a licença à gestante sem prejuízo do emprego ou do salário com duração de 180 dias”. Assim como votaram também o projeto de Lei 028 que altera o artigo 90 da Lei 104, regularizando os 180 dias para as gestantes. Em discussão o vereador Aderilo Filho ressaltou a importância desse projeto parabenizando a iniciativa do prefeito em ajustar a Lei do Município à nova legislação Federal. “Esse projeto é importante porque valoriza as gestantes. O município está aderindo a uma legislação nova, moderna, que vem beneficiar principalmente a mulher trabalhadora, que sabemos como é difícil estar gestante e depois bem antes ter que retornar ao trabalho. Esse projeto tem um grande alcance social”. O vereador Mário Rodrigues também se pronunciou solicitando que fosse encaminhado voto de elogio à senadora Patrícia Sabóya pela iniciativa desse projeto. “Parabenizo pela iniciativa do projeto a senadora Patrícia Sabóya, grande idealizadora desse projeto no Senado Federal, que elevou esse beneficio de quatro meses para seis a todas as gestantes do país. Hoje estamos homologando uma Lei Federal que é direito de todas as servidoras”, disse.

Escute a entrevista com o vereador Aderilo Filho falanso sobre o projeto:

UNESCO destaca programa Agente da Educação de Iguatu

Equipe da Secretaria da Educação que viaja para Brasília
Iguatu é destaque para todo o País na área da interação entre a escola e família, quem afirma isto é a UNESCO - Organização das Nações Unidas para a educação, a ciência e a cultura. Um documento foi enviado para a Secretaria de Educação de Iguatu, onde confirma a participação do nosso município com o programa AGENTE DA EDUCAÇÃO. A fim de identificar as iniciativas que já estão ocorrendo no Brasil foi feita uma chamada via internet para que Secretarias Municipais de Educação (SMEs) e escolas para que relatassem suas boas experiências de parceria escola-família. Além de uma breve explicação sobre o propósito deste projeto, foi apresentado uma ficha para coleta de informações nos sítios da UNESCO e da UNDIME, entre 28 de outubro a 28 de novembro de 2008. O programa AGENTE DA EDUCAÇÃO que pertence à Iguatu, foi um dos escolhidos entre os mais de cinco mil municípios, no Ceará apenas Iguatu e Itaiçaba foram escolhidos. A UNESCO destaca a seguinte informação sobre o programa em seu documento: O projeto “Agente da Educação” se inspirou nos Agentes de Saúde do Programa Saúde da Família. No caso, monitores (formandos em pedagogia e alunos do ensino médio) são capacitados para visitar famílias para dar reforço escolar, fazer controle de freqüência e conhecer a situação familiar dos alunos. O projeto também visa fortalecer os organismos colegiados com base na gestão participativa e democrática da escola. Resultados Projeto com pouco tempo de execução, mas que já impactou na diminuição da evasão escolar Legislação específica para assegurar a existência dos agentes de educação. O estudo é uma iniciativa da UNESCO e do MEC e tem como objetivo oferecer aos gestores educacionais e escolares informações qualificadas para o desenvolvimento de políticas e projetos de interação escola-família como estratégia de aprendizagem. “ Quando recebemos o comunicado da UNESCO ficamos felizes em poder levar este programa o AGENTE DA EDUCAÇÃO, para todo o País, isto é o resultado de uma política séria, de responsabilidade que é executada pelo prefeito Agenor Neto. E que coloca Iguatu em destaque no cenário educacional do Brasil” disse a Secretária Benildes Uchoa. Nesta semana uma equipe da Secretaria da Educação de Iguatu estará viajando para Brasília, onde participarão de um encontro com os representantes da UNESCO e debaterão sobre o programa AGENTE DA EDUCAÇÃO, conheçam a equipe:
Maria Benildes Uchôa de Araújo Raimunda Chaves Clementino Francisca Chaves de Oliveira Maria Geane dos Santos Viana Geovânia David de Souza Menezes
Escute a entrevista com a Secretária Benildes Uchôa:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |