Crianças e gestantes recebem uma atenção especial no HRI
O Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil-PADIN, lançado pela Prefeitura Municipal de Iguatu objetiva cuidar com mais qualidade e carinho do desenvolvimento mental, físico de crianças de 0 a 6 anos de idade. A meta do programa é atender e acompanhar as 10.380 crianças iguatuenses.
O resultado já pode ser percebido em uma das ações denominada serviço de intervenção precoce realizado no Hospital Regional de Iguatu onde fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos fazem um acompanhamento de gestantes e bebês no berçário da unidade de saúde.
Mais de 120 recém-nascidos são acompanhados pela equipe que tem na sua coordenação o fonoaudiólogo, Wander Braga, falou da recepção das gestantes ao programa, “ levamos às mesmas informações que serão necessárias para o dia a dia dos períodos pós e pré parto, sendo bastante positiva a recepção de todas, pois percebem que com este conhecimento poderão ajudar no desenvolvimento dos seus filhos” afirmou.
A Terapeuta Ocupacional Karine Bandeira, parabenizou a iniciativa da Prefeitura de Iguatu, pois o PADIN é um programa que está salvando vidas em nossa cidade, “ percebemos que o Programa de Acompanhamento do Desenvolvimento Infantil está sendo importante para levarmos a possibilidade de uma qualidade de vida para estes bebês pois antes de nascerem seus pais já estão tendo todo o apoio para desenvolver um acompanhamento necessário para dar a tranqüilidade para seus filhos, definitivamente percebemos que Iguatu sai na frente das demais cidades na busca de proteger crianças em fases tão delicadas que são os períodos pré e pós parto” destacou.
O coordenador do PADIN, O Dr. Eriton Araújo, parabenizou a equipe do serviço de intervenção precoce realizado no Hospital Regional de Iguatu, “ eles foram preparados em Fortaleza no Hospital Albert Sabin e estão fazendo um belo trabalho com nossas crianças e gestantes não apenas de Iguatu mas de toda a região, a nossa preocupação com estes bebês nesta fase é enorme, pois muitas crianças que passaram por dificuldades no parto precisam de um acompanhamento especial e isto é o que fazemos aqui, dar a tranqüilidade necessária para que mãe e filho possam se recuperar de momentos dramáticos que venham acontecer na gestação” finalizou.
Vidas salvas: queda da mortalidade infantil em Iguatu
As ações do PADIN podem ser um exemplo do que está acontecendo em Iguatu, onde o número da mortalidade infantil neonatal caiu em aproximadamente 60% nesta administração (2005-2009), “ com todas as dificuldades que tivemos neste ano de 2009 mas conseguimos reduzir a taxa de mortalidade infantil, os números demonstram que avançamos muito, mas devemos continuar nesta luta, salvamos muitas vidas mas não podemos e nem devemos parar, sem dúvidas este foi o maior prêmio que poderia receber nesta minha gestão” declarou Agenor Neto.
Bom divulgar as coisas boas que acontecem no país, seja através de órgãos públicos, seja através da iniciativa privada. Estas frases:
ResponderExcluir"O resultado já pode ser percebido em uma das ações denominada serviço de intervenção precoce realizado no Hospital Regional de Iguatu onde fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e psicólogos fazem um acompanhamento de gestantes e bebês no berçário da unidade de saúde."
mostram quão útil é para as crianças a intervenção por parte de profissionais. Parabéns para a equipe do hospital e a prefeitura.