quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Coordenador da Secretaria de Saúde do Ceará acaba com boatos sobre gripe suína em Iguatu

“Iguatu não possui casos de gripe suína” esta foi a frase do Coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretária de Saúde do Estado, Manoel Fonseca que em entrevista ao site Iguatu.Net na noite desta quinta-feira, 13/08. Após a emissão de um boletim da SESA nesta quarta-feira, 12/08, onde coloca Iguatu com dois casos em monitoramento, boatos começaram a ecoar nas ruas sobre a confirmação de casos da gripe H1N1 em nosso município.
Para acabar de vez com as dúvidas sobre este assunto fizemos o que o jornalismo responsável pede que é o questionamento aos responsáveis pelas ações de combate ao vírus H1N1 no Ceará, “ no dia de hoje emitimos o resultado negativo de um caso e estamos esperando até sexta-feira, 14/08, o resultado dos exames sobre um segundo caso que estamos monitorando, além disso, nada confirma que Iguatu possua casos de gripe suína no atual momento” afirmou o Manoel Fonseca. Dentro e instantes estaremos postando o áudio desta entrevista em nosso site e nesta sexta-feira, 14/08, será repercutida na Rádio Liberdade AM.

Gripe suína causa adiamento da Campanha de Vacinação contra Poliomielite

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite será realizada no dia 19 de setembro, quase um mês depois da data prevista inicialmente (22 de agosto). A mudança foi feita para evitar uma sobrecarga nos serviços de atenção básica, que atendem os pacientes com suspeita de influenza A (H1N1) – gripe suína.
De acordo com a coordenadora do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, Maria Arindelita Arruda, as crianças que precisam tomar a dose de rotina da vacina (aos dois, quatro e seis meses) devem procurar os postos de saúde na data indicada no cartão de vacinação.
Segundo ela, a mudança na data da campanha não comprometerá a saúde das crianças nem o efeito protetor da vacina aplicada na primeira etapa, realizada em 20 de junho.
A vacina contra a poliomielite é oferecida gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), durante todo o ano nos postos de saúde e durante as campanhas de vacinação de rotina. Os bebês devem receber a vacina aos dois, quatro e seis meses. Aos 15 meses, as crianças recebem o primeiro reforço. Mesmo assim, é importante que os menores de 5 anos de idade tomem anualmente as duas doses distribuídas na Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite. O Ministério recomenda, de forma sistemática, que crianças que estejam com febre ou alguma infecção procurem um médico antes da vacinação.
A previsão do Ministério da Saúde é que ocorra uma queda gradativa no número de casos da nova gripe, especialmente com o fim do inverno no país. Com a redução da demanda, a segunda etapa da vacinação infantil poderá ser realizada sem qualquer prejuízo, em setembro. Essa etapa tem a meta de atingir cerca de 14,7 milhões de crianças (95% das crianças menores de 5 anos). A primeira etapa atingiu 95,7% do público alvo. A campanha envolverá cerca de 115 mil postos de vacinação no país. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), não há circulação do vírus da poliomielite no Brasil e em toda a América Latina, mas o Brasil mantém fluxo migratório com países onde ainda ocorre a transmissão da doença.

Aumenta o número de casos da nova gripe em Quixadá

A gripe suína volta a deixar a população do Interior cearense em alerta. Nesta quinta-feira (13), mais um caso da doença foi confirmado no município de Quixadá, no Sertão Central. Ao todo. chega a 50 o número de casos confirmados da doença no Estado. De todos os casos, 46 pessoas ficaram doentes na Capital e os outros quatro casos foram em Quixadá. Em entrevista ao Jangadeiro Online, a secretária de saúde do município de Quixadá, Ana Valéria Nepomuceno, confirmou os números, informando que de 14 casos notificados, três foram confirmados por clínica epidemiológica (em que o paciente apresenta os sintomas da doença) e um por exame laboratorial. Redação Jangadeiro Online

Dr. Joab Soares na Sessão da Câmara Municipal em instantes

Dentro de instantes estará na Câmara Municipal de Iguatu o Secretário Municipal da Saúde Dr. Joab Soares de Lima falando aos vereadores acerca das ações de saúde do nosso município bem como esta a situação da Gripe Suína. Esplanará sobre as contas do Hospital Regional de Iguatu e da Secretaria de Saúde. Acesse o site da camara e escute o audio da sessao no seguinte endereço: www.camaradeiguatu.ce.gov.br.

Mais uma moto é furtada em Iguatu

Mais uma moto foi furtada no centro de Iguatu, desta vez o veículo foi uma Biz 100 Honda vermelha de placa HWL 2505. A vítima deixou a moto na Rua Eduardo Lavor por volta das 07hs30min. e ao retornar às 10hs30min. da manhã de hoje a mesma não mais encontrou o veículo no local. O Delegado Agenor Freitas de Queiroz e a sua equipe estão nas ruas realizando buscas na tentativa de encontrar o veículo.

Campus URCA/Iguatu reúne corpo decente em encontro pedagógico

Nesta quinta-feira, dia 13 de Agosto, o Campus Avançado de Iguatu reúne seu Corpo Docente para o IV Encontro Pedagógico da Unidade. O Professor José Ivo Ferreira, Presidente da Comissão Gestora salienta que além de reunir os Professores dos Cursos de Direito, Ciências Econômicas, Enfermagem e Educação Física para as atividades de avaliação e planejamento do Semestre 2009.2, o evento se propõe a envolvê-los na dinâmica acadêmica a que a URCA se propõe. Com a palestra da Professora Cláudia Feitosa, que concluiu recentemente o seu Mestrado em Padagogia em Évora - Portugal, a Comissão Gestora dará ênfase neste Encontro a impulsionar as atividades de pesquisa e extensão, como imprescindíveis ao fomento do papel primordial da Universidade. Na próxima segunda, dia 17 de Agosto, a Universidade Regional do Cariri - URCA, iniciará o Semestre Letivo 2009.2. Além dos 1140 alunos veteranos, a Comunidade acolherá os 160 calouros dos Cursos de Direito, Ciências Econômicas, Educação Física e Enfermagem. O Presidente do Campus, Professor José Ivo Ferreira, ministrará naquela data Aula Inaugural aos calouros dando abertura ao Seminário de Introdução à Universidade, evento que os insere na Vida Acadêmica.

ÁUDIO: Secretário Camilo Santana visita Iguatu e fala para os internautas

Secretário Camilo Santana ao lado de funcionários da EMATERCE/Iguatu
Na manhã desta quinta-feira, 12/08, Iguatu recebeu a visita do Secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, Camilo Santana, o mesmo esteve em reunião durante toda a manhã na sede da EMATERCE/Iguatu com os funcionários da entidade. A tônica da reunião foi sobre a auditoria que será realizada por técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento que estarão em Fortaleza entre os dias 24 e 28 de agosto para avaliar a estrutura veterinária do Estado e saber se é possível que o Ceará saia da classificação de Zona de Risco Desconhecido para a de Risco Médio. Durante a auditoria, os técnicos devem visitar unidades locais da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri) e algumas barreiras interestaduais, além de dar orientações para a melhoria do trabalho contra a doença. “"Estamos otimistas para que haja a mudança de classificação. Assim poderemos comercializar nosso gado com Estados vizinhos, como Maranhão, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e até com Estados livres de aftosa, como a Bahia, depois de ser feita uma quarentena. A mudança vai permitir que o rebanho cearense tenha um incremento no valor comercial e possa participar de feiras e exposições fora do Ceará. Mas a meta é que, em 2010, consigamos sair do Risco Médio para Livre com Vacinação", afirmou o Secretário Camilo Santana. Durante a entrevista para o site Iguatu.Net o Secretário Camilo Santana enviou sua mensagem para os agricultores que tiveram prejuízos durante o período invernoso em 2009, “ estamos cobrando e esperamos que o Ministério do Desenvolvimento até o final de setembro possa enviar o apoio financeiro para estes produtores, após observarem os laudos que estamos enviando” disse. Escute a entrevista completa com o Secretário Camilo Santana clicando aqui.

Nota ao Público - Prefeitura Municipal de Iguatu

A Prefeitura Municipal de Iguatu torna público da Superintendência Estadual do Meio Ambiente-Semace, a renovação da Licença de Instalação Nº 98/2009-COPAM-NUCAM, com validade até 06/08/2011 referente ao projeto de construção do Aterro Sanitário, em implantação em imóvel rural com uma área de 21,40 ha, no município de Iguatu-Ce. Foi determinado o cumprimento das exigências contidas nas normas e instruções de licenciamento da SEMACE.

Classificadas da 1ª Noite do Desfile da Rainha da V Semana do Estudante - 2009

Aconteceu na noite de ontem o desfile de treze candidatas ao título de Rainha da V Semana do Estudante e estas são as classificadas para a fase final que irá acontecer nesta sexta-feira: Márgila Santana de Souza - EEF Maria Selvita Bezerra (Vila Penha) Sara Rayanne B. Soares - Liceu de Iguatu (Bairro Brasília) Athaandra Martins da Silva - EEF Maria Pacífico Guedes - Centro Maria Vanessa Pereira - Escola Profissionalizante Amélia Figqueiredo de Lavor (Bairro Tabuleiro) Maria Larissa Bandeira Sobreira - Escola João Batista Campos (Bairro Veneza) Maria Iannara Batista da Silva - EEM Antonio Albuquerque (Cohab II)

Confusão em bar quase acaba em morte em Iguatu

Na madrugada de hoje,13/08, por volta das 01:10 horas, a Polícia Militar foi soliciatada através do 190, a comparecer na rua Alzira Bandeira, nº 198, no bairro Pedrinhas, em Iguatu/CE, precisamente no bar da "EDILEUZA", por ocasião de vias de fato entre três indivíduos, os quais, uns estavam armados com gargalo de garrafa A Polícia Militar, através da VTR - 2252, comandada pelo - CB PM 11156 - Veridiano ANANIAS da Silva, MF. nº 007.401-1-X, - CB PM 13265 – EDIVAN Ferreira da Silva, MF. nº 094.526-1-3 e o - CB PM 11932 - Francisco LOURISVAL da Silva, MF. nº 045.682-1-4, compareceram no local da ocorrência, e identificaram a vítima como sendo SUDERLÂNGIO AMANDO DA SILVA, 36 anos (dados colhidos no Hospital Regional de Iguatu/CE), o mesmo segundo laudo médico, teve sua região cervical comprometida, este, encontra-se ainda sob efeitos de medicamentos no referido hospital, logo, não corre risco de morte, e se tratando dos infratores, populares informaram que trata-se de "BUDA" e "CURUMIM", assim conhecidos, em relação ao motivo, até agora é desconhecido, no entanto, os policiais encontram-se diligenciando para localizar e efetuar a prisão dos infratores.

Lesão corporal a facão em Icó

No dia de ontem,12/08, por volta das 23:20, na Rua “C” 211 no Alto Joaninha Sobral, em Icó/CE, foi realizada uma ligação para o 190, informando que a pessoa de ANTONIO LAURENTINO DA SILVA, 46 anos, solteiro, pedreiro, natural de Icó, foi atingido no rosto, e quando tentava se defender foi atingido na mão esquerda e teve três dedos decepados, por um facão, cujo autor este informou ser conhecido por Fabiano e encontra-se foragido, quanto ao motivo, disse que foi em uma discussão banal. A VTR 2382 comandada pelo - SUB TEN PM - Luiz FLÁVIO Nojosa Costa, MF. nº 000.765-1-1, juntamente com os policiais - CB PM 9512 - Geraldo AZEVEDO Mota, MF. nº 037.599-1-1 e o - SD PM 19534 – Robson Campos de QUEIROZ, MF. nº 134.946-1-4, compareceu no local do fato, e diante das informações, efetuaram diligências, no sentido de localizar e efetuar a prisão do infrator. Vale ressaltar que a vítima encontra-se em observação no hospital regional de Icó/CE, mas não corre risco de morte.

Apreensão de menores e arma em Campos Sales

No dia ,11/08, por volta das 23h20, nas proximidades da ponte que dá acesso ao Bairro Guarani de Campos Sales-CE, por ocasião de uma ronda de rotina realizada pela Patrulha da viatura RP-2194, comandada pelo Sargento PM SANTIAGO, tendo como comandados o Soldado HIPERIDES e Soldado PM RAMIRO, após receber uma denúncia anônima dando conta que pessoas estariam danificando telefones públicos, os policiais ao abordar três menores: C. S. G, 17 anos de idade; A. L. L. S, 15 anos de idade e A. C. L, 16 anos de idade, apreenderam com o primeiro menor um revólver cal. 22 de marca Amadeo Rossi & Cia, nº 327624, cabo de madeira, capacidade para 7 tiros, municiado com 07 (sete) cartuchos intactos. Os policiais juntamente com a conselheira Rita de Cássia dos Santos, a qual acompanhou tudo, entregaram o segundo e o terceiro menor aos seus pais, e o menor infrator foi encaminhado com a arma apreendida para a Delegacia de Polícia Civil da área, a fim de serem adotadas as providências cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |