segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Hospitais Agenor Araújo e Regional serão reformados e ampliados

Nesta sexta-feira,13/02, o Secretário de Saúde Joab Soares participou de um encontro com arquitetos em Fortaleza, onde foi está sendo preparado um novo projeto arquitetônico para os hospitais Agenor Araújo e Regional, “ estamos preparando algo que não será apenas a reforma e ampliação dos hospitais, mas a reforma de um pensamento da saúde, vamos preparar uma maquete eletrônica além de física e apresentar se possível na comemoração dos 100 dias de governo de Agenor Neto” disse o arquiteto Luis Roberto. Para o Secretário Joab Soares esta reforma e ampliação dos hospitais Agenor Araújo e HRI, serão importantes para o projeto de maximização na qualidade no atendimento ao iguatuense, “ são hospitais que precisam de uma reforma e ampliação, e graças ao trabalho do nosso prefeito ao lado do Deputado Aníbal Gomes, que em Brasília estão conseguindo os recursos necessários para estas melhorias que serão refletidas no dia a dia do atendimento da nossa população” afirmou.

PETECA: Projeto de combate ao trabalho infantil em Iguatu

E Iguatu está entre os cinqüenta e um municípios do Ceará que estão participando da implantação do projeto PETECA, programa de educação contra a exploração do trabalho infantil que é uma parceria entre Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Universidade do Ceará, União Nacional dos Dirigentes Municipais Educacionais e a Prefeitura Municipal de Iguatu. Nesta semana entre os dias 11 a 13 de fevereiro, aconteceu no auditório da Secretaria e Ação Social, a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos escolares para atuarem como agentes, na conscientização da importância da garantia do direito das crianças e adolescentes com vista à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Participaram da capacitação representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e PETI. Durante três meses em 10 escolas mais de dois mil alunos da 6ª a 9ª série estarão participando de aulas especiais além de palestras com professores que foram capacitados para o projeto PETECA, “ este é um projeto que possui uma característica importante que é fazer com que as nossas crianças e as famílias possuam o entendimento de que o trabalho infantil é um crime e que deve ser erradicado” destaca a secretária Benildes Uchoa.
A coordenadora pedagógica municipal, Luciene Lima falou sobre a capacitação dos professores, “ estamos preparando os nossos educadores, eles é que serão um elo entre os alunos e as famílias nas escolas para que conscientizem sobre este assunto que infelizmente ainda persiste em nossa região, mas um dos pontos fundamentais neste processo são os veículos de comunicação, eles devem abrir os espaços necessários para que possamos conscientizar nossa sociedade para o combate ao trabalho infantil e pelo que vejo o Jornal A Praça já está fazendo a sua parte” afirmou. A secretária de ação social, Célia Freitas, falou da participação da sua secretaria no projeto, “ o PETECA vem fortalecer as ações que nós já desenvolvemos com as crianças e com as famílias, além de ajudar na conscientização da sociedade em um assunto como este, temos o projeto de inaugurar mais dez PETIs em locais onde não aconteceu este projeto, fazendo assim o máximo de esforço para acabar de vez com este mal que atinge nosso município e que faz parte do cenário brasileiro” disse.
No final dos três meses cada escola estará apresentando os projetos de ações realizados durante o período do PETECA e a melhor ação será indicada para o Ministério Regional do Trabalho- 7ª região e concorrerá a prêmios. Para mais informações sobre o projeto PETECA, ligue 88162872.

Encapuzados roubam moto em Iguatu

No dia de ontem, 15/02/09, por volta das 12:20 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de um roubo de veículo, praticado contra a pessoa de THIAGO WENDEL VIEIRA DE BRITO, 18 anos, solteiro, natural de Iguatu/CE, estudante, residente na Rua Principal, Bairro Altiplano, nesta cidade de Iguatu/CE, o mesmo encontrava-se às margens do rio Jaguaribe, com seu veículo, uma motocicleta Honda/ Titan 150, cor preta, ano 2004, não sabendo informar a placa, apenas que pertence à cidade de Cariús/CE, quando foi abordado por dois indivíduos encapuzados, armados de revólver e vestindo camisetas brancas. Os infratores tomaram-lhe o veículo e seguiram na direção do sítio Gameleira.

Prisão por porte ilegal de arma branca em Iguatu

No dia de ontem, 15/02/09, por volta das 13:15 horas, a Polícia Militar, após denúncia, via ligação telefônica(190), compareceu à Rua Silvio Amaro, no bairro Jardim Oásis, nesta cidade de Iguatu/CE, e prendeu a pessoa de PAULO CÉSAR BEZERRA DA SILVA, 52 anos, casado, funcionário público, natural de Iguatu/CE, o qual estava na referida localidade armado de uma faca, tipo peixeira. Vale salientar que o infrator apresentava sintomas de haver ingerido bebidas alcoólicas. A Polícia Militar compareceu ao local e conduziu o infrator até a DRPC de Iguatu/CE, onde serão tomados os devidos procedimentos de praxe.

Apreensão de menor por roubo em Iguatu

Neste domingo, 15/02/09, por volta das 10:30 horas, na Rua Júlio Cavalcante, nesta cidade de Iguatu/CE, a Polícia Militar, mediante rondas ostensivas e preventivas, efetuou a apreensão de um menor de 14 anos, o qual havia praticado um roubo contra as pessoas de FABIANA FERREIRA DOS SANTOS, 26 anos, solteira, natural de Iguatu/CE, residente na Rua Júlio Cavalcante, Iguatu/CE e MIKAELLE MOANNA RODRIGUES ARAÚJO, 19 anos, solteira, estudante, natural de Iguatu/CE, residente na Rua 26 de Julho, nesta cidade de Iguatu/CE. O mencionado menor infrator havia, na data de ontem, por volta das 00:05, abordando as vítimas e, com a menção de estar armado, subtraiu das referidas dois(02) aparelhos celulares, da marca NOKIA, o qual foi reconhecido pelas vítimas logo após ser apreendido pela Polícia Militar. A Polícia Militar compareceu ao local, apreendeu o menor infrator e o conduziu, juntamente com as vítimas, para a DRPCI, a fim de serem tomados os devidos procedimentos legais para o fato.

PLANTÃO SAÚDE: Iguatu nas últimas 24 horas.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |