segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Secretaria de Educação de Iguatu apresenta os modelos de fardamentos dos alunos, professores e funcionários

Estes são os modelos de uniformes apresentados pela Secretaria de Educação de Iguatu para o ano de 2008, o anúncio dos modelos escolhidos irá acontecer no dia 30 de novembro, até lá professores, alunos e funcionários estão participando de uma votação nas escolas da rede municipal.

Professor Aécio D´ Silva que está nos EUA, fala para Iguatu sobre o projeto Pinhão Manso

A internet é fantástica, na última semana apresentamos um áudio onde o prefeito Agenor Neto e o professor Aécio D´Silva falavam sobre o projeto Pinhão Manso, então pedimos para o professor que se encontra nos Estados Unidos que entrasse em contato com o Blog de Iguatu, e isto aconteceu, com exclusividade o incentivador para que o prefeito Agenor Neto possa trabalhar na instalação da usina de biodiesel em Iguatu escreveu para o Blog do nosso município, neste e-mail Aécio D´Silva fala da sua alegria na possibilidade de instalar um projeto tão audacioso na sua região, parabeniza muitas personalidades do município pelos seus feitos, demonstrando estar acompanhando passo a passo toda movimentação social de Iguatu, fala do seu encontro com o prefeito Agenor Neto nos EUA e muito mais, amigos conheçam um pouco da personalidade e do idealismo de um dos maiores nomes do país na área do conhecimento do cultivo do Pinhão Manso.

" Inicialmente quero parabenizar o Blog de Iguatu pelo excelente trabalho que vem realizando divulgando esta dinamica cidade Cearense. Vocês nem imaginam como é grande o alcance deste blog. Este elemento de Social Midia é um instrumento vital e importante na dissiminação de informações sobre Iguatu para todo o mundo. Parabens por mostrar nossa querida Iguatu para o mundo.

Quero em seguida parabenizar a população Iguatuense pela escolha do Prefeito e Lider, agora Internacional, Agenor Neto. Parabens por colocar na edilidade municipal alguem com uma visão dos problemas e soluções para todo o Nordeste. Pelas as informações que tenho, hoje temos em Agenor Neto algo novo, confiavel e completamante diferente na política Brasilieira. O seu trabalho já passou as barreiras nacionais e hoje, depois que nos visitou aqui no USA, nao somente Iguatu e o Brasil, mas a comunidade internacional está encantanda com a sua liderança dinamica e olhando fascinada o que ele está conseguindo fazer.

Aproveito esta oportunidade também para parabezar a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa; os ganhadores do Trofeu Telha de Ouro; o Empresário José Alves de Oliveira, o Zenir, pela escolha como Lojista do Ano; e o Pastor Zezinho pelos 70 anos da Assembleia de Deus na região. Parabens a todos.

Queria agora falar um pouco sobre como fui introduzido a Iguatu. No dia 22 de outubro de 2007 tive o grande previlégio e honra de conhecer o Prefeito Agenor Neto quando de sua visita ao Parque Tecnológico da Universidade do Arizona. Neste encontro de trabalho o Prefeito nos introduziu Iguatu. Mostrou como ele acredita nesta cidade e que esta fazendo para dinamizar o município. Depois de ouvir atentamente e fazer umas perguntas bem honestas, disse ao Prefeito que se ele está realmente fazendo 50% do que ele estava mostrando, ele era realmente um dos melhores prefeitos do Brasil eu uma esperança a tantos que não acreditam mais em políticos. Ele replicou que não estava mostrando nem na metade do que ele estava fazendo.

Em seguida, vendo o dinamismo e entusiasmo do Agenor Neto para sua cidade e o Nordeste, a sua visão e desejo de trazer progresso e prosperidade para tôda a regiao, decidi, mesmo já quase totalmente compromissado para os próximos cinco anos, acreditar no que ele estava mostrando e lhe falei de algumas idéias e exemplos práticos de Tecnológia e Desenvolvimento Integrado Sustentavel que temos desenvolvidos. Sugeri que Polos similares poderiam ser desenvolvidos para dinamizarem a economia de Iguatuense e de tôda a região. Poderia começar com um Polo de BioCombustivies em Iguatu, com a implantaçao da uma Refinaria de Biodiesel e Glicerina, tendo como força motora, o Pinhão Manso e outras plantas energéticas. Um Polo como este é um projeto arrojado, de grande envergadura e que pode mudar o panorama socio-ecomomico de toda uma região. O Pref. Agenor com a sua visao positiva de sempre pensar e trazer o melhor para Iguatu, ficou deveras interessado e disse que assim que chegasse no Brasil ele me telefonaria de volta.

Bem, pensei que nunca mais me telefonaria. Muitos polítcos (governadores, deputados, senadores, prefeitos, etc) nos visitam e nunca mais dão as caras. Mas ele compriu com sua palavra inicial e assim que chegou ao Brasil entrou em contato comigo. Com isto ele me convenceu que está realmente sério em implantar um Polo de Biocombustiveis e BioEnergia para Iguatu. Além disto, vi algo diferente no Prefeito Agenor Neto e disse que tentaria mais uma vez acreditar em um político e colocar nossos conhecimentos para melhorar a vida dos irmaõs Nordestinos. Ele imediatamente me pediu que apresentasse um plano de 3 anos de Biocombustiveis para Iguatu como parte de um amplo Plano de Tecnologia e Desenvolvimento Integrado Sustentavel para o o município. O Plano que o Pref. Agenor Neto e eu temos conversado tem um enfoque sistêmico com alternativas concretas e práticas de Polos setoriais de Desenvolvimento Integrado Sustentavel. Vai mexer e abranger todos os setores econômicos não somente do município, mas de toda região. A Refinaria de Biodiesel e Glicierina e o Pinhao Manso são somente os componentes inciais deste Plano. Tem muito mais para vir. O enfoque é geraçao de renda e empregos, não doaçao de renda.

É claro que ainda estamos nas discussões finais se vamos executar o que estou falando aqui. Contudo, se conseguirmos chegar a um entendimento final de realmente realizar o que estamos planejando, os Programas e Projetos que podem ser desenvolvidos em Iguatu podem trazer para o múnicípio uma nova dimensão tecnológica, economica e social que possam colocar toda a região num nova realidade de inovação, geraçao de renda e prosperidade.

Uma coisa porém deixei bem claro deste o início ao Prefeito e a todos que por ventura venham participar deste plano de todos. Nenhum Plano, Programa, Projeto ou Tecnlologia vai conseguir mudar nada, se não tivermos uma ATITUDE-POSITIVA-CRIATIVA (APC) em tudo que vamos realizar. Normalmente, as pessoas perguntam todas as vezes que inicio um plano como este, qual são os fatores ou pre-requesitos básicos para termos sucesso no que estamos projetando. Elas pensam que vou dizer que é uma tecnologia revolucionária que vai mudar tudo de noite para o dia. Minha resposta é sempre a mesma: ter uma liderança séria e determinada a nunca desistir diante de desafios e um povo com uma ATITUDE-POSITIVA-CRIATIVA diante de tudo que acontece diante deles e delas.

Na realidade, nossos Planos começam com um treinamento intensivo de como ter a atitude certa diante de tudo e como gestionar negócios e empresas com qualidade total usando uma tecnologia de liderança-gerencial que criei chamada de "Total Quality Leadership System - TQLS" (nosso sistema de gestão e liderança empresarial de qualidade total). Escrevi um livro-manual de umas 500 páginas sobre isto que espero publicar em portugues em breve. Isto é, tudo que ensino, transfiro e capacito é baseado em Atitude-Positiva-Criativa e TQLS. Um povo sem alto-estima, com espírito derrotado, com medo de tudo, que não acredita em nada, por mais justificativas e desculpasites (este termo é novo) que tenha, nunca vai a lugar nenhum. Ficam sempre esperanado que sua vaquinha só tenha o couro e o osso e morra de fome e sede. Ai tentam São Paulo. Sendo assim, o ensinamento básico inicial para ter sucesso nestes planos, nao se encontra na tecnologia em si mesma (embora ela seja bem importantes mais adiante), mas nos ensinamantos Bíblicos que dizem: "Nao vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovaçao constante e contínua de vossas mentes".

Este é o lema básico de início de todo que planejamos. As tecnlogias vêm em seguida, a Atitude certa vem em primeiro lugar. Nunca devemos aceitar e nos conformamos com este mundo de probreza, miséria, violencia, falta de empregos, secas, a vaquinha com o couro e o osso, falta de futuro, presente sem saidas, promessas nunca compridas. Nunca podemos ficar esperando ou culpando outros pelo que somos ou não somos. Tudo que somos ou não somos é nossa responsabilidade. A mudança tambem é nossa responsabilidade."

Prof. Aecio D'Silva. Sou Nordestino Sertanejo (Pernanbucano). Minha formaçao de Engenheiro foi na Universidade Federal Rural de Pernambuco (1974), o mestrado foi na Oklahoma State University-USA (1983), Doutorado e três Pos-doutorados na University of Arizona-USA (1991). Trabalhos com sistemas de Biotechnologias, Aquabioponics, BioCombustiveis (Jatropha e Algas) e Total Quality Leadership Systems. Acrescento o texto abaixo que achei na internet e inclui em um dos meus livros-texto (Attitude-Positive-Creative is Everything Else - Atitude-Positiva-Criativa é Tudo e o Resto) que uso nos meus cursos de Introduçao a Tecnologia de Ponta e Desenvolvimento Sustentavel Integrado. Este texto resume de forma clara o que realmente precisamos para mudarmos as nossas condições em todos os sentidos.

Um abração para todos,

Prof. Aecio D'Silva

"Agenor Neto acredita que a educação pode mudar a vida das pessoas " Marlene Amâncio

Secretária de Educação de Iguatu Marlene Amâncio

Esta é a frase em destaque da Secretária de Educação do Município Marlene Amâncio que o Blog de Iguatu entrevistou na última semana, nesta reportagem você irá saber sobre a sua participação no XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro e I Colóquio Ibero-Americano de Política e Administração da Educação 'POR UMA ESCOLA DE QUALIDADE PARA TODOS', onde apresentou um relato de experiência intitulada como GESTÃO EDUCACIONAL EM CENÁRIOS DE ESCASSEZ: A EXPERIÊNCIA DO CEARÁ, juntamente com a ex- Secretária de Educação do Estado do Ceará, Sofia Lerche Vieira e Secretária Adjunta Eloisa Maia Vidal. O evento foi organizado pela ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação, em Porto Alegre -RS, destaque também para o plano municipal de educação que será apresentado na Câmara Municipal de Iguatu. Acompanhe passo a passo esta entrevista em áudio nos links logo abaixo:

Clique aqui e escute a 1ª parte da entrevista.

Clique aqui e escute a 2ª parte da entrevista.


COGERH Seção Iguatu afasta problemas de racionamento de água

Vandiza Sucupira, gerente da COGERH Seção Iguatu

O Blog de Iguatu possui um monitoramento on-line do Açude do Trussu baseado em dados da COGERH (Companhia de Gestão e Recursos Hídricos) que sempre são apresentados em seu site e também no portal do Governo do Estado do Ceará, devido ao período de estiagem várias pessoas começam a questionar sobre a atual capacidade de armazenamento do Trussu e já nasce um temor por parte da população na possibilidade da falta de água no município , para tirar todas as dúvidas sobre esta questão, entrevistamos a gerente da COGERH seção Iguatu, Vandiza Sucupira que categoricamente afastou qualquer possibilidade de um racionamento de água em Iguatu” isto está fora de cogitação, o Trussu está com uma capacidade atual tranqüila” garante Vandiza . Escute a entrevista completa logo abaixo e saiba detalhes da manobra realizada com vários açudes que pode dar fim a denominação de rio mais seco do mundo ao Jaguaribe. Clique aqui e ouça a entrevista.

Clubes, açudes, rios e cachoeiras poderão ser interditados

Major Freitas, Comandante do Corpo de Bombeiros de Iguatu

Este é o aviso do Comandante do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros de Iguatu que cedeu esta entrevista para o Blog de Iguatu e Rádio Liberdade AM, após o incêndio que aconteceu na loja Zenir de Juazeiro do Norte, vários comerciantes nos questionaram sobre as reais condições de combate a incêndios do nosso Corpo de Bombeiros, então decidimos realizar esta entrevista com o Major Freitas que além de falar sobre esta questão, alertou a todos os locais que recebem a população como: açudes, rios, clubes, cachoeiras... que devem possuir salva vidas no local, caso não tenha deverá ser fechado.

A “Operação Férias” terá início neste mês de dezembro e durante esta operação o efetivo de 40 homens do 4ºGCB de Iguatu estará em alerta total devido à alta temporada é assim que é denominada pelos soldados do Corpo de Bombeiros, o período de férias onde crianças, jovens e adultos possuem mais tempo para o lazer, aumentando consideravelmente o risco de acidentes em locais como açudes, clubes, rios, cachoeiras... para amenizar esta situação uma forte fiscalização deverá acontecer nestes locais que deverão possuir salva vidas, quem afirma isto é o Major Freitas “ realmente estaremos fiscalizando ainda mais neste sentido e quem não estiver cumprindo esta norma não iremos poupar, vamos fechar o local “ disse o Major. Já em relação a real condição de combate a incêndios em Iguatu, o Major Freitas respondeu rapidamente “podemos sim combater incêndios em Iguatu “... mas logo em seguida continuou com a seguinte resposta “ no caso de um incêndio de proporção como àquele da Loja Zenir, em Juazeiro, temos que buscar reforços nas seções localizadas em outros municípios” afirmou o Comandante do 4ª GCB.

Major Freitas falou sobre os caminhões de combate a incêndios que são dois no total, sendo que um destes está na oficina e não tem previsão de volta, destaque para as ações do Corpo de Bombeiros de Iguatu que oferecem gratuitamente cursos de salva vidas quem quiser se informar basta ligar para 3581 9133/9134.

Para ouvir toda a entrevista com o Major Freitas basta clicar aqui.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails