quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Ciro Gomes: meu único adversário se chama Serra

O deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) defendeu, em Florianópolis, a união da base governista em prol de dois candidatos à disputa pelo Palácio do Planalto em 2010. Falando como pré-candidato, Ciro afirmou que não se vê em antagonismo político com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acrescentando que a base governista deve trabalhar fechada. "O meu único adversário neste momento se chama volta ao passado. E este passado se chama Serra (o governador tucano de São Paulo José Serra). Ele foi ministro do Fernando Henrique Cardoso e eles construíram uma agenda perversa para o País", declarou em entrevista na Assembleia Legislativa de Santa Catarina Sobre a última pesquisa CNI/Ibope em que aparece empatado em segundo lugar com a ministra da Casa Civil Dilma Rousseff, pré-candidata petista, Ciro destacou que o indicativo envolve muita precariedade e que seu compromisso está em buscar na sociedade um reconhecimento daquilo que ele é a partir de um desenho novo que pretende defender para o Brasil. "Eu vejo estes números preliminares com gratidão, porém quase nada tem a ver com o que ainda vai acontecer", declarou. Sobre sua postura de campanha, num cenário envolvendo seu nome diante de um adversário da base governista, o deputado federal afirmou que ainda não sabe como irá se diferenciar. "Minha única ferramenta de luta será minha palavra e neste contexto espero contar com 80% do povo brasileiro do meu lado", disse No campo das hipóteses, com Dilma como "adversária", Ciro defendeu uma posição do PMDB. Segundo ele, seria muito bom para o Brasil que o PMDB tomasse uma posição indicando um candidato a vice na chapa da candidata petista. Sobre eventuais alianças formadas à sua candidatura, o pré-candidato esclareceu que elas serão feitas, porém com um "filtro" muito especial fundamentado na moral e intelectualidade de pessoas que estão comprometidas com o futuro promissor do Brasil. Ao ser questionado sobre a possibilidade de transferir seu domicílio eleitoral, Ciro descartou a possibilidade de sair candidato ao governo de São Paulo. "No meu íntimo não desejo esta transferência", disse, acrescentando que a decisão poderá ser do seu partido. Elogios Como ex-ministro da Fazenda - no final do governo de Itamar Franco, em 1994 - Ciro definiu como exemplar a política econômica do governo Lula. Fez referência aos índices positivos associados ao desenvolvimento do País considerando a ampliação da renda nacional. Sobre as recentes descobertas de petróleo na camada pré-sal disparou: "Não podemos cair na loucura de gastar este dinheiro. O pré-sal tem que ser visto como um fundo para financiar o Brasil e as crianças que vão nascer pelos próximos 30 anos" discursou acrescentando que na era da política da energia limpa, o petróleo ainda terá sobrevida pelas próximas três décadas.
Fonte: DN

Secretaria de Saúde de Orós pretende vacinar 7.500 cães e gatos contra a raiva

Por Dháfine Mazza
A Secretaria de Saúde de Orós iniciará no dia 26 de setembro a Campanha de Vacinação Anti-rábica. No dia “D” contra a raiva animal, nove postos de vacinação ficarão abertos das 8h às 17h. A partir do dia 28 de setembro, uma equipe móvel da Vigilância Sanitária e Endemias percorrerá as localidades mais distantes do município, intensificando a vacinação dos animais. As localidades visitadas serão informadas com antecedência pelos agentes de saúde. “Este ano, o objetivo é vacinar 7.500 cães e gatos contra a raiva, doença mortal transmitida aos humanos pelos animais”, afirma o secretário de saúde de Orós, Dr. Ênio Ferreira Lima Filho. A raiva animal é uma doença mortal se transmitida para o homem. O vírus da raiva é transmitido através de um animal doente, principalmente pela mordida, mas também por arranhaduras produzidas pelas unhas e pelo contato da saliva com a pele ferida ou mucosa (olhos, boca, narinas). É uma doença infecciosa aguda e 100% letal. Todos os mamíferos são sensíveis ao problema, inclusive o homem, sendo o cão o principal transmissor para o ser humano, seguido do morcego e do gato. Os animais contaminados pela doença apresentam alguns sintomas característicos, como salivação além do normal, alterações de comportamento, paralisia dos músculos faciais, aversão à claridade, etc. Por trata-se de uma doença fatal onde o tratamento de cães raivosos é absolutamente ineficaz, a melhor maneira de evitar a doença é a vacinação dos animais, que deve ser feita a partir do 3º mês de vida com reforços anuais, tanto da vacina anti-rábica quanto da vacina múltipla, sempre sob a supervisão de um veterinário. A vacinação é o único meio de prevenção da raiva, pois, caso um animal sadio que não tenha sido vacinado entre em contato, ou seja, atacado por um animal doente, a doença progredirá rapidamente e poderá matar o animal em até dez dias. Mais informações: Secretaria de Saúde de Orós (88) 3584-1239

Rádio Iguatu.Net: Juiz Eleitoral fala sobre os novos vereadores hoje às 17hs

O Plenário do Congresso promulgou, nesta quarta-feira, a Emenda Constitucional 58, derivada das PECs 336/09 e 379/09, aprovadas na terça-feira (22) pela Câmara na forma de um substitutivo. A nova emenda permite o aumento do número de vereadores do País dos atuais cerca de 52 mil para cerca de 59 mil. Além disso, ficam reduzidos os percentuais máximos de receita municipal que podem ser gastos com as câmaras. Aqui em Iguatu a Câmara Municipal irá receber mais sete vereadores que estiveram reunidos na manhã de hoje, 24/09, com o Juiz Eleitoral, Carlos Ademá, o mesmo falou para a reportagem do site Iguatu.Net sobre as ações que serão feitas a partir de agora para este caso. Quando irão assumir? Serem diplomados? O que está faltando? estas e outras perguntas foram feitas e respondidas pelo magistrado que o internauta poderá ouvir logo mais às 17hs na Rádio Iguatu.net e com reprise às 20hs. Confira e fiquem por dentro do que está acontecendo na política local.

Autor da Lei Antifumo do Ceará fala para a Rádio Iguatu.Net hoje ás 16 hs

O Ceará é o mais novo estado brasileiro a adotar a lei antifumo. O governador Cid Gomes (PSB), que é fumante, sancionou lei do deputado Dedé Teixeira (PT), que proíbe fumar em áreas coletivas públicas e privadas. Então para que acabar com todas as dúvidas sobre a Lei antifumo entrevistamos o autor da lei, o Dep. Dedé Teixeira que respondeu a várias perguntas e que estará sendo apresentada na Rádio Iguatu.Net logo mais às 16hs com reprise às 19hs30min. Para escutar a Rádio Iguatu.Net basta acessar o nosso site e o internauta irá ouvir automáticamente.

Suspeito de ser foragido da justiça em Iguatu

No dia 23/09, por volta das 16:00 horas, policiais militares, quando realizavam saturação pelo bairro Jardim Oasis, se depararam com uma pessoa suspeita. Através da RD 1238, os policiais SD PM MAIA e SD PM SARMENTO, ao realizarem rondas no bairro citado acima, avistaram uma pessoa suspeita, e ao abordá-lo, foi pedido os seus dados para vericação no sistema, onde ficou constatado que contra o mesmo havia um mandado judicial em aberto, baseado no Art. 129 do CPB. O infrator foi conduzido a DP local, onde será averiguado a veracidade dos fatos.

Discussão política acaba em murros na Assembleia Legislativa

O disputa pelo controle do PSDC foi além da política e acabou em briga, na manhã desta quinta-feira (24), na Assembleia Legislativa. O membro do partido, Fernandes Filho, e o filho do deputado estadual Gomes Farias discutiram, trocaram socos e rolaram em uma das escadas da casa legislativa, em Fortaleza. A informação está no Twitter de Luciano Klever. Em determinado momento da discussão, Fernandes Filho para o filho de Gomes Farias: “Se tu quer na violência a gente resolve. A AL é omissa mas o Ministério Público vai agir”. A disputa entre Fernandes Filho e Gomes Farias é antiga. No ano passado, por exemplo, eles divergiram quanto uma possível candidatura de Fernandes Filho à Prefeitura de Fortaleza.
Jangadeiro Online

Residência é furtada em Icó

No dia de ontem, 23/09, a PM tomou conhecimento acerca de um furto ocorrido em uma residência que fica localizada na Rua Francisco Luzia de Figueiredo, Cidade Nova, Icó-CE. logo após tomar conhecimento do fato, de imediato deslocou-se para o local a VTR 2382, composta pelos policiais CB PM AZEVEDO e SD PM DANIEL, compareceu ao local e em conversa com a vítima, esta informou ter deixado a porta que dá acesso ao quintal aberta e ao chegar sentiu falta de uma quantia de R$ 4.800,00 (quatro mil e quatrocentos reais). Informo ainda que o policiamento está efetuando diligências, no sentido de identificar, localizar e prender o(s) autor(es) do furto descrito.

PM prende foragido da Cadeia Pública de Icó

No dia de ontem, 23/09, por volta das 14:30h, policiais militares, pertencentes ao PPM de Icó/CE, tomaram conhecimento que um foragido da cadeia pública local encontrava-se no centro da cidade. Logo após tomar conhecimento , de imediato deslocou-se para o local na rua Nogueira Acioly, centro de Icó-CE a VTR 2382, composta pelos policiais - CB PM MENEZES - SD PM – DANIEL - SD PM – QUEIROZ, , e efetuaram a prisão do infrator Eguibeto de Oliveira Silva, 19 anos, solteiro, engraxate, natural de Icó-CE, o qual responde ao art. 155 do CPB. O mesmo empreendeu fuga na data de 22/09/2009, às 12;30 horas.

Bandidos aterrorizam jovem no Sítio Cacimbas/Acopiara

No dia de ontem, 23/09, por volta das 16:50 horas, um agricultor encontrava-se passando pelo Sítio Cacimbas, que fica distante oito(08) Km da sede de Acopiara/CE, em uma motocicleta, marca Honda, modelo CG 125 Fan, cor preta, ano/mod. não informado, de placa HXY 6605, quando foi abordado por dois(02) elementos, que, supostamente estavam em outra motocicleta, não identificada, haja vista estarem com capacetes pretos, e armados de um revolver, os quais anunciaram um assalto, conduzindo a vítima para os fundos de uma casa abandonada, e ordenaram que a vítima tirasse suas vestes, sutraíndo da referida sua motocicleta e um relógio. Logo em seguida, os infratores evadiram do local, tomando rumo desconhecido. Após ser vítima do roubo descrito, a própria compareceu ao PPM de Acopiara/CE, onde foi designidada para realizar diligências a VTR RP 2502, composta pelo CB PM CLEUDO e o CB PM HÈLIO, com o intuito de identificar, localizar em prender os autores do delito, como também reaver a motocicleta e relógio roubados.

Bandidos assaltam jovem na Vila Antonico/Quixelô

No dia de ontem, 23/09, por volta das 22:00 horas um rapaz estava na Praça da Vila Antonico, que fica distante cerca de sete(07) km da cidade de Quixelô/CE, quando foi abordado por dois(02) elementos, ,que chegaram em uma motocicleta, não identificada, sabendo apenas a cor, que era prata, como também a descarga da motocicleta estava alterada, que renderam a vítima, anunciando um assalto, ordenando que a mesma deitasse com as costa para cima, os quais subtraíram da vítima sua motocicleta, marca Honda, modelo CG 125 Fan, cor preta, ano 2008, de placa HYZ 9262, que estava estacionada ao lado da praça. Logo após praticar o delito, os suspeitos evadiram nas motos, tomando rumo desconhecido. Após tomar conhecimento do fato, de imediato deslocou-se para atender a ocorrência a VTR- RP 2412 composta pelos policiais SD PM ERONILDO, SD PM ALAN e o SD PM PALÁCIO, que compareceu ao local do fato, colheram as informações possíveis e está diligênciando, no sentido de identificar, localizar e prender os autores do delito, como também reaver a motocicleta roubada. Informo ainda que a ocorrência foi repassado para as cidades vizinhas.

Vem ai a TV Zenir ! confiram...

Conseguimos entrevistar o empresário Zenir na noite desta quarta-feira, 23/09, e confirmamos uma informação que a nossa equipe de reportagem já havia investigado. Questionamos o mesmo sobre a criação de uma TV que irá pertencer ao grupo, e o mesmo espantado com o questionamento nos confirmou a informação, “ vocês são bons mesmo, como conseguiram esta informação?, rs (risos) mas é um projeto que está em andamento e estamos analisando tudo mas realmente temos um pensamento de criarmos a nossa TV” disse o empresário. Pelas informações que conseguimos o projeto indica que esta será uma TV que funcionará exclusivamente nas lojas da empresa o objetivo é que os clientes ao entrarem em qualquer unidade da Zenir Móveis possam acompanhar todas as promoções que estejam sendo realizadas. Mas as novidades não param por aí, outra informação que chegou para o nosso site e que confirmamos com o empresário, desta vez é sobre a veiculação da marca Zenir Móveis em todo o território nacional, “ também é verdade, estamos veiculando na Rede TV a nossa propaganda para todo o Brasil e ficamos felizes pela recepção, pois em toda parte estão aparecendo pessoas que querem conhecer um pouco mais a nossa empresa” disse. Perguntamos ao mesmo se está na hora da empresa começar a penetrar em territórios além fronteiras do Ceará e rapidamente o notável empresário nos respondeu que “ sim, temos este objetivo de levar nossas unidades para outros estados, mas tudo tem o seu tempo” finalizou.

VÍDEO: Presidente da Câmara de Iguatu, Ednaldo Lavor, recebe homenagem da Sec.de Trânsito e Cidadania de Iguatu

Fotos: Sec. de Trânsito e Cidadania homenageia personalidades

Secretaria de Trânsito e Cidadania homenageia personalidades de Iguatu

Personalidades e a equipe do DEMUTRAN unidos pela paz no trânsito
Personalidades de Iguatu receberam na noite desta quarta-feira, 23/09, no Teatro Pedro Lima Verde, a comenda “ Amigos da Secretaria de Trânsito e Cidadania” uma homenagem às pessoas que se destacaram na defesa da cultura de paz no trânsito iguatuense. “ Fico feliz em receber tal honraria, nos motiva a investir ainda mais na cultura de paz no trânsito, está de parabéns o Cel. Hilton Oliveira e sua equipe e agradeço a todos pela homenagem” disse o empresário Zenir. Outra personalidade que foi homenageada nesta noite foi o Dr. Hildernando Bezerra, “ a educação é tudo, é o único caminho para que possamos ter um mundo melhor e fico feliz com esta homenagem, pois nos motiva a fazer ainda mais pela conscientização do nosso povo neste quesito” finalizou. O presidente da Câmara Municipal de Iguatu, Ednaldo Lavor, também recebeu a comenda que o coloca como um dos maiores defensores da paz no trânsito, “ é uma honra estar aqui e receber esta comenda, ela indica que estamos no caminho certo de trabalhar pela conscientização do nosso povo, vamos continuar parceiros desta secretaria que tem a frente o Coronel Hilton pois reconhecemos que é através de uma união de forças que estaremos fazendo o melhor pelo nosso povo no trânsito e fora dele também” destacou o vereador. Também foram homenageados nesta noite: Padre João Batista; Coronel Hilton Oliveira; Coronel Gomes Filho; radialista Tércio Júnior; Coronel Weresleik; o gerente comercial da Honda, Márcio Acioly e o promotor Eberth Gregório.

Em voto final, Câmara cria 7.709 vagas de vereadores

Após vários embates, a proposta de emenda constitucional que cria 7.709 novas vagas de vereadores no país foi definitivamente aprovada ontem (22). A grande dúvida, porém, é se as novas regras terão efeito imediato, com a posse de suplentes. Presidentes de várias Câmaras Municipais e os presidentes do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, e do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Carlos Ayres Britto, defendem que a ampliação valha só para a próxima legislatura. A OAB quer recorrer. Diante de um plenário cheio de suplentes de vereadores, a proposta recebeu, em segundo turno, 480 votos favoráveis, 29 contrários e duas abstenções. O resultado foi fortemente comemorado, com aplausos e todos cantando o hino nacional. O presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), dispensou a votação da redação final. O texto deve ser promulgado nos próximos dias. A emenda aprovada ontem aumenta em 14,6% o tamanho da maioria das Câmaras Municipais, principalmente de cidades que têm entre 80 mil e 1 milhão de habitantes. Outras 27 cidades, que têm hoje entre 160 mil e 192 mil habitantes, verão suas Câmaras quase dobrarem -subindo de 12 para 21 vereadores, um salto de 75%. A proposta aprovada nesta terça é uma resposta a uma decisão do TSE de 2004 que cortou cerca de 8.000 vagas de vereadores ao interpretar artigo da Constituição sobre as Câmaras. Para os defensores da matéria, ela diminui o teto dos gastos das Câmaras de 5% a 8% da receita dos municípios, dependendo do tamanho, para 3,5% a 7%. Segundo a Associação Brasileira de Câmaras Municipais, a emenda resultará em uma economia de R$ 2,2 bilhões anualmente. Na prática, não há garantia disso, já que as prefeituras, em média, não repassam às Câmaras todos os recursos permitidos pela Constituição. Dados do Tesouro de 2007 mostram que o repasse médio é de 65% do limite permitido. Ou seja, há margem para aumento de gastos, já que mais vereadores exigem mais assessores. O texto fala em eficácia imediata, sem retroatividade de salários e benefícios. O presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Paulo Ziulkoski, contesta a redação, dizendo que, para a proposta entrar em vigor, ela tinha que ser aprovada no ano passado. “O povo não foi às urnas para elegê-los. A Câmara não tem o direito de fazer isso. Ficamos prisioneiros das pressões dos suplentes, essa nova “categoria social” mobilizada e reivindicante”, completou o deputado Ivan Valente (PSOL-SP). “Essa PEC recompõe o número de vereadores reduzidos pelo TSE e reduz gastos nas prefeituras com as Câmaras de Vereadores. Não existe democracia sem representação”, respondeu o relator, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). Fonte: Folha de S. Paulo

Bancários decidem por greve no Ceará

Em assembleia realizada na noite desta quarta-feira (23), na sede do Sindicato, 641 bancários do Ceará decidiram por entrar em greve por tempo indeterminado. No restante do país, vários outros Estados também já deflagraram paralisação. Não deixarão de funcionar os postos de atendimento, os serviços pela internet, além dos correspondentes não bancários - lotéricas, supermercados e caixas lotalizados em lojas de conveniências. Na Capital, as 166 agências dos bancos públicos e privados devem parar, enquanto os 421 postos de atendimento funcionam. Interior Da mesma forma acontecerá no Interior, onde os 362 bancos fecharão as portas e o pagamento de boletos, depósitos, transferências e saques ficarão por conta dos postos de atendimento. Reivindicações Dentre as principais exigências, os bancários pedem reajuste de 10% no salário - os bancos oferecem 4,5%. “Nós queremos estender a pauta para além das questões econômicas, cobrando dos bancos a responsabilidade social e a valorização dos bancários. Queremos melhores condições de trabalho e de saúde, garantia do emprego, isonomia e, para construirmos uma greve forte e alcançarmos tudo isso precisamos, antes de tudo, estarmos unidos na luta”, convocou o presidente do Sindicato dos Bancários do Ceará, Carlos Eduardo Bezerra. Ele afirma que a proposta feita pelos banqueiros é inferior ao que fora proposta no ano passado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |