terça-feira, 27 de outubro de 2009

39 óbitos: Ceará em 12º no ranking por acidentes de trabalho

O Ministério Público do Trabalho (MPT) notificou, nesta terça-feira (27), construtoras cearenses para que sejam observados os procedimentos de segurança do trabalho em canteiros de obras como parte de uma ação nacional.



Segundo dados do Ministério da Previdência Social, foram registrados 8.421 acidentes de trabalho no Ceará, com 39 óbitos, o que inseriu o Estado em 12º lugar no ranking de 2007. Em 2006, o Ceará contabilizou 5.965 acidentes com 47 óbitos.


Hoje, as empresas contribuem com seguro de 1% a 3% sobre folha de pagamento para a Previdência, conforme o risco de acidente. A partir de 2010, o valor do seguro será maior se a empresa apresentar grande número de acidentes. Aquelas que investirem em saúde ou segurança para os empregados serão beneficiadas.

Fonte: Verdes Mares


Parabéns Dr. Mendonça


O Iguatu.Net faz uma homenagem ao Dr. Mendonça que chega ao seu centenário sendo homenageado por toda a sociedade iguatuense, logo mais às 18hs na Câmara Municipal de Iguatu os vereadores estarão realizando mais uma homenagem ao mestre Mendonça.
E para quem não conhece a história deste médico e político leiam logo abaixo um pouco da sua vasta biografia, estas informações foram repassadas pela sua filha Rita Mendonça.



José Mendonça Neto nasceu na cidade de Iguatu, Ceará, em 26 de outubro de 1909, sendo filho de Antônio Pinto de Mendonça e Amélia Cavalcante de Mendonça. Fez o curso de primário em sua terra natal com a professora Fany Mascarenhas e o secundário em Fortaleza, primeiro no Instituto São Luiz e depois no Liceu do Ceará. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, recebendo o diploma de médico em 19 de novembro de 1932. É clínico geral, ginecologista e anestesista. No início de sua carreira, atuou no Hospital de Várzea Alegre, Tauá e Quixeramobim, retornando a Iguatu, em 1947, quando decidiu entrar na vida política, filiando-se à antiga União Democrática Nacional – UDN, legenda pela qual se elegeu prefeito de Iguatu no período 1947/1951, sendo novamente eleito em 1954 para o quadriênio 1955/1959. Na qualidade de prefeito, prestou importante folha de serviços ao município, realizando uma das mais profícuas administrações, calçando grande parte da cidade, melhorando e ampliando o sistema de iluminação pública, abrindo novas escolas, reformando outras e desenvolvendo intenso trabalho na zona rural, construindo entradas e barragens, além de outros benefícios e melhoramentos nos distritos.
Foi médico da antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Públicos do Estado do Ceará, tendo também prestado por algum tempo serviço a antiga IFOCS, atual DNOCS.
Quando residiu na cidade de Tauá, presidiu a Associação dos Empregados do Comércio daquela cidade.
Presidente do Lions Club de Iguatu, no período de 1966/67, tendo ocupado diversos outros cargos na entidade, inclusive chegando ao cargo de Presidente de Divisão. Ocupou diversas posições de mando na administração do Clube Recreativo Iguatuense, onde sempre mereceu destaque e respeito da parte de todos os associados. Em 26 de julho de 1943, casou com D. Maria Célia Teixeira de Mendonça, constituindo-se harmoniosamente num exemplar casal, desfrutando de prestígio e elevado conceito na sociedade iguatuense.
O casal teve uma única filha: Rita Teixeira de Mendonça Sudário que é uma exemplar mãe de família.

Mais 40 cidades serão atendidas por carros-pipas no Ceará

O número de cidades atendidas pelo abastecimento de água por meio de carros-pipas irá aumentar de 26 para 66 esta semana. A informação é do chefe da 4ª seção do Comando da 10ª Região Militar, major Neiton Araújo, encarregado de supervisionar e fiscalizar a Operação Pipa nos Estados do Ceará e Piauí.

O Estado tem atualmente 166 carros-pipas e recursos estimados em R$1,2 milhão por mês para atender a demanda dos municípios que sofrem com o problema de abastecimento hídrico. O problema acontece principalmente nas comunidades distantes dos reservatórios e dos açudes.

Tanto as cidades atendidas quanto as que receberão atendimento do Exército incluem: Canindé, Capistrano, Itapiúna, Russas, Choró, Campos Sales, Salitre, Milagres, Mombaça, Brejo Santo, Acopiara, Boa Viagem, Hidrolândia, Alto Santo, Potiretama, Quixeramobim, São João do Jaguaribe, Tabuleiro do Norte, Catunda, Jardim, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Saboeiro, Deputado Irapuan Pinheiro, Jaguaretama, Milhã, Banabuiú, Ibicuitinga, Jaguaribe, Piquet Carneiro, Quixadá, Aracati, Barreira, Beberibe, Cascavel, General Sampaio, Itaiçaba, Pentecoste, Icapuí, Jaguaruana, Palhano, Caridade, Forquilha, Ibaretama, Irauçuba, Itatira, Madalena, Santa Quitéria, Tejuçuoca, Aiuaba, Antonina do Norte, Assaré, Catarina, Independência, Jucás, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Nova Olinda, Pedra Branca, Quiterianópolis, Reriutaba, Santana do Cariri, Tauá, Araripe, Tianguá e Itapajé.

Com informações do Diário do Nordeste

Presidente da UVC estará em Iguatu para a criação da Câmara Regional do Centro-Sul


Na manhã desta terça-feira, 27/10, entramos em contato com o presidente da UVC ( União dos Vereadores e Câmaras do Ceará), Deuzinho Filho e o mesmo confirmou para a nossa reportagem que nos próximos dias estará em Iguatu participando de reuniões com o presidente da Câmara Municipal, Ednaldo Lavor, com o intuito de concretizar a criação da Câmara Regional do Centro-Sul, “ quando o Ednaldo Lavor nos trouxe este pensamento em criar a Câmara Regional aprovei prontamente e estaremos nos próximos dias realizando contatos com todos os presidentes de câmaras da região para concretizar este sonho de todo o povo da região Centro-Sul” destacou.

Agenor Neto realiza reuniões no Alencar e Serrote



Lindovan Oliveira, Agenor Neto e Ednaldo Lavor atravessando o Orós na busca de soluções para comunidades

Em Iguatu o prefeito Agenor Neto não mede esforços para a realização de ações em seu município, neste final de semana em pleno sábado e domingo, 25 e 24/10, o chefe do executivo iguatuense esteve presente em várias comunidades do Distrito do Alencar, além do Sítio Serrote.

No sábado à noite o prefeito Agenor Neto esteve com a sua comitiva assinando a ordem de serviço para a construção da quadra do Sítio Lagoa Redonda já no domingo 25/10, logo nas primeiras horas da manhã, na Escola Monsenhor Francisco de Assis Couto, onde moradores do Catolé dos Justinos, e dos Sítios Cipó e Junco participaram de uma reunião com o chefe do executivo iguatuense, o motivo deste encontro foi explicar aos moradores o porquê da paralisação da construção do sistema de abastecimento de água na localidade. Estiveram presentes além do prefeito Agenor Neto, o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor; o presidente do CCMDI, Lindovan Oliveira, o Secretário Executivo Demir Amorim e vários presidentes de associações e populares.

Eliana Manoel da Silva, professora da localidade destacou a iniciativa do prefeito em estar reunido com a comunidade na manhã de domingo, “ nunca observamos algo assim em nossa região, os prefeitos anteriores nem chegar aqui para dar um bom dia acontecia e agora este vem aqui nos explicar o que está acontecendo para o atraso desta obra tão importante, são acusações sem base e que estão nos prejudicando” disse.

O presidente da Associação do Sítio Cipó, Gilson Dias, destaca como positiva a reunião “ é importante para a comunidade a presença do prefeito aqui, pois todos querem uma explicação sobre a paralisação das obras, e as palavras do nosso gestor são fundamentais para a tranqüilidade da nossa comunidade e após esta reunião percebemos que a politicagem apresentada nos bastidores atrapalha as nossas vidas e infelizmente estamos sofrendo com isto “ afirmou.

Para Agenor Neto estas são ações que infelizmente estão prejudicando todos os moradores desta região que estão passando sede, “ poderíamos ter concluído toda a obra, mas quando realizaram a denúncia que já perceberam que não possui veracidade tudo foi paralisado, mas infelizmente após as denúncias terá que ser feita a fiscalização e na FUNASA são apenas dois fiscais para todo o território nacional e pelo jeito irá demorar mais ainda devido a esta política da destruição” afirmou.

Em seguida a comitiva se dirigiu para a assinatura da Ordem de Serviço da construção de uma Quadra na Vila Aroeiras, no local todos foram recepcionados por moradores que parabenizaram a atitude do gestor, “ nunca pensamos em ter uma quadra esportiva aqui e nossas crianças terão esta oportunidade, será um local que os nossos jovens poderão praticar esporte e ficar longe de problemas” afirmou o morador Luciano Neves.

Na terceira etapa de reuniões na manhã de domingo a reunião foi no Sítio Várzea Grande, onde centenas de pessoas recepcionaram o prefeito e sua comitiva e debateram sobre vários problemas da comunidade e na etapa final destes encontros em pleno domingo, 25/10, Agenor Neto e sua equipe foram de barco atravessando o Orós até o Sítio Serrote onde foi recebido com muito forró e ovacionado por populares, “ esse homem ele vem por terra, pelo ar quando trouxe brinquedos para nossos filhos e agora vem pela água para falar conosco, nunca vi um prefeito assim e em pleno domingo” disse a moradora Francisca Silveira, 65.

“ Temos muito que fazer e o nosso objetivo nestes encontros é ouvir o nosso povo saber quais os seus problemas e debater na busca de uma solução o mais rapidamente possível esta é a nossa forma de gestão, democrática com a participação popular ” finalizou Agenor Neto.

Homem é lesionado com cinco tiros em Quixadá

No dia 26/10, por volta das 18hs:35min, na rua Do Arame 3, s/n – Campo Novo, o senhor de iniciais M.G.R.S, foi lesionado com cinco tiros, sendo um no braço esquerdo; um no peito esquerdo; um na perna direita; uma na virilha direita e um no tórax, sendo socorrido para o Hospital Eudasio Barroso, pela VTR 1222 em estado grave, os autores do delito evadiram-se, mas foram identificados como sendo: 1º RAFAEL BRITO DE SOUSA, vulgo PINTO, 18 anos, e 2º o menor de iniciais M.R.S.L, o primeiro segundo populares é o acusado de efetuar os disparos, não se sabe a motivação do crime. Participaram do cerco aos acusados: As VTRs 1222 – 1412 A CAVALARIA E O MOTO PATRULHAMENTO, com os seguintes PPMM CB ALDENOR – SD MOÉSIO – SD ALBERTO; CB EVILÁSIO – CB JONAS – SD R.SILVA; CB JOSEVAL – SD MIRANDA – SD MARCOS E CB VIANA – CB MARCIO – SD EDINELTON – SD SABINO, que diligenciaram, mas não obtiveram êxito na captura dos acusados.

Agenor Neto está entre os trinta melhores prefeitos do Ceará


O Prefeito Agenor Neto está entre os trinta melhores do Ceará quem afirma isto é a empresa Projeto, Promoção e Eventos (PPE) que pertence ao empresário Roberto Farias, que há 22 anos promove esta premiação para estimular o reconhecimento dos gestores e fazer com que cada prefeito tenha mais ânimo para proporcionar trabalhos em prol da população. cerimônia de entrega da premiação aconteceu nesta segunda-feira, 26/10 no Barbra`s Buffet em Fortaleza-CE. e contou com a participação do prefeito iguatuense.


Trinta e um prefeitos do Estado do Ceará foram reconhecidos pela sua gestão municipal e receberam o prêmio Melhores Prefeitos 2009.

O reconhecimento é dedicado aos gestores que promoveram políticas públicas de qualidade no município que gerenciam, incluindo obras, relacionamento com os poderes constituídos no Município, probidade administrativa, capacidade de captação de recursos e trabalhos de divulgação. Além de Iguatu estas foram as outras cidades premiadas: Crato, Nova Russas, Icó, Tauá, Eusébio, Maranguape, Ocara, Aquiraz, Brejo Santo, Itarema, Pentecoste, Apuiarés, Fortaleza, São Benedito, Sobral, Várzea Alegre, Canindé, Caucaia, Pedra Branca, Pacoti, Beberibe, Pacajus, Pacatuba, Paramoti, São Gonçalo do Amarante, Maracanaú, Poranga, Quixeramobim, Horizonte e Quixadá. Todos os gestores dessas cidades já foram informados da escolha para receber a premiação.

Os municípios foram escolhidos de acordo com a votação dos jurados, além de analisarem os Índices de Mortalidade Infantil e de Analfabetismo, e os de vacinação Tríplice Viral e Tetravalente. Para esta edição do prêmio, foram escolhidos 26 jurados, sendo, alguns deles, o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar; ministro da Previdência Social, deputado José Pimentel; presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho; presidente do Tribunal de Contas do Estado, Pedro Timbó; conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Luiz Sérgio Gadelha Vieira; reitor da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Antônio Colaço; reitor da Uece, Assis Araripe; presidente do Banco do Nordeste, Roberto Smith; presidente da Acert e diretor do Sistema Verdes Mares, Edilmar Norões; diretor da TV Diário, Roberto Moreira; editora do Regional do Diário do Nordeste, Valéria Feitosa; chefe do Departamento Comercial do Interior da TV Diário e Diário do Nordeste, Osvaldo Magalhães; presidente da UVC, Deusinho Filho; diretor do Sindicato dos Jornalistas, Milton Peixoto; e a presidente da Associação das Primeiras Damas do Estado do Ceará, Célia Costa Lima.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |