quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Entenda o Selo Unicef que Iguatu conquistou

Prefeito Agenor Neto recebe o Selo Unicef 2008 da representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier
O UNICEF divulgou na noite desta terça-feira o nome dos 259 municípios certificados com o Selo UNICEF Edição 2008. O anúncio nacional dos ganhadores do Selo UNICEF Município Aprovado – Edição 2008 foi feito pela Representante do UNICEF no Brasil, Marie-Pierre Poirier, no jardim do Palácio do Campo das Princesas, sede do governo de Pernambuco, em Recife. O evento, neste dia 2 de dezembro, contou com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, de ministros, governadores, prefeitos, articuladores do projeto, entre outros convidados.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma tecnologia social inovadora, lançada em 1999 no Ceará, que, desde 2005, alcança todo o Semi-árido brasileiro, articulando, mobilizando, comunicando, acompanhando e certificando as políticas públicas municipais voltadas para a garantia dos direitos de crianças e adolescentes.
O Projeto Selo UNICEF Município Aprovado faz parte do Pacto Nacional Um mundo para a criança e o adolescente do Semi-árido, uma iniciativa de solidariedade, cidadania e compromisso de todo o Brasil com o desenvolvimento dessa região que abrange quase 1.500 municípios de 11 Estados brasileiros (os nove Estados do Nordeste, o Espírito Santo e Minas Gerais). O Pacto representa a união de forças entre governo federal, governos dos nove Estados que compõem o Semi-árido brasileiro, organizações da sociedade civil, organismos internacionais, empresas e população.
Nos cerca de dois anos de mobilização da Edição 2008, os 1.130 municípios inscritos no Selo UNICEF alcançaram resultados significativos nas áreas da saúde e educação, por meio da mobilização social, do desenvolvimento de capacidades e do monitoramento das políticas públicas implementadas na região. Esse movimento tem buscado contribuir, também, para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.
Para conquistar o Selo, os municípios foram avaliados em três eixos: Impacto Social, Gestão de Políticas Públicas e Participação Social. O Impacto é avaliado a partir do desempenho de indicadores de saúde, educação e proteção no período de quatro anos. A Gestão é acompanhada por meio de uma análise quantitativa dos indicadores e outra qualitativa, quando acontecem os fóruns comunitários. Já a Participação Social prevê a mobilização de crianças e adolescentes em torno de quatro temas: Esporte e Cidadania, Cultura e Identidade Afro-brasileira e Indígena, Educação para a Convivência com o Semi-árido e Participação Política de Adolescentes e Orçamento Público.
O Selo está sendo entregue aos municípios que conseguiram alcançar os maiores avanços em pelo menos seis dos 13 indicadores de Impacto Social; em 10 dos 21 indicadores de Gestão; e em pelo menos dois dos quatro temas do eixo de Participação Social.

Selo Unicef: a conquista.

Prefeito Agenor Neto e coordenadores apresentam o Selo UNICEF
Olá amigos internautas, continuo na Capital Pernambucana, ao lado de amigos, familiares mas principalmente, a partir de agora, levando o nome de Iguatu a algumas emissoras de rádio da minha terra, o motivo é lógico, a conquista pela primeira vez do Selo UNICEF. Todos querem conhecer os municípios que alcançaram os índices fundamentais para tal conquista, e vamos repassar com detalhes para todos, o porquê que o nosso município alcançou este êxito. Mas a noite do dia 2 de dezembro de 2008 entrou para a história de Iguatu, foi a noite em que venceu um grupo onde em dois anos batalharam pela melhoria da nossa cidade, este grupo representa cada cidadão iguatuense que será beneficiado com os futuros projetos financiados com a ajuda do Selo UNICEF. O primeiro impacto desta conquista é o sentimento de orgulho que todos devem ter, este selo é a demonstração inequívoca de que Iguatu está no caminho certo, em cada nova conquista a terra da telha vai colocando no esquecimento uma era negra onde as políticas sociais eram completamente abandonadas. Na foto logo acima estão ao lado do prefeito Agenor Neto alguns coordenadores do Selo UNICEF eles representam os jovens, crianças, idosos, definitivamente todas as famílias iguatuenses que são os verdadeiros donos desta conquista. Entrevistamos o Governador Cid Gomes que além de parabenizar Iguatu pela conquista enviou a sua mensagem de final de ano para todos,” aproveito para desejar um feliz 2009 e um feliz natal para todos de Iguatu e parabenizo pela conquista, a todos os secretários, funcionários públicos, o Prefeito de Iguatu por conseguirem entrar no hall tão importante de cidades que conquistaram o Selo UNICEF” afirmou. Não custa lembrar que Iguatu pertenceu a um grupo onde estavam presentes cidades importantes do Ceará: Crato, Maracanaú, Sobral... E conseguimos sair vitoriosos, o Prefeito Agenor Neto falou para nosso site sobre a conquista, “ este é um resultado de um trabalho sério, onde a responsabilidade e o respeito pelo que temos de maior que é o nosso povo foram apresentados aos organizadores do selo e foi aprovado, apenas nos incentiva a pensar na conquista do selo em 2010 e para isso iremos melhorar cada vez mais os nossos índices” disse. Definitivamente amigos uma nova ordem está estabelecida na terra da telha, a partir de agora os índices sociais deverão estar nos patamares sempre maiores que a cada edição do Selo UNICEF anterior. Então amigos coordenadores já iniciemos os trabalhos pela conquista de 2010! A matéria completa sobre o Selo UNICEF 2008 e a vitória de Iguatu, você poderá acompanhar no Jornal A Praça deste final de semana. Parabéns Iguatu. Alex Santana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |