segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Vestibular 2010.1: 1347 candidatos para 160 vagas no Campus da URCA/Iguatu

A Comissão Executiva do Vestibular da Universidade Regional do Cariri, divulgou na Segunda, 07/12, a Concorrência Oficial para o Vestibular 2010.1. Para as 160 vagas do Campus Avançado de Iguatu se inscreveram 1347 candidatos.

O Curso de Direito chega a marca histórica de 607 inscritos com concorrência 15,18 candidato/vaga.

O Curso de Enfermagem registrou a inscrição de 363 candidatos e concorrência 9,08 candidato/vaga.

O Curso de Educação Física teve a inscrição de 254 candidatos e concorrência 6,35 candidato/vaga.

O Curso de Ciências Econômicas alcançou o registro de 123 candidatos e concorrência de 3,08 candidato/vaga.


O Professor José Ivo Ferreira de Souza, recebeu a Concorrência Oficial com bastante entusiasmo, fazendo questão de ressaltar o crescimento de mais de 100% nas inscrições para o Vestibular desde que assumiu a direção do Campus Iguatu no Segundo Semestre de 2007. " Atribuo o crescimento esponencial à gratuidade concedida pelo Governador Cid Gomes, que possibilita uma procura cada vez maior dos nossos cursos. E também atribuo a um trabalho muito esforçado pela equipe que tenho a honra de dirigir que está consolidando a nossa URCA como a mais importante ferramenta de educação superior da Região Centro - Sul. Os números divulgados da concorrência consolidam cada vez mais a URCA em Iguatu e a aproximação da construção do nosso Campus Próprio, o investimento de mais de 16 milhões pelo Governo do Estado que nos garantirão o espaço adequado para o bom desempenho das nossas atividades.

1347 candidatos ao Vestibular, 1200 alunos matriculados, 130 professores. São números que realçam a importância da URCA para a nossa Região. A Universidade que é Regional do Cariri, que também agora é Regional do Centro - Sul e é semente com certeza, da Universidade do Centro - Sul.

Homem é morto a facadas no Distrito de Alencar

Um homem veio a falecer após receber golpes de faca em Barrocas, localidade do Distrito de Alencar, seu nome: José Milton Elizânio, o fato aconteceu na noite deste domingo. Após receber os golpes o mesmo foi levado para o Hospital Regional de Iguatu mas a vítima não resistiu e faleceu na madrugada de hoje, o corpo deu entrada no IML/Iguatu às 07h:37min. e foi liberado às 11h:05min. Até o exato momento a PM não encontrou o meliante responsável pelos golpes.

Anunciada tabela do IPVA 2010 no Ceará

O secretário da Fazenda anunciou nesta segunda-feira (7), em coletiva, a tabela completa do IPVA 2010. A redução, com relação ao valor de 2009, tem média de 20%. Ao todo são mais de R$ 1 milhão de veículos tributados com previsão de arrecadação de R$ 322 milhões, representando um crescimento de 11,2% em relação a 2009.

Para os contribuintes que optarem pelo pagamento em parcela única o vencimento será agendado para 31 de janeiro, com desconto de 5%. Já o pagamento parcelado será agendado para 12 de fevereiro, 19 de março e 19 de abril em parcelas iguais.

Clique aqui e baixe a tabela completa.

Verdes Mares

Ciro cai; Serra e Dilma sobem nas intenções de voto para 2010

A pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira (7) mediu, também, a intenção de voto para a sucessão presidencial no próximo ano. O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), que lidera a disputa, subiu para 38 % na sondagem de novembro, ante 35 % em setembro.
A ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), tecnicamente empatada com o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) na pesquisa anterior, conquistou o segundo lugar com 17 % das intenções de voto. Ela tinha 15 % em setembro.
Já Ciro caiu para 13 % contra 17 % e a senadora Marina Silva (PV-AC) passou de 8 para 6 %.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 26 e 30 de novembro em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

Fonte: Globo Online

Fortaleza irá sediar encontro Franco- Brasileiro em 2010

Fortaleza foi escolhida para sediar o 4º Encontro da Cooperação Internacional Descentralizada Franco-Brasileira. A decisão ocorreu na sexta-feira (4), na cidade de Lyon (Região Rhône-Alpes, França), durante a terceira edição do encontro, que reúne centenas de representantes de várias cidades brasileiras e francesas. O evento, que ocorre a cada dois anos e já foi realizado no Rio de Janeiro, em Paris e em Lyon, acontecerá em Fortaleza em 2011.
O 3º Encontro da Cooperação Internacional Descentralizada ocorreu nestas quinta e sexta-feira, com a presença de Presidentes de Regiões e Departamentos, Governos de Estado, Prefeitos e representantes de governos locais, estaduais e territoriais da França e do Brasil.

A escolha de Fortaleza foi explicitada na Declaração de Lyon, documento final do evento, assinado pelos participantes: “…agradecemos a cidade de Fortaleza (Ceará,Brasil) pela proposta de acolher o 4º Encontro da Cooperação Descentralizada Franco-Brasileira em 2011”.

Divulgação dos 2.500 aprovados do Ronda do Quarteirão sem data definida

Devido a um equívoco no contrato com a UECE que será a responsável pela diculgação da lista oficial com os 2.500 aprovados do programa Ronda do Quarteirão novamente está adiada a apresentação da tão sonhada lista. Falamos há poucos instantes com o coordenador do programa, Coronel Brasil, e o mesmo nosa confirmou o novo adiamento, " devido a uma questão de contrato do governo com a UECE não poderemos anunciar hoje a lista, mas se tudo der certo amanhã sairá no Diário Oficial o acerto com a UECE e possivelmente na próxima quarta-feira deveremos anunciar os nomes do candidatos aprovados mas nada está confirmado" disse o Coronel Brasil.   

Prefeitura de Iguatu distribuirá 19 mil brinquedos para crianças


Na edição do Iguatu Natal de Luz 2009, mais de 19 mil crianças entre 1 a 12 anos estarão recebendo presentes do Papai Noel, estes são os dados repassados pela Secretaria de Educação que ao lado da Secretaria de Saúde da Terra da Telha fizeram um levantamento de quantas crianças existem na cidade que estão incluídos na faixa etária definida. “ Durante a minha primeira gestão demos inicio a este procedimento de colocar o mesmo brinquedo para as crianças ricas e pobres, com o mesmo Papai Noel e com a mesma alegria que a nossa equipe irá realizar esta distribuição. Igualdade, humildade mas principalmente a mensagem de união entre todos é isto que desejamos passar de mensagem para todas as mais de dezenove mil crianças que estarão recebendo seu brinquedo neste final de ano” afirmou o prefeito Agenor Neto.
São mais de 20 modelos de brinquedos que serão entregues para as crianças.

Acompanhe logo abaixo o cronograma da entrega dos brinquedos em Iguatu.


Dia 13 de dezembro de 2009


MANHÃ



Local: E.E.F.M ANTONIO ALBUQUERQUE – PSF: Vila Centenário/ Veneza

Horário: 8h

Localidade: Vila Centenário

Quantidade – 1230 crianças

Local: E.E.F Clara Alves DAER - PSF: Vila Centenário

Horário: 9h

Localidades: Vila Coqueiro e Bairro Altiplano, DAER, Córrego e Tanque

Quantidade – 863 crianças

Local: E.E.F ELZE LIMA VERDE – PSF: Santo Antonio/ Cocobó

Horário: 10h

Localidade: Santo Antonio/ Cocobó

Quantidade – 1624 crianças

Local: E.E.F N.S. Perpetuo Socorro – PSF: Alto do Jucá

Horário: 17h

Localidade: Alto do Jucá

Quantidade – 938 crianças


TARDE

Local: PSF: Areias

Horário: 17h

Localidade: Bairro Areias

Quantidade – 726 crianças

Local: CAIC – PSF: João Paulo II

Horário: 18 h

Localidade: João Paulo II

Quantidade – 1.095 crianças


DATA: 14 / 12/ 2009 – Segunda - Feira

MANHÃ
Local: E.E.F ANTONIO CIPRIANO – PSF: Barreiras

Horário: 7h30min -

Localidades: Barreiras dos Constantinos, Barreiras dos Paraibanos, Barreiras dos Pinheiros. Sítio Umari, Cedrinho, Água Branca, Grossos, Morada Nova, Umburana II, Sítio Varjota, Cantinho, Várzea da Lama, Vila Julieta, Varzinha, Pontilhão, Santa Clara, Catolé, Caboclo e Caiçara.

Quantidade – 712 crianças

Local: E.E.F MARIA IRISMAR MORENO MATOS – PSF: Suassurana

Horário: 9h

Localidade: Vila Suassurana Sítio Canto, Sítio Volta, Sítio Passagem, Varjota dos Rufinos, Volta do Tomé, Morada Nova dos Coelhos, São José, Sítio Cigano, Sítio Alcântara, Sítio Mirassul, Caboclo, Encantado, Quati, Caiçara, Santo Antonio, Campo Alegre, Cachoeirinha dos Olímpios, Morada Nova dos Alexandres, Boa Vista, Sítio Junco, Sítio Tourada, Agrovila I e II.

Quantidade – 300 crianças

Local: E.E.F ANTONIO CIRILO – PSF: Baú

Horário: 10 h

Localidades: Sítio Tonante, Sítio Baú, Baixio dos Ferreiras, Catolé dos Vieiras, Umburana, Latada do Areré, Chapada dos Ângelos, Sítio Galízia, Catolé dos Timóteos, Sítio Minas, Raposa e Sítio Veneza.

Quantidade – 245 crianças

Local: CEM Pe. JANUÁRIO CAMPOS – PSF: COHAB

Horário: 11h

Localidade: COHAB I e II

Quantidade – 1.208 crianças

Local: E.E.F JOSÉ HONÓRIO CAVALCANTE – PSF: São Sebastião.

Horário: 11h

Localidade: Gameleira, Barra I e II, Cavaco e Cantinho.

Quantidade – 356 crianças
TARDE

Local: E.E. F DOMINGOS FELIX TEIXEIRA - PSF: Recreio

Horário: 16h

Localidade: Recreio, Açude Novo, Cozinhas, Veados, Regalo Baixiozinho, Retiro Caititu, Varjota dos Rufinos, Sítio Bom Jesus, Pereiro I e II, Belo Monte e Urubu.

Quantidade: 407 crianças

Local: E.E. F JEREMIAS FELIPE - PSF: Recreio

Horário: 17h

Localidade: Canafistula dos Alves, São Joaquim, Lagoa de Baixo, Monte Verde, Canafistula dos Freitas Catolé, Riacho Vermelho, Morada Nova, André e Tipis

Quantidade: 234 crianças

Local: E.E.F Alba Araújo – PSF: Vila Neuma

Horário: 18h

Localidade: Vila Neuma / Vila Moura

Quantidade – 1.372 crianças

DATA: 15 /12/ 2009 – Terça- Feira

MANHÃ

Local: E.E.F Joaquim de Souza Pinto - PSF: Cajazeiras

Horário - 7h30min

Localidades: Chapadinha, Vila Cajazeiras e Sítio Itans

Quantidade – 552 crianças

Local: E.E.F João Rocha Fialho/Manoel Guedes de Carvalho PSF: Gadelha

Horário: 8h30min

Localidades: Quixoá, Serrote e Baxio dos Bastos, Sítio Japão, Morada Nova, Bom Sucesso, Umburana dos Barbosas, Lagoa dos Moreiras, Sítio Escadinha, Acampamento Batista, Sítio Juá, Umburana dos Domingos, Piripiri, Vaca Morta, Riacho Fundo, Croata, Sítio Barriga, Açude Velho, Sítio Cajás, Sítio Guiné, Várzea Grande, Serra do Bravo, Lagoa dos Dantas,Sítio Bravo, Sítio São José, Sítio Laranjeiras, Sítio Paredão, Vila Gadelha, Cardoso III, Amapá, Água Fria, e Cipaúba.

Quantidade – 917 crianças

Local: E.E.F Maria Selvita Bezerra - PSF: Penha

Horário: 9h30min

Localidades: Cardoso I, Penha, Fomento, Cardoso II e Quixoá dos Dinos.

Quantidade – 837 crianças

Local: E.E.F São Sebastião - PSF: Barro Alto

Horário: 10h30min

Localidades: Quixoá, Córrego, Lagoa de Iguatu, Barro Alto, Barra do Cangati, Quixoá dos Bastos, Queimadas e Aroeira.

Quantidade – 450 crianças

TARDE

Local: E.E.F Carlota Távora – PSF: Bairro Flores

Horário: 16h

Localidades: Bairro Flores e Bairro Paraná

Quantidade – 1.307 crianças

Local: Colégio Adahil Barreto – PSF: Brasília/ São Sebastião

Horário: 17h

Localidades: Brasília, São Sebastião, Barra I, Cantinho, Gameleira, Barra II e Cavaco.

Quantidade – 1.595 crianças

Local: ASSOCIAÇÃO DE MORADORES – PSF: Jardim Oásis

Horário: 18h

Localidade: Jardim Oásis

Quantidade – 803 crianças


DATA: 20 /12 / 2009

MANHÃ

Local: E.E.F José Cardoso de Araújo - PSF: Aroeiras/Alencar II

Horário: 8h

Localidades: Riacho da Areia, Sítio Catolé, Riacho Fundo, Cipó, Cipó II, Barrocas, Timbaúba, Jurema, Conceição dos Vicentes, Cajuzé, Conceição dos Abias, Sítio Lagoas, Catingueira e Caipora.

Quantidade – 430 crianças

Local: E.E.F Onélia Pereira de Lavor (Estrada) – PSF: Alencar I

Horário: 9h

Localidade: Sítio Veados, Vertentes, Carrapicho II, Sítio Estrada I e II, Sítio Cachoeira, Várzea Grande, Sítio Baixas, Sítio Tabuleiro e Malhada Limpa.

Quantidade – 308 crianças


Local: E.E.F Marta Maria Sobreira (Sede) – PSF: Alencar I

Horário: 10h

Localidades: Alencar (sede), Aceno, Mosquito de Cima, Mosquito de Baixo, Rússia, Lagoa do Barro, Aracajú, Cipauba, Sítio Carnaúba, Varzinha, Pitombeira, Cruz de Pedra, Casquinho, Cajuí, Várzea de Fora, Junco, Logradouro, Catolé dos Beneditos, Croata, Açude do Governo, Raposa. , Córrego, Vila União Sítio Grossos e Sítio Angelim.

Quantidade – 685 crianças


Local: E.E.F José Pereira Lopes (Cajás) – PSF: Alencar II

Horário: 11h

Localidades: Cajás, Atoleiro, Carrapicho e Lagoa Redonda.

Quantidade – 280 crianças

Local: Antonio Francelino Sobrinho – PSF: Santa Rosa

Horário: 16h

Localidade: Tambiá, Genipapeiro e Juazeirinho

Quantidade – 117 crianças

Local: E.E.F Francisco Sebastião Uchoa – PSF: Santa Rosa

Horário: 17h

Localidade: Córrego, Espinho, Santa Rosa I, II e III e Serrote

Quantidade – 565 crianças

Fonte: Prefeitura de Iguatu

ÁUDIO: Secretário de Justiça do Ceará anuncia reforma da Cadeia Pública de Iguatu


Na manhã desta segunda-feira uma mega operação policial aconteceu em Iguatu onde 23 policiais fizeram a transferência de 32 presidiários da Cadeia Pública de Iguatu para a Penitenciária Industrial Regional do Cariri em Juazeiro do Norte o motivo desta movimentação é que finalmente na próxima semana terá início a tão sonhada reforma da Cadeia em Iguatu, a empresa responsável será a CJ Serviços de Construção LTDA.


O valor da reforma será de R$ 202.704,60 e terá a duração de 90 dias, mas a equipe de reportagem do Iguatu.Net entrou em contato com o Secretário de Justiça Marcos Cals e o mesmo confirmou o início da reforma da cadeia, “ está para ter início esta reforma que é tão desejada pela população, iremos acompanhar todo o trabalho desta empresa a CJ e queremos o mais rapidamente possível a finalização para que possa dar segurança para todos e a possibilidade de uma recuperação dos presos” disse Marcos Cals.

Escutem a entrevista completa logo abaixo:


Motorista embriagado atropela, foge e bate em veículos em Iguatu

Neste domingo,06/12, por volta das 19:30 horas, a Polícia Militar fora informada de um acidente de trânsito(atropelamento), que ocorrera na avenida Dr. José Montenegro, s/n,centro de Iguatu/CE.

A VTR RD 1241 composta pelo policiais militaresSD PM EDUARDO e o SD PM ESTEVAN, compareceram no local, no entanto,o veículo identificado como o atropelador, era uma scania de cor branca que empreendeu fuga pela contramão tomando rumo ignorado, mais na frente, abalroou em um carro Pálio no bairro João Paulo II e uma S10 na rua 15 de Novembro, sendo apreendida na rua Guilardo Gomes deAraújo, s/n, no bairro Cohab III, em Iguatu/CE, com ajuda de populares que a todo instante passavam informações sobre o deslocamento desta,foi identificada como scania Mercedes Benz de cor branca, onde o condutor desceu altamente embriagado, sem condições de prestar qualquer informação verídica, logo, através de documento de identificação foi identificado por JOSÉ ALEX SOARES DE OLIVEIRA, 24anos, de imediato, foiconduzido para a DRPC de Iguatu/CE, onde foi autuado pela a autoridade competente.

Bala para todos os lados na Rua 12 de outubro

No dia de ontem, 06/12,por volta das 20:00horas, a Polícia Militar fora informada de alguns disparos de arma de fogo, que estavam ocorrendo na rua 12 de Outubro, nº 18, no bairro Paraná, em Iguatu/CE.

A VTR 2452 composta pelo - SD PM NILSON e o -SD PM ANANIAS, compareceram no local, logo, populares informaram queum indivíduo baixo, moreno e magro, de posse de uma arma de fogo tipo revólver, havia efetuado alguns disparos e tomou rumo ignorado, neste momento, outra ligação para o Quartel de Iguatu/CE, dava conta de outros disparos que estavam ocorrendo na rua Vereador Luiz Barreto,próximo ao Chafariz, no entanto, esta mesma composição policial fez um deslocamento até o local, onde encontrou um senhor que disse que o seu filho, a pessoa de TARCIANO CARDOSO DA SILVA, 23 anos, foi vítima de lesão corporal à bala,contudo, não sabia dar qualquer informação sobre o motivo ou mesmo sobre o infrator; já no Hospital Regional de Iguatu/CE, onde a vítima fora atendida, um irmão desta, informou que ele sofreu um disparo na virilha, efetuado por um indivíduo conhecido por "BOCÃO", ja´, o motivo continua oculto. Policiais iniciaram diligências no intuito deidentificar, localizar e efetuar a prisão do infrator.

Acidente de trânsito na Av. Agenor Araújo

No dia de ontem, 06, por volta das 20:30horas, a Polícia Militar fora informada sobre um acidente de trânsito(queda de moto), ocorrido na avenida Agenor Araújo, s/n, bairro Vila Jardim, em Iguatu/CE.

A VTR RD 1238, composta pelos policiais SD PMASSIS, SD PM - EMANUELLE e o SD PM – M. GIORGIO, compareceram nolocal, isolando-o até a chegada de uma ambulância que conduziu uma vítima que estava aparentemente em estado grave para o Hospital Regional de Iguatu/CE. Vale ressaltar que no local não havia qualquer veículo, foram populares que informaram ter sido uma queda de moto. No hospital citado, a vítima foi identificada por ALESSANDRO ALEXANDRE DASILVA BEZERRA, 21 anos, o mesmo sofreu um corte profundo na testa e uma fratura exposta na perna esquerda, o mesmo será submetido a cirurgia.

Moto furtada é encontrada pela PM em Mombaça

No dia de ontem, 06/12, por volta das 13:00 horas, a Polícia Militar do Destacamento Policial de Mombaça/CE, realizando diligências, ao passarem na estrada que dá acesso ao açude Serafim Dias, distante 03 Km de Mombaça/CE, encontraram um veículo literalmente abandonado, onde nenhum transeunte ou qualquer morador,sabia informar sobre o seu proprietário.

A Polícia Militar, através da VTR-2472,composta pelos policiais, - CB PM ALBERTO , - CB PM INÁCIO e o - SD PMLEAL, identificaram o veículo como sendo uma moto Honda FAN 125 de cor azul, ano 2004/05 sem placa e com o chassi raspado, logo,conduziram-na a DPC de Mombaça/CE, no entanto, chegou a esta delegacia, a pessoa de FRANCISCO VIEIRA LIMA, 23 anos, este foi interrogado sobre a aquisição do veículo em tela, respondendo logo que havia comprado de um primo seu pela quantia de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais),e que irá procurá-lo para assim esclarecer o fato.Os policiais militares, embora tendo entregue na citada delegacia o veículo, ao saber do fato pelo declarante, iniciou diligências no intuito decondir tambem a pessoa em menção pelo declarante, apresentando a autoridade policial competente para realizar as autuações na forma dalei.

Almas sebosas roubam idosa dentro da sua casa em Catarina

Neste domingo, 06/12, por volta das 10:00horas, Policiais Militares do Destacamento PM de Catarina/CE tomaram conhecimento acerca de um roubo a residencia, ocorrido na noite do dia 05/12/09, por volta das 21h:30, onde dois(02) elementos, encapuzados e armados, invadiram a residência da Senhora MARIA FERREIRA DE ANDRADE,e subtraíram da referida a quantia de R$ 5.200,00 (cincomil e duzentos reais); que, após praticarem do delito, os mesmos fugiram em uma motocicleta, não identificada pela vítima, tomando rumo desconhecido.

Logo após tomar conhecimento do fato, que foi informado aos PM´s por meio de um sobrinho da vítima, identificado apenas por Luiz Roberto Lima, um representação daquele destacamento,através da VTR RP 2362, composta pelos policiais CB PM JUCÁ, CB PMANANIAS e o SD PM VILSON, está realizando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do delito, como também reaver a quantia subtraída pelos infratores.

Bebida e direção mistura que causou acidente de trânsito em Acopiara

Na madrugada de hoje, 07/12, por volta de 01:00 hora, a Polícia Militar foi informada acerca de um acidente de transito na Vila Esperança,Acopiara-CE.

A Polícia Militar, através da VTR* 2482,composta pelo 1º SGT ROGÉRIO ; CB 1 ADJACIR e SD BRAGA, ,  compareceu ao local da ocorrência, diligenciando no sentido de socorrer a vítima e periciar sobre o fato. A vítima PATRÍCIO SARMENTO BARBOSA,  conduzia seu veículo MOTO HONDA POP 100, placa HYM 5088 ACOPIARA/CE, de cor PRETA, ano 2008, vindo a perder o controle do transporte e consequentemente cair na superfície da parede no Açude do Estado, localizado na Vila Esperança/Acopiara-Ce. Segundo populares a vítima apresentava fortes sintomas de embriaguez. Em se tratando de danos materiais a moto ficou bastante danificada, principalmente na sua dianteira, e quanto a vítima foi socorrida pelos PM’s até o Hospital local Júlia Barreto, e em seguida foi transferida para oIJF(Instituto José Frota), tendo em vista ter sofrido forte pancada nacabeça, com suspeita de traumatismo craniano, além de muitas escoriações em todo o corpo.

Projeto prevê construção de 100 novas casas em Quixelô

Um programa de construção de casas populares em substituição às antigas moradias de taipa começa a beneficiar famílias da zona rural deste município, localizado na região Centro-Sul. O projeto é da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com a Prefeitura e prevê a construção de 100 unidades. O objetivo é prevenir o mal de chagas, eliminando focos do inseto conhecido por barbeiro, que é o causador da doença.

As primeiras unidades estão em construção na localidade de Chapada. As obras começaram em agosto passado e 12 casas já foram concluídas e mais 15 estão em andamento. Os operários trabalham em ritmo intenso para que as obras sejam concluídas antes de iniciar o período de chuvas. "Até fevereiro do próximo ano, vamos construir mais 18 casas", disse o encarregado das obras, Raimundo Nonato de Oliveira. "Esse é um projeto importante para toda a comunidade".

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do município, serão investidos R$ 753 mil na construção das moradias populares. A Prefeitura tem uma contrapartida de R$ 50 mil. O prefeito Gilson Oliveira disse que o programa faz parte de um esforço da administração para melhoria de qualidade de vida da população e visa reduzir a incidência do mal de chagas na zona rural do município.

As casas de taipa, além de abrigarem o inseto popularmente conhecido por barbeiro ou chupão nas frestas entre o barro e a madeira de sustentação, são quentes, baixas e, geralmente, têm piso de terra. "A nossa meta é acabar com esse tipo de moradia nos próximos três anos", anunciou Gilson Oliveira.

Outras unidades já foram construídas em administrações passadas e o atual prefeito dá continuidade e tenta ampliar o número de habitações construídas, com a finalidade de atender a um número maior de moradores da região.

As novas casas de alvenaria com piso em cimento, dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço são construídas ao lado das antigas habitações de taipa, que são destruídas com o objetivo de evitar que outras famílias passem a morar nas velhas unidades.

Na localidade de Chapada, as 12 famílias beneficiadas com o programa mostram-se satisfeitas. "Não tem comparação", disse a dona de casa, Aurilene Dimas da Silva. "É uma outra realidade morar em uma casa de alvenaria". A aposentada Diolina Gomes foi enfática: "Só Deus sabe da minha felicidade e da alegria que foi passar a morar numa casa bem melhor, com mais conforto". É desta forma que os moradores se sentem: felizes ao mudarem para uma casa com estrutura melhor.

O agricultor Francisco Souza lembra do calor, da poeira e do desconforto da antiga casa de taipa. "Era muito quente, o piso era de chão batido", disse. "Durante o dia a gente não suportava o calor e quando chovia havia muitas goteiras". As famílias estão satisfeitas e acompanham o andamento da construção das outras casas. "Aqui todos fiscalizam a obra, esperando a sua vez para entrar na casa nova", disse a dona de casa, Josefa Ribeiro.
Além da Chapada, outras comunidades de Quixelô serão beneficiadas: Bandeira, Salsa, Mulungu, Boa Vista, Córrego, Recanto e Anjicos. As famílias dessas localidades vivem a expectativa de serem atendidas com uma casa popular em substituição às habitações de taipa. É uma forma que os moradores têm para a qualidade de vida.

O prefeito de Quixelô, Gilson Oliveira, anunciou também a construção da adutora de água do Rio Trussu até o sistema atual de captação em poços e tratamento do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), numa distância de até cinco quilômetros.

Diário do Nordeste/Honório Barbosa

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |