segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Professor Aécio D´ Silva que está nos EUA, fala para Iguatu sobre o projeto Pinhão Manso

A internet é fantástica, na última semana apresentamos um áudio onde o prefeito Agenor Neto e o professor Aécio D´Silva falavam sobre o projeto Pinhão Manso, então pedimos para o professor que se encontra nos Estados Unidos que entrasse em contato com o Blog de Iguatu, e isto aconteceu, com exclusividade o incentivador para que o prefeito Agenor Neto possa trabalhar na instalação da usina de biodiesel em Iguatu escreveu para o Blog do nosso município, neste e-mail Aécio D´Silva fala da sua alegria na possibilidade de instalar um projeto tão audacioso na sua região, parabeniza muitas personalidades do município pelos seus feitos, demonstrando estar acompanhando passo a passo toda movimentação social de Iguatu, fala do seu encontro com o prefeito Agenor Neto nos EUA e muito mais, amigos conheçam um pouco da personalidade e do idealismo de um dos maiores nomes do país na área do conhecimento do cultivo do Pinhão Manso.

" Inicialmente quero parabenizar o Blog de Iguatu pelo excelente trabalho que vem realizando divulgando esta dinamica cidade Cearense. Vocês nem imaginam como é grande o alcance deste blog. Este elemento de Social Midia é um instrumento vital e importante na dissiminação de informações sobre Iguatu para todo o mundo. Parabens por mostrar nossa querida Iguatu para o mundo.

Quero em seguida parabenizar a população Iguatuense pela escolha do Prefeito e Lider, agora Internacional, Agenor Neto. Parabens por colocar na edilidade municipal alguem com uma visão dos problemas e soluções para todo o Nordeste. Pelas as informações que tenho, hoje temos em Agenor Neto algo novo, confiavel e completamante diferente na política Brasilieira. O seu trabalho já passou as barreiras nacionais e hoje, depois que nos visitou aqui no USA, nao somente Iguatu e o Brasil, mas a comunidade internacional está encantanda com a sua liderança dinamica e olhando fascinada o que ele está conseguindo fazer.

Aproveito esta oportunidade também para parabezar a nova presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa; os ganhadores do Trofeu Telha de Ouro; o Empresário José Alves de Oliveira, o Zenir, pela escolha como Lojista do Ano; e o Pastor Zezinho pelos 70 anos da Assembleia de Deus na região. Parabens a todos.

Queria agora falar um pouco sobre como fui introduzido a Iguatu. No dia 22 de outubro de 2007 tive o grande previlégio e honra de conhecer o Prefeito Agenor Neto quando de sua visita ao Parque Tecnológico da Universidade do Arizona. Neste encontro de trabalho o Prefeito nos introduziu Iguatu. Mostrou como ele acredita nesta cidade e que esta fazendo para dinamizar o município. Depois de ouvir atentamente e fazer umas perguntas bem honestas, disse ao Prefeito que se ele está realmente fazendo 50% do que ele estava mostrando, ele era realmente um dos melhores prefeitos do Brasil eu uma esperança a tantos que não acreditam mais em políticos. Ele replicou que não estava mostrando nem na metade do que ele estava fazendo.

Em seguida, vendo o dinamismo e entusiasmo do Agenor Neto para sua cidade e o Nordeste, a sua visão e desejo de trazer progresso e prosperidade para tôda a regiao, decidi, mesmo já quase totalmente compromissado para os próximos cinco anos, acreditar no que ele estava mostrando e lhe falei de algumas idéias e exemplos práticos de Tecnológia e Desenvolvimento Integrado Sustentavel que temos desenvolvidos. Sugeri que Polos similares poderiam ser desenvolvidos para dinamizarem a economia de Iguatuense e de tôda a região. Poderia começar com um Polo de BioCombustivies em Iguatu, com a implantaçao da uma Refinaria de Biodiesel e Glicerina, tendo como força motora, o Pinhão Manso e outras plantas energéticas. Um Polo como este é um projeto arrojado, de grande envergadura e que pode mudar o panorama socio-ecomomico de toda uma região. O Pref. Agenor com a sua visao positiva de sempre pensar e trazer o melhor para Iguatu, ficou deveras interessado e disse que assim que chegasse no Brasil ele me telefonaria de volta.

Bem, pensei que nunca mais me telefonaria. Muitos polítcos (governadores, deputados, senadores, prefeitos, etc) nos visitam e nunca mais dão as caras. Mas ele compriu com sua palavra inicial e assim que chegou ao Brasil entrou em contato comigo. Com isto ele me convenceu que está realmente sério em implantar um Polo de Biocombustiveis e BioEnergia para Iguatu. Além disto, vi algo diferente no Prefeito Agenor Neto e disse que tentaria mais uma vez acreditar em um político e colocar nossos conhecimentos para melhorar a vida dos irmaõs Nordestinos. Ele imediatamente me pediu que apresentasse um plano de 3 anos de Biocombustiveis para Iguatu como parte de um amplo Plano de Tecnologia e Desenvolvimento Integrado Sustentavel para o o município. O Plano que o Pref. Agenor Neto e eu temos conversado tem um enfoque sistêmico com alternativas concretas e práticas de Polos setoriais de Desenvolvimento Integrado Sustentavel. Vai mexer e abranger todos os setores econômicos não somente do município, mas de toda região. A Refinaria de Biodiesel e Glicierina e o Pinhao Manso são somente os componentes inciais deste Plano. Tem muito mais para vir. O enfoque é geraçao de renda e empregos, não doaçao de renda.

É claro que ainda estamos nas discussões finais se vamos executar o que estou falando aqui. Contudo, se conseguirmos chegar a um entendimento final de realmente realizar o que estamos planejando, os Programas e Projetos que podem ser desenvolvidos em Iguatu podem trazer para o múnicípio uma nova dimensão tecnológica, economica e social que possam colocar toda a região num nova realidade de inovação, geraçao de renda e prosperidade.

Uma coisa porém deixei bem claro deste o início ao Prefeito e a todos que por ventura venham participar deste plano de todos. Nenhum Plano, Programa, Projeto ou Tecnlologia vai conseguir mudar nada, se não tivermos uma ATITUDE-POSITIVA-CRIATIVA (APC) em tudo que vamos realizar. Normalmente, as pessoas perguntam todas as vezes que inicio um plano como este, qual são os fatores ou pre-requesitos básicos para termos sucesso no que estamos projetando. Elas pensam que vou dizer que é uma tecnologia revolucionária que vai mudar tudo de noite para o dia. Minha resposta é sempre a mesma: ter uma liderança séria e determinada a nunca desistir diante de desafios e um povo com uma ATITUDE-POSITIVA-CRIATIVA diante de tudo que acontece diante deles e delas.

Na realidade, nossos Planos começam com um treinamento intensivo de como ter a atitude certa diante de tudo e como gestionar negócios e empresas com qualidade total usando uma tecnologia de liderança-gerencial que criei chamada de "Total Quality Leadership System - TQLS" (nosso sistema de gestão e liderança empresarial de qualidade total). Escrevi um livro-manual de umas 500 páginas sobre isto que espero publicar em portugues em breve. Isto é, tudo que ensino, transfiro e capacito é baseado em Atitude-Positiva-Criativa e TQLS. Um povo sem alto-estima, com espírito derrotado, com medo de tudo, que não acredita em nada, por mais justificativas e desculpasites (este termo é novo) que tenha, nunca vai a lugar nenhum. Ficam sempre esperanado que sua vaquinha só tenha o couro e o osso e morra de fome e sede. Ai tentam São Paulo. Sendo assim, o ensinamento básico inicial para ter sucesso nestes planos, nao se encontra na tecnologia em si mesma (embora ela seja bem importantes mais adiante), mas nos ensinamantos Bíblicos que dizem: "Nao vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovaçao constante e contínua de vossas mentes".

Este é o lema básico de início de todo que planejamos. As tecnlogias vêm em seguida, a Atitude certa vem em primeiro lugar. Nunca devemos aceitar e nos conformamos com este mundo de probreza, miséria, violencia, falta de empregos, secas, a vaquinha com o couro e o osso, falta de futuro, presente sem saidas, promessas nunca compridas. Nunca podemos ficar esperando ou culpando outros pelo que somos ou não somos. Tudo que somos ou não somos é nossa responsabilidade. A mudança tambem é nossa responsabilidade."

Prof. Aecio D'Silva. Sou Nordestino Sertanejo (Pernanbucano). Minha formaçao de Engenheiro foi na Universidade Federal Rural de Pernambuco (1974), o mestrado foi na Oklahoma State University-USA (1983), Doutorado e três Pos-doutorados na University of Arizona-USA (1991). Trabalhos com sistemas de Biotechnologias, Aquabioponics, BioCombustiveis (Jatropha e Algas) e Total Quality Leadership Systems. Acrescento o texto abaixo que achei na internet e inclui em um dos meus livros-texto (Attitude-Positive-Creative is Everything Else - Atitude-Positiva-Criativa é Tudo e o Resto) que uso nos meus cursos de Introduçao a Tecnologia de Ponta e Desenvolvimento Sustentavel Integrado. Este texto resume de forma clara o que realmente precisamos para mudarmos as nossas condições em todos os sentidos.

Um abração para todos,

Prof. Aecio D'Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |