segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

PETECA: Projeto de combate ao trabalho infantil em Iguatu

E Iguatu está entre os cinqüenta e um municípios do Ceará que estão participando da implantação do projeto PETECA, programa de educação contra a exploração do trabalho infantil que é uma parceria entre Procuradoria Regional do Trabalho da 7ª Região, Universidade do Ceará, União Nacional dos Dirigentes Municipais Educacionais e a Prefeitura Municipal de Iguatu. Nesta semana entre os dias 11 a 13 de fevereiro, aconteceu no auditório da Secretaria e Ação Social, a capacitação de professores e coordenadores pedagógicos escolares para atuarem como agentes, na conscientização da importância da garantia do direito das crianças e adolescentes com vista à erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Participaram da capacitação representantes do CMDCA, Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e PETI. Durante três meses em 10 escolas mais de dois mil alunos da 6ª a 9ª série estarão participando de aulas especiais além de palestras com professores que foram capacitados para o projeto PETECA, “ este é um projeto que possui uma característica importante que é fazer com que as nossas crianças e as famílias possuam o entendimento de que o trabalho infantil é um crime e que deve ser erradicado” destaca a secretária Benildes Uchoa.
A coordenadora pedagógica municipal, Luciene Lima falou sobre a capacitação dos professores, “ estamos preparando os nossos educadores, eles é que serão um elo entre os alunos e as famílias nas escolas para que conscientizem sobre este assunto que infelizmente ainda persiste em nossa região, mas um dos pontos fundamentais neste processo são os veículos de comunicação, eles devem abrir os espaços necessários para que possamos conscientizar nossa sociedade para o combate ao trabalho infantil e pelo que vejo o Jornal A Praça já está fazendo a sua parte” afirmou. A secretária de ação social, Célia Freitas, falou da participação da sua secretaria no projeto, “ o PETECA vem fortalecer as ações que nós já desenvolvemos com as crianças e com as famílias, além de ajudar na conscientização da sociedade em um assunto como este, temos o projeto de inaugurar mais dez PETIs em locais onde não aconteceu este projeto, fazendo assim o máximo de esforço para acabar de vez com este mal que atinge nosso município e que faz parte do cenário brasileiro” disse.
No final dos três meses cada escola estará apresentando os projetos de ações realizados durante o período do PETECA e a melhor ação será indicada para o Ministério Regional do Trabalho- 7ª região e concorrerá a prêmios. Para mais informações sobre o projeto PETECA, ligue 88162872.

2 comentários:

  1. Parabens, estarei dando a mior força para o referido projeto de certo em sao luis do curu.
    Sou assistente social e contribuirei para que der certo.
    Jose Danilo Braga da Cunha

    ResponderExcluir
  2. Eu participo e amo ♥

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |