sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Vereadores Iguatuenses voltam aos trabalhos

Na tarde desta quinta-feira, teve início os trabalhos do poder legislativo municipal no ano de 2008, foi uma sessão rápida que foi marcada pelo pedido do vereador Nélio Bezerra no comparecimento do Major Sidney na casa de todos os iguatuenses falando sobre a segurança em nosso município e do Deputado Federal José Guimarães para que possa falar sobre o não favorecimento da região Centro-Sul na criação de novas universidades. A próxima reunião irá acontecer na terça-feira dia 12 de fevereiro às 16hs.

Fotos do Seminário Pedagógico 2008 em Iguatu

Semana Pedagógica 2008: Direito de Aprender

Professores lotaram o auditório da Escola Agrotécnica

A Escola Agrotécnica Federal de Iguatu recebeu entre os dias 07 e 08 de fevereiro a Semana Pedagógica 2008: Direito de Aprender que teve a participação de 700 professores da rede pública municipal na cerimônia de abertura marcaram presença o Prefeito Agenor Neto; Maria Antero representando a CRED 16; o Presidente da Câmara de Vereadores, Aderilo Filho; o vereador Nélio Bezerra; Secretária de Educação Marlene Amâncio Vieira e Técnicos da Secretaria de Educação e Raimundo Neto, gerente do SESC/Iguatu. Durante dois dias, professores da rede pública municipal de ensino assistiram a palestras que tinham como objetivo fazer refletir e subsidiar os professores e gestores escolares na sua prática pedagógica, quanto aos desafios da melhoria da qualidade do ensino público de Iguatu. A Secretária Marlene Amâncio apresentou itens de ações que indicam melhorias de qualidade na educação, tais como:

1.Reformas e ampliações de 31 Unidades Escolares;

2. Reordenamento da rede física do município, totalizando 47 unidades escolares;

3. Valorização dos profissionais da educação com a implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Profissionais do Magistério;

4. Formação continuada dos profissionais da educação proporcionando a qualidade do trabalho do professor;

5. Implantação do Projeto Alimentar e Educar com duas refeições as crianças e jovens;

6. Fardamento escolar para os alunos e professores;

7. Kits pedagógicos para o professor e alunos;

8. Criação do Agente da Educação, que será implantado em 2008;

9. Implantação de instrumento de gestão escolar (GIDE/PDE);

10. Fortalecimento dos organismos colegiados: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, associações entre outros;

11. Valorização e apoio aos adolescentes e jovens, através de bolsa de estudo e cursos de preparação para o mundo do trabalho;

12. Revisão do PME 2007-2012, com definição de metas e prioridades;

13. Implantação de 21 Centros de Multimeios, nas escolas tipo A;

14. Projeto Salas de Reintegração em 10 turmas de alunos com defasagem idade série;

15. Aquisição de Kit Multimídia – aparelho de DVD e dvds para as escolas em parceria com o MEC;

16. Aquisição de livros de literatura infantil: 50 Kit Baião das Letras (250 livros) que beneficiará as 47 escolas da rede municipal, em parceria com a SEDUC e o 21 Kit literário Ler, Crer e Escolher, que integram o Projeto Alfabetização na Idade Certa – PAIC, beneficiando 1. 549 crianças da 2ª série;.

17. O Projeto Esporte Superação, atendendo 200 crianças, em três em 03 Unidades Escolares: E.E.F.Judite Cavalcante no bairro Chapadinha, E.E.F. Alba Araújo na Vila Moura e E.E.F. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no bairro Prado;

18. Projeto Meio Ambiente: Rio Jaguaribe – Tesouro Cearense - Tem por objetivo colaborar com a formação do educando, como sujeito social dentro de uma concepção ambientalista sustentável capaz de protagonizar ações e construir novas relações com o homem e o meio ambiente;

19. Projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura em parceria com a Associação das Primeiras Damas do Ceará - APDMCE;

20. Implantação dos Jogos Populares nas escolas;

21. Garantia do transporte escolar para todos os alunos do ensino fundamental e médio, inclusive na recuperação;


No dia 07 de fevereiro os palestrantes foram: Eloísa Maia Vidal, Doutora em Educação, Professora da UECE; Wagner Bandeira Andriola, Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid e no dia 08 de fevereiro palestraram, Vânia Maia Girão Linhares, Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Maria Luciene Ferreira Lima, Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Iguatu; e em seguida, Maria Marlene Amâncio Vieira, Especialista em Gestão Escolar – UECE, Secretária de Educação do Município de Iguatu e Ex - Coordenadora de Articulação e Gestão Educacional do Estado – SEDUC .

Homem é preso por tentativa de furto no Cocobó

No dia 08/02/08, por volta das 01h10, na rua Professor Antônio chaves s/nº no Complexo Esportivo José Ilo Alves Dantas, precisamente na Lanchonete, foi preso por tentativa de Furto(Arrobamento), a pessoa de JOSÉ AUGUSTO DE LIMA, 27 anos, amasiado, sem profissão definida, natural de Iguatu-CE, residente na rua Professor Antônio Chaves nº 47 – bairro Cocobó/Iguatu, o qual quebrou as vidraças da lanchonete e adentrou, onde tentou furta um televisor marca Semp e um sacla de sorvete. A Polícia Militar, através da VTR RP-2292, que foi acionadada pelos moradores do bairro Cocobó, compareceu de imediato ao local e efetuou a prisão em flagrantedo infrator, que foi conduzido para a DRPC, para serem adotados os procedimentos legais.

Homem é preso por roubo no Bairro Jardim Oásis

No dia 07/02/08, por volta das 18h10, na rua Silvio Amaro, no bairro Jardim Oásis, na cidade de Iguatu-CE, foi preso por roubo a pessoa de nome JOSÉ GILBERTO ARAÚJO DOS SANTOS, 25 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu-CE, o qual havia roubado um aparelho celular e uma quantia de R$ 25,00, da vítima a pessoa de nome JOANA LUZANI NOGUEIRA FARIAS RODRIGUES, 32 anos, casada, micro-empresaria, residente na rua Esaú Matos Cavalcante nº 166, bairro Lagoa Parque/Iguatu-CE. A Polícia Militar, através da VTR 2282, compareceu ao local e logo prendeu o infrator, que foi conduzido para a DRPC de Iguatu-CE onde foram feitos os procedimentos cabíveis.

Menor de 9 anos sofre lesão a bala no Sítio Barrocas

No dia 07/02/08, por volta das 13h30, no Sítio Barrocas, distante 40 Km da sede de Iguatu-CE, foi vítima de lesão corporal a bala o menor B. M. S., 09 anos, solteiro, estudante, natural de Iguatu-CE, filho de Sebastião Nenem da Silva e Evaneide dos Santos Marinho Silva, residente no endereço acima citado, o qual sofreu um tiro na face direita, sendo socorrido para o Hospital Regional de Iguatu e transferido para o Hospital de Barbalha-CE. O autor do disparo foi o menor R. A. F., 15 anos, solteiro, estudante, natural de Iguatu-CE, filho de Pedro Pierre de Araújo e Ortelina Feitosa da Silva, residente no endereço acima citado. Segundo informações dos familiares da vítima os dois estava brincando com uma espingarda SOCA-SOCA e a mesma disparou acidentalmente.A Polícia Militar, através da VTR RP-2282, tomaram conhecimento do fato, através de um funcionario do Hospital Regional de Iguatu, que imediatamente compareceram ao local e colheram as informações necessárias, em seguida informaram o fato para a DRPCI para serem adotados as providencias cabíveis.

Polícia Militar prende receptor de veículo roubado

No dia 07/02/08, por volta das 09H10, na rua Júlio Cavalcante, enfrente a Moto Hobby, a vítima: CARLOS ANDRÉ DE MORAES, 30 anos, moto-taxista, solteiro, natural de Iguatu-Ce, residente no sítio Juazeirinho nesta urbe, que teve sue veículo roubado: moto Honda CG 125 de cor vermelha, ano 1995, placa: HUW-2667, meses atrás por dois elementos em uma travessia do Rio Jaguaribe nesta urbe, veio localizá-lo no endereço supracitado, embora o referido veículo tenha sido encontrado com a placa: HXO-6147, que só fora reconhecido devido características próprias. O infrator trata-se de: GEOVÁ GERTRUDES DA SILVA, 27 anos, casado, agricultor, natural de Jucás-Ce, residente no sítio Canto/Iguatu-Ce, o mesmo informou que comprou o referido veículo de uma pessoa desconhecida, por R$ 1.700,00 (um mil e setecentos reais).A Polícia Militar, compareceu ao local da ocorrência e conduziu o infrator para DRPC de Iguatu para serem realizados os procedimentos cabíveis.

Mulher é presa em flagrante tentando levar entorpencentes para presidiário

No dia 07/02/08, por volta das 07h15, no Presídio local de Iguatu-CE, a infratora: NÁDIA RAQUEL BEZERRA DE SOUZA, 24 anos, solteira, doméstica, natural de Iguatu-CE, residente no sítio Gadelha/Iguatu-CE, tentou inserir no referido presídio, dentro de um pacote de café Serra Grande, 80 comprimidos (RIVOTRIL), fato observado pelo carcereiro local, conhecido por (JURANDIR), ao fiscalizar o referido pacote de café. Vale salientar que a infratora se nega a informar para quem era os comprimidos, no entanto, a mesma é casada com um presidiário. A Polícia Militar, conduziu a infratora para a DRPC de Iguatu-CE para serem realizados os procedimentos cabíveis.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |