sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Semana Pedagógica 2008: Direito de Aprender

Professores lotaram o auditório da Escola Agrotécnica

A Escola Agrotécnica Federal de Iguatu recebeu entre os dias 07 e 08 de fevereiro a Semana Pedagógica 2008: Direito de Aprender que teve a participação de 700 professores da rede pública municipal na cerimônia de abertura marcaram presença o Prefeito Agenor Neto; Maria Antero representando a CRED 16; o Presidente da Câmara de Vereadores, Aderilo Filho; o vereador Nélio Bezerra; Secretária de Educação Marlene Amâncio Vieira e Técnicos da Secretaria de Educação e Raimundo Neto, gerente do SESC/Iguatu. Durante dois dias, professores da rede pública municipal de ensino assistiram a palestras que tinham como objetivo fazer refletir e subsidiar os professores e gestores escolares na sua prática pedagógica, quanto aos desafios da melhoria da qualidade do ensino público de Iguatu. A Secretária Marlene Amâncio apresentou itens de ações que indicam melhorias de qualidade na educação, tais como:

1.Reformas e ampliações de 31 Unidades Escolares;

2. Reordenamento da rede física do município, totalizando 47 unidades escolares;

3. Valorização dos profissionais da educação com a implantação do Plano de Cargos e Carreiras dos Profissionais do Magistério;

4. Formação continuada dos profissionais da educação proporcionando a qualidade do trabalho do professor;

5. Implantação do Projeto Alimentar e Educar com duas refeições as crianças e jovens;

6. Fardamento escolar para os alunos e professores;

7. Kits pedagógicos para o professor e alunos;

8. Criação do Agente da Educação, que será implantado em 2008;

9. Implantação de instrumento de gestão escolar (GIDE/PDE);

10. Fortalecimento dos organismos colegiados: Grêmio Estudantil, Conselho Escolar, associações entre outros;

11. Valorização e apoio aos adolescentes e jovens, através de bolsa de estudo e cursos de preparação para o mundo do trabalho;

12. Revisão do PME 2007-2012, com definição de metas e prioridades;

13. Implantação de 21 Centros de Multimeios, nas escolas tipo A;

14. Projeto Salas de Reintegração em 10 turmas de alunos com defasagem idade série;

15. Aquisição de Kit Multimídia – aparelho de DVD e dvds para as escolas em parceria com o MEC;

16. Aquisição de livros de literatura infantil: 50 Kit Baião das Letras (250 livros) que beneficiará as 47 escolas da rede municipal, em parceria com a SEDUC e o 21 Kit literário Ler, Crer e Escolher, que integram o Projeto Alfabetização na Idade Certa – PAIC, beneficiando 1. 549 crianças da 2ª série;.

17. O Projeto Esporte Superação, atendendo 200 crianças, em três em 03 Unidades Escolares: E.E.F.Judite Cavalcante no bairro Chapadinha, E.E.F. Alba Araújo na Vila Moura e E.E.F. Nossa Senhora do Perpetuo Socorro no bairro Prado;

18. Projeto Meio Ambiente: Rio Jaguaribe – Tesouro Cearense - Tem por objetivo colaborar com a formação do educando, como sujeito social dentro de uma concepção ambientalista sustentável capaz de protagonizar ações e construir novas relações com o homem e o meio ambiente;

19. Projeto Eu Sou Cidadão Amigos da Leitura em parceria com a Associação das Primeiras Damas do Ceará - APDMCE;

20. Implantação dos Jogos Populares nas escolas;

21. Garantia do transporte escolar para todos os alunos do ensino fundamental e médio, inclusive na recuperação;


No dia 07 de fevereiro os palestrantes foram: Eloísa Maia Vidal, Doutora em Educação, Professora da UECE; Wagner Bandeira Andriola, Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidad Complutense de Madrid e no dia 08 de fevereiro palestraram, Vânia Maia Girão Linhares, Pedagoga pela Universidade Federal do Ceará – UFC; Maria Luciene Ferreira Lima, Gerente de Ensino da Secretaria Municipal de Iguatu; e em seguida, Maria Marlene Amâncio Vieira, Especialista em Gestão Escolar – UECE, Secretária de Educação do Município de Iguatu e Ex - Coordenadora de Articulação e Gestão Educacional do Estado – SEDUC .

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