quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Acompanhamento especial de crianças no Hospital Regional de Iguatu


Crianças  e gestantes recebem uma atenção especial no HRI

O Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil-PADIN, lançado pela Prefeitura Municipal de Iguatu objetiva cuidar com mais qualidade e carinho do desenvolvimento mental, físico de crianças de 0 a 6 anos de idade. A meta do programa é atender e acompanhar as 10.380 crianças iguatuenses.

O resultado já pode ser percebido em uma das ações denominada serviço de intervenção precoce realizado no Hospital Regional de Iguatu onde fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos fazem um acompanhamento de gestantes e bebês no berçário da unidade de saúde.

Mais de 120 recém-nascidos são acompanhados pela equipe que tem na sua coordenação o fonoaudiólogo, Wander Braga, falou da recepção das gestantes ao programa, “ levamos às mesmas informações que serão necessárias para o dia a dia dos períodos pós e pré parto, sendo bastante positiva a recepção de todas, pois percebem que com este conhecimento poderão ajudar no desenvolvimento dos seus filhos” afirmou.

A Terapeuta Ocupacional Karine Bandeira, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Iguatu, pois o PADIN é um programa que está salvando vidas em nossa cidade, “ percebemos que o Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil está sendo importante para levarmos a possibilidade de uma qualidade de vida para estes bebês pois antes de nascerem seus pais já estão tendo todo o apoio para desenvolver um acompanhamento necessário para dar a tranqüilidade para seus filhos, definitivamente percebemos que Iguatu sai na frente das demais cidades na busca de proteger crianças em fases tão delicadas que são os períodos pré e pós parto” destacou.

O coordenador do PADIN, O Dr. Eriton Araújo, parabenizou a equipe do serviço de intervenção precoce realizado no Hospital Regional de Iguatu, “ eles foram preparados em Fortaleza no Hospital Albert Sabin e estão fazendo um belo trabalho com nossas crianças e gestantes não apenas de Iguatu mas de toda a região, a nossa preocupação com estes bebês nesta fase é enorme, pois muitas crianças que passaram por dificuldades no parto precisam de um acompanhamento especial e isto é o que fazemos aqui, dar a tranqüilidade necessária para que mãe e filho possam se recuperar de momentos dramáticos que venham acontecer na gestação” finalizou.

Vidas salvas: queda da mortalidade infantil em Iguatu

As ações do PADIN podem ser um exemplo do que está acontecendo em Iguatu, onde o número da mortalidade infantil neonatal caiu em aproximadamente 60% nesta administração (2005-2009), “ com todas as dificuldades que tivemos neste ano de 2009 mas conseguimos reduzir a taxa de mortalidade infantil, os números demonstram que avançamos muito, mas devemos continuar nesta luta, salvamos muitas vidas mas não podemos e nem devemos parar, sem dúvidas este foi o maior prêmio que poderia receber nesta minha gestão” declarou Agenor Neto.




Tentativa de fuga na Cadeia Pública de Lavras da Mangabeira

No dia de ontem,30, por volta das 15:30 horas, o permanente da cadeia de Lavras da Mangabeira o SD PM MACIEL , observou um barulho estranho no interior da cela 01. imediatamente acionou o policimento local para uma revista.


Políciais Militares, através da VTR 2492, composta pelos policiais, 1º Sgt PM MÁRIO CB PM FRANCIVALDO e SD PM TADEU , compareceram ao local e se certificaram do fato, e impediram a fuga de JOSÉ ALMIR RUFINO, 25 anos, solteiro, agricultor, natural de Ipaumirim-CE, o mesmo foi flagrado cavando um buraco na parede da cela, o infrator responde ao artigo 157 do CPB. Logo após o empedimento da fuga, o infrator foi conduzido a presença da delegado para o referido adotar as medidas cabíveis.



Homem é encontrado morto com um tiro na nuca em Icó

No dia de ontem,30, por volta das 05h30 mim, policiais militares, pertencentes ao PPM da cidade de Icó-CE, foram informados por polulares que na Rua - B do conjunto gama, Icó – CE, emcontrava-se um cadaver.

A Polícia Militar através da VTR 2162 composta pelos policiais SD PM CLODOALDO SD PM NONATO, compareceram ao local e se certificaram do ocorrido que se tratava de um cadaver não identificado trajando uma bermuda de cor verde e preto e uma camisa rosa, sendo de estatura mediana de cor parda e com um ferimento a bala na cabeça. O corpo foi removido para o hospital local e em seguida conduzido para o IML de Iguatu -CE. A policia militar encontra-se em diligencia para apurar mais detalhes sobre o fato.



Almas sebosas aterrorizam família em Cariús

Na noite de ontem, por volta das 21:30 horas, compareceu a Unidade Policial de Cariús/CE, a pessoa de João de Freitas Timóteo, residente no sítio Tinguijado, informando que havia ocorrido um assalto na residência de sua mãe e que os assaltantes levaram uma quantia de 90,00 (noventa reais), que estava com a vítima.

A Polícia Militar, através dos policiais militares CB PM ANDRADE e o SD PM MÁRCIO, na VTR 2372, compareceram no local do fato e lá foram informados que também tinha sido vítima dos assaltantes a pessoa de Antonio Oliveira de Freitas,  segundo relatos desta vítima, ele estava sentado na área da casa, quando chegou 03 indivíduos em 03 motos, logo, um deles desceu da moto e com uma arma longa em punho, anunciou que se tratava de um assalto e foi logo perguntando para a vítima onde estava o dinheiro, afirmando a vítima que tinha uma quantia de 90,00 (noventa reais) no bolso da bermuda e entregou para os assaltante que passaram a fazer ameaças se a vítima não entregasse o restante do dinheiro, os outros assaltantes renderam a primeira vítima acima citada e sua mãe a Sra. Maria de Freitas Timóteo e uma criança de 06 anos, e passaram a tirar todos os objetos do guarda-roupa a procura de dinheiro, encontrando uma mala onde tinha uma quantia de 1000,00 (mil reais), felizmente, os assaltantes encontraram apenas 500,00 (quinhentos reais) e um relógio, e que após a prática do delito, ambos saíram com destino a localidade de São Sebastião, as vítimas não souberam dar maiores informações a respeito dos assaltantes, pois estavam todos usando capacetes, segundo uma pessoa identificada apenas por Antonio, disse que uma das armas que fora usada pelos assaltantes, era uma escopeta, e que os outros estavam armados com revólveres. Os policiais iniciaram as diligencias na localidade de São Sebastião e adjacências, no intuito de localizar e prender os criminosos.



Roubou uma moto e se deu mal em Mombaça

No dia de ontem, 30, a pessoa de Adonias Bento de Oliveira,  por volta de 17:50 horas, compareceu no Destacamento Policial de Mombaça/CE, informando que foi vítima de um roubo a mão armada no Distrito de Mineirolândia, onde dois indivíduos tomaram a sua moto de placa HXX 6920, de cor vermelha, ano 2003/2004, marca Honda modelo CG 125 TITAN, CHASSI 9C2JC30104R078227. Coincidentemente, uma denuncia anônima dava conta de que no Distrito de Cajazeira dos Ivos, distante 25Km de Mombaça/CE, um indivíduo conhecido por Marcelino, havia chegado em uma moto com a mesma característica da que fora roubada no Distrito de Mineirolândia.


De imediato, a VTR 2472, composta pelos policiais CB PM LEOMAR, CB PM LUIZ FILHO, CB PM ERIVAN e o CB PM ALBERTO, chegaram ao local da denuncia e constataram o fato, encontrando a motocicleta em tela, em poder de Marcelino da Silva Nascimento, residente no sitio Cajazeiras dos Ivos, natural de Mombaça, solteiro ,sem profissão definida, 18 anos, sendo conduzido para a DRPC de Mombaça/CE, onde será autuado pela a autoridade competente, e lá, foi reconhecido pela vítima, e disse que o seu comparsa, conhecido apenas por Mizael empreendeu fuga antes da chegada dos policiais, levando consigo a arma utilizada no delito.

Estadual pode começar sem torcida

As primeiras rodadas do Campeonato Cearense 2010 correm o risco de não ter público nos estádios. Os laudos de inspeção, necessários para que as praças esportivas sejam liberadas para receber torcida, estão atrasados. A Federação Cearense de Futebol (FCF) esticou o prazo de entrega – que era 20 de dezembro – para o próximo dia 5 de janeiro. Se até lá os documentos não chegaram, o Estadual começa com portões fechados e arquibancadas vazias.
E o problema é geral. Nenhum estádio está liberado. Todos, sem exceção, têm laudos pendentes. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, lamenta que até agora só tenha recebido o parecer da Polícia Militar. “Os outros ninguém entregou. Desde outubro que estou lutando por isso“, disse. “Mas o brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo“, completou o dirigente.
Carmélio lembrou que, além do parecer da PM, é preciso os laudos dos Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de um profissional registrado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-CE) para a liberação de um estádio. “Se não me apresentarem os relatórios não tem outro jeito: vai ser com portões fechados mesmo“, garantiu o presidente da FCF.

Está na Lei

E a decisão segue uma determinação da legislação esportiva. Esse ano, o Ministério do Esporte publicou a portaria 124/2009. Em 135 páginas, o documento estipula todos os procedimentos para a inspeção e liberação de estádios.

A portaria detalha todos os itens que devem ser observados na estrutura, segurança e higiene das praças esportivas. E deixa bem claro: para receber torcida, os estádios precisam cumprir tudo o que está escrito.

O diretor jurídico da FCF, Marcelo Desidério, lembra que os atrasos podem ser compensados durante o Campeonato Cearense. Mesmo que as disputas se iniciem com os portões fechados, nada impede que nas rodadas seguintes os estádios “entrem na linha“. “Quando eles forem trazendo os documentos os estádios vão sendo liberados“, explicou.
Caso os estádios não cumpram o prazo, o torcedor vai passar bem longe dos campos na estreia do Estadual. Sinal de prejuízos para todos os lados. “Infelizmente seria uma medida inédita e ruim para clubes, torcida e federação“, disse Mauro Carmélio.

Blog O Povo



Pró-cidadania ainda sem atuação no Interior do Ceará

A ideia surgiu em Tauá, foi transformada em lei, aprovada, mas até o momento só há o programa nos Inhamuns.

Nove meses após a criação do Programa de Proteção à Cidadania (Pró-Cidadania), do governo do Estado, o único município que conta com os agentes que atuam na segurança pública, os guardas municipais, é Tauá. Apesar da ineficiência do novo programa que promete levar mais segurança ao Interior, o líder do Governo na Assembleia Legislativa, deputado Nelson Martins (PT), assegura que até fevereiro o Programa deverá ser implantado em mais 100 cidades do Ceará.

O Pró-Cidadania é voltado para os municípios com até 50 mil habitantes, aqueles que não vão contar com o Programa Ronda do Quarteirão. O objetivo é que se tenha um agente de cidadania para cada 500 habitantes. O projeto é instalado no município através de convênio entre as prefeituras e o Estado.

Em novembro, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) publicou edital para contratação temporária de 92 vagas ao cargo de agentes da cidadania em cinco municípios do interior cearense: General Sampaio, Pentecoste, Apuiarés, Paracuru e São Luís do Curu.

Inconstitucionalidade

Até o momento, 88 municípios já assinaram o convênio, embora o andamento esteja apenas em Tauá. As demais localidades estão no processo de seleção pública e outros já estão em um estágio mais avançado, no curso de capacitação dos agentes.

O deputado Heitor Férrer (PDT) espera resposta da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) sobre a inconstitucionalidade do Programa. Quando o projeto de lei foi aprovado na Assembleia, Férrer provocou a OAB a fazer uma análise.

Ele informou que mais uma vez fez provocou a OAB já que até agora ela não impetrou com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).


Polícia Rodoviária Estadual segue com a Operação Fim de Ano

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) – antiga CPRV – vai seguir com a Operação Fim de Ano neste feriadão, até o dia 2 de janeiro. O trabalho nas rodovias estaduais começou no último dia 23 de dezembro.

A expectativa da PRE é que o litoral do Estado seja o destino mais procurado. Por isso, as ações serão concentradas nas rodovias que dão acesso ao litoral, como a CE-025, que vai à Prainha; a CE-040, que dá acesso às cidades litorâneas de Cascavel, Beberibe e Aracati; e a CE-090, utilizada para quem tem como destino Trairi, por exemplo.

Uma inovação das operações da Polícia Rodoviária Estadual deste ano é o emprego de 32 motopatrulheiros, que realizarão o policiamento nas rodovias. As motos também realizarão patrulhamento percorrendo as ruas que dão acesso às casas de veraneio.

Serão realizadas blitze educativas com a distribuição de folders. No total, 400 homens da PRE serão empregados na operação.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |