quarta-feira, 29 de abril de 2009

Cid Gomes visitará municípios afetados pelas chuvas na quinta

O governador Cid Gomes (PSB) vai visitar, nesta quinta-feira (29), municípios da Zona Norte do Ceará que estão em situação difícil por causa das chuvas. Cid deverá sobrevoar algumas áreas e também inspecionar outros pontos de barco. A ordem é avaliar o trabalho que está sendo feito em matéria de apoio e reforçar as ações da Defesa Civil do Estado.No roteiro de visitas do governador, a partir das 8 horas, estão Santana do Acaraú, Sobral, Itapajé, Bela Cruz e Granja.

Vídeo: Sangria do Açude São Matheus em Canindé

Eunício e Cid Gomes irão anunciar repasse de 23 milhões a municípios atingidos pelas chuvas

O deputado Eunício Oliveira e o Governador Cid Gomes estarão no município de Lavras da Mangabeira, na próxima segunda-feira, para destinar recurso de 23 milhões à 39 localidades atingidas pelas chuvas. Os recursos oriundos do Ministério da Integração Nacional - serão repassados pelo Estado durante solenidade na próxima segunda-feira, às 15 horas. De acordo com o deputado Eunício, o crédito de mais de 20 milhões, é resultado de empenhos do Orçamento de 2007, quando vários municípios cearenses estavam inundados pelas fortes chuvas ocorridas no início de 2008, e foi liberado naquele momento somente uma parcela do recurso. Agora, com a chegada de uma Medida Provisória (MP) na Câmara dos Deputados, o restante da verba será liberada para atender às famílias que estão sofrendo novamente com o excesso de água. O restante, R$ 2,3 milhões, são referentes a contrapartida do governo estadual. As ações serão desenvolvidas na recuperação de estradas, de passagens molhadas, ampliação e recuperação de bueiros e recuperação de unidades habitacionais. Serão no total 727 quilômetros de estradas e na recuperação de moradias serão investidos R$ 4,7 milhões. A quadra chuvosa deste ano, que seguirá até maio, já deixou marcas de destruição em diversas regiões do estado. O excesso de água derrubou casas e muros; alagou ruas; provocou enchentes de rios e vazão de açudes Ao todo, já são 3.313 pessoas desabrigadas no estado e mais de 50 mil afetados pelas chuvas. Os municípios que receberão os recursos serão: Aurora, Alto Santo, Barro, Bela Cruz, Brejo Santo, Caririaçu, Cariús, Cedro, Crateús, Crato, Hidrolândia, Icó, Iguatu, Independência, Ipaporanga, Itapipoca, Itatira Jaguaribe, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da mangabeira, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Novo Oriente, Pacujá, Parambu, Penaforte, Pentecoste, Porteiras, Quiterianópolis, Quixelô, Quixeramobim, Santa Quitéria, Tauá, Taboleiro do Norte, Tianguá, Ubajara e Uruoca.

ÁUDIO: Noticiário completo sobre o Plano de Saneamento Básico de Iguatu

ÁUDIO: Delegado Agenor Freitas de Queiróz fala sobre ação policial

O Delegado Regional de Iguatu falou para nosso site sobre o possível fim de um desmanche de motos nas proximidades da estrada do Baú, tudo teve início através de investigações após a prisão de três meliantes, " estamos com uma traseira de uma moto, um pneu, uma moto desmontada completamente, além de uma máquina fotográfica digitalentão quem tiver sido roubado leve a nota fiscal até a delegacia" disse. Nesta entrevista o Delegado Agenor Freitas de Queiroz fala sobre a quebra de uma viatura na Vila Neuma, além de explanar sobre as novidades do encontro entre o prefeito de Iguatu Agenor Neto e o Secretário de Segurança do Ceará Roberto Monteiro. Escute a entrevista completa logo abaixo:

Entra em vigor lei que assegura mamografia a mulheres com mais de 40 anos no SUS

A partir desta quarta-feira (29), todas as mulheres com mais de 40 anos podem fazer o exame da mamografia gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS), com o início da vigência da Lei nº 11.664 de 2008. Até agora, a rede pública de saúde tinha que assegurar a realização do exame para aquelas acima dos 50 anos. Outra mudança prevista na lei é que as mulheres com diagnóstico de câncer de mama passam a ter direito a assistência integral no SUS, o que inclui prevenção, detecção, tratamento e controle da doença.

Antes, a assistência só ia até a fase de detecção. Para comemorar as mudanças, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama) promove hoje em Brasília, no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Salvador uma série de ações para alertar o público feminino sobre a luta contra a doença. Ao longo do dia, serão entregues nessas cidades 23 mil rosas com um cartão informativo sobre a nova lei. “Esse é um momento rico para quem está lutando tanto para receber esse olhar do governo. Nós mostramos que temos uma solução, que é conscientizar os as mulheres que elas precisam se cuidar mais. Estamos chegando a um denominador comum, salvar mais vidas dessa doença mortal”, destacou a presidente da federação, Maira Caleffi, que participou de uma caminhada em Brasília, pela Esplanada dos Ministérios.

Segundo a Fenama, uma em cada três mulheres teve, tem ou terá algum tipo de câncer e uma em cada dez desenvolverá câncer de mama. Uma estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca), indica que no Brasil morrem por ano 10 mil mulheres vítimas da doença. “Esse tipo de atitude [a caminhada] é muito importante para reunir esforços e mostrar como estamos felizes com a nova lei. Já realizo o exame preventivo periodicamente e agora posso ficar tranqüila pois posso fazê-lo gratuitamente”, disse a aposentada Maria Oriente Leite.

Fonte: Agência Brasil

Vídeo: Sangria do Açude Ubaldinho do Cedro

Mais imagens de açudes da região sangrando, este vídeo vem do Cedro onde registra o sangradouro do Açude Ubaldinho, confiram :

Açude do Faé em Quixelô está sangrando

Há poucos instantes o site oficial da Cogerh - Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, confirma que o Açude do Faé está sangrando, passando a ser o nonagéismo primeiro açude do estado a sangrar neste ano. Dos 18 açudes do Alto Jaguaribe oito estão com a sua capacidade máxima, dois açudes já passaram dos 90% da sua capacidade, Parambu e Muquém em Cariús.

Vídeo: Sangria do Açude de Banabuiú

Encontro alerta hospitais para prevenção e controle da gripe suína

No dia 30, quinta-feira, às 14 horas, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará reúne diretores e infectologistas de unidades de saúde públicas e da rede complementar para discutir ações de prevenção e controle da influenza suína. Profissionais de saúde da Infraero também foram convocados para o encontro. Nesta quarta, 28, a Sesa divulgou nota técnica sobre influenza suína. Na nota, além de informar sobre os sintomas e dá orientações aos viajantes que se destinam às áreas afetadas e aos viajantes que estão vindos dos Estados Unidos, México, Espanha, Nova Zelândia, Canadá, Panamá, a Secretaria enumera as providências adotadas para garantir atendimento de casos suspeitos. Está definido que o Hospital São José é a referência estadual para atendimento de pessoas suspeitas de contaminação pelo vírus A-H1N1 (influenza suína). Nos casos de necessidade de internação, a referência, como indica a nota técnica, é o Hospital Universitário Walter Cantídio.

Colunista do Diário do Nordeste comenta união pelo Ceará

Mais uma vez o colunista Edilmar Norões destacou no Diário do Nordeste desta quarta-feira o prefeito de Iguatu, Agenor Neto, confiram logo abaixo:

´União pelo Ceará´.

Em meio às críticas dos que entenderam que, por ser um dos mais influentes membros do PMDB, não deveria ter proposto uma aliança de apoio à reeleição do senador Tasso Jereissati, por este ser tucano, o prefeito Agenor Neto tem versão diferente desse entendimento. O que proponho e defendo - disse ele - é que, em nome dos interesses maiores do nosso Estado, bem que se poderia pensar numa aliança ampla. Como a que reuniria o PSB, PT, PMDB, aliança que garantiria as reeleições de Cid (governador); Pinheiro (vice-governador) Eunício (senador) a que se soma Inácio, PCdoB, senador, e Luizianne, PT, prefeita de Fortaleza.

ÁUDIO: Secretária de Educação de Quixelô fala sobre a folha de pagamento dos professores

ÁUDIO: Agenor Neto fala com Pinheirinho sobre audiência com o Secretário de Segurança do Ceará

Saneamento Básico é debatido em Iguatu

Conselho que foi eleito pela população
Aconteceu na noite desta terça-feira, 28/04, no Complexo de Proteção Social a Criança e Adolescente de Iguatu, a primeira ação de mobilização social para o saneamento básico da Terra da Telha, uma ação da Prefeitura Municipal de Iguatu que teve a participação de representantes da FUNASA, vereadores, secretários municipais, presidentes de associações, ONGs, empresários e populares. Nesta solenidade foi eleito o Conselho Popular e os delegados que são formados por membros da sociedade civil, estes órgãos irão participar da elaboração de propostas para as atividades vinculadas ao Plano Municipal de Saneamento Básico. Na solenidade algumas autoridades falaram sobre a importância deste momento, o vereador Aderilo Filho destacou que em Iguatu apenas 13% de área está saneada, “ este é um número pequeno e temos que modificar isto, investir na proteção do meio ambiente é investir em mais saúde para o nosso povo “ disse. Para o presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, a democracia está sendo exercida na sua plenitude em Iguatu, “ o debate deste projeto é um passo importante para uma conscientização da população sobre um assunto tão importante e espero que os conselheiros e delegados façam um bom trabalho “ disse. A Secretária de Ação Social, Célia Freitas, afirmou para a nossa reportagem que este é o primeiro passo de um projeto para os próximos vinte anos, “ ficamos felizes em ver a participação popular, tivemos neste encontro todas as representações da sociedade e este é apenas um passo de muitos que virão, é um processo longo mas necessário para a chegada do nosso saneamento básico” afirmou. Nos próximos dias acontecerão encontros na área rural do município, onde além de acontecer o debate com os moradores, dois delegados serão eleitos por localidade. No dia de hoje o Distrito do Alencar, irá receber a comitiva do Plano Municipal de Saneamento Básico, o encontro acontecerá na Escola Marta Maria Sobreira às 19hs. Vejam os próximos locais que irão receber a comitiva do Plano Municipal de Saneamento Básico: Distrito Gadelha - Escola João Rocha Fialho – Dia 30/04 - às 18hs Distrito Barreiras - Escola Antônio Cipriano- Dia 05/05- às 18hs Distrito Suassurana – Escola Maria Irismar Moreno – Dia 05/05 - às 19h30min. Distrito Baú – Escola Antônio Cirilo – Dia 06 - às 16hs. Distrito do Barro Alto – Escola São Sebastião – Dia 07/05 - 18hs Distrito Riacho Vermelho – Escola Domingo Félix – Dia 08/05 - ás 16hs Comunidade Santa Rosa – Escola Francisco Sebastião Uchoa – Dia 11/05- 16hs

Mulher internada com suspeita de gripe suína recebe alta em Fortaleza

Uma mulher que havia chegado dos Estados Unidos foi internada num hospital particular com sintomas suspeitos de gripe suína. A direção do hospital confirmou agora há pouco que a paciente recebeu alta esta manhã, mas não informou o nome, a idade nem a profissão dela.No início da tarde, será concedida uma entrevista coletiva à imprensa para dar mais esclarecimentos sobre o caso. O Ministério da Saúde monitora 20 pacientes que estiveram em áreas afetadas pela gripe suína e que apresentaram alguns dos sintoma da doença ou mantiveram contato com pessoas com essas características. Quatro deles aqui no Nordeste, sendo dois do Rio Grande do Norte e dois da Bahia.

Açude do Trussu chega a 71, 3% da sua capacidade

O site oficial da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos registra na manhã desta quarta-feira a marca de 71.3% para o Açude do Trussu, obtendo agora a marca de 214.670.000 m³. Neste exato momento dos 18 açudes que pertencem a Bacia do Alto Jaguaribe, sete já estão sangrando.

Prisão por direção perigosa em Acopiara

No dia de ontem, 28/04/09, por volta das 21:00 horas, a Polícia Militar foi informada via 190, que nas proximidades do Posto Rufino, havia um motociclista trafegando em alta velocidade, colocando em risco a vida das pessoas.
A Polícia Militar, através da VTR-2352, comandada pelo Sgt PM PARENTE, de imediato compareceu no local, localizou e prendeu a pessoa de OSEMIR DE SOUZA MARTINS, 37 anos, solteiro, agricultor, natural de Acopiara-CE, o qual guiava uma moto Honda CBX Estrada, cor vermelha, placa LWN-4293.
Segundo informações de populares, o condutor do veículo trafegava em alta velocidade. Vale salientar que o referido infrator foi preso e conduzido ao Posto do Policiamento Rodoviário (CPRV) na cidade de Iguatu-CE, para o teste do Bafômetro, onde foi confirmado o seu estado de embriaguês (0,83/álcool). Contra o mesmo será lavrado o auto de infração de trânsito (Lei Seca) na DP local.

Fugitivo é reconduzido para a Cadeia Pública de Icó

No dia de ontem, por volta das 10:15 horas,os policiais militares de Icó/CE, foram solicitados a comparecerem na Rua São João, s/n, no bairro Manuel Mariano, em Icó/CE, por lá encontrar-se um fugitivo da justiça local, conhecido por Alexandre.

De imediato, o CB PM DANIEL e seus comandados, compareceram no local e reconheceram a pessoa de FRANCISCO ALEXANDRE VIEIRA, vulgo "ALEXANDRE" 41 anos, solteiro, padeiro, natural de Icó/CE, o mesmo havia fugido no dia 28 de março do corrente ano. O infrator responde os Arts. 121, 155 e 243 do CPB, e logo foi reconduzido para a cadeia Pública local, ficando novamente a disposição da justiça, que está ciente de sua prisão.

Vídeo: sangria da barragem de Quixelô

Mais um flagrante na rede mundial de computadores, agora esta vem do município de Quixelô onde os internautas registraram a sangria na barragem local confira:

Vídeo: Boa Viagem é castigada pelas chuvas

Mais de 5 mil alunos estão sem aulas em Sobral

As fortes chuvas caídas em Sobral nos últimos dias estão inviabilizando as aulas em algumas escolas da rede municipal de ensino. No total, são 10 escolas e 5.905 alunos que estão prejudicados. Segundo informações do secretário da Educação, Julio César Alexandre, as aulas deverão ser repostas tão logo a situação melhores. Neste momento o mais importante é cuidar do bem estar das pessoas, até porque, muitos destes alunos estão com suas famílias passando por estas dificuldades, precisando também da nossa solidariedade, enfatizou Júlio César.

Fonte: PMS

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |