sexta-feira, 5 de junho de 2009

Coordenadora do UNICEF parabeniza o PADIN de Iguatu

Tati Andrade aprovou o PADIN
A Coordenadora da Unicef, Tati Andrade, esteve presente no lançamento do PADIN, Programa de Acompanhamento de desenvolvimento Infantil e ficou encantada com toda a ação desenvolvida para a proteção e desenvolvimento das crianças em Iguatu, “ este é um programa que sem dúvidas coloca Iguatu em destaque no nosso Brasil, agir com prevenção na defesa das crianças, realizando ações em conjunto com as secretarias municipais, esta decisão política do município, através do prefeito e da sua equipe de saúde, é um exemplo a ser seguido por todos.Estas ações irão trazer benefícios para todos, não serão apenas as nossas crianças, mas as famílias a sociedade iguatuense está de parabéns” afirmou. A coordenadora destacou que o Selo Unicef está em boas mãos na Terra da Telha, “ passou a conquista e observamos que as ações continuam a acontecer, isto é bom ,porque podemos acreditar definitivamente que o selo está em bas mãos, e o melhor é que neste lançamento vários municípios estavam sendo representados, esperamos que uma corrente do bem seja iniciada e que outros possam seguir o exemplo” afirmou.

Agenor Neto lança programa que irá atender 10.380 crianças em Iguatu

Prefeito Agenor Neto lança o PADIN
Um dos momentos mais importantes da I Jornada de Saúde Mental de Iguatu foi o lançamento do PADIN, Programa de Acompanhamento de desenvolvimento Infantil. Este é um programa formado por um conjunto de serviços que funcionarão em caráter contínuo, de forma integrada e inter-setorial, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, social e emocional de 10.380 crianças de 0 a 6 anos em Iguatu .
O PADIN tem uma coordenação formada por membros das secretarias: Saúde, Ação Social, Educação, Cultura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No lançamento do programa o Prefeito Agenor Neto falou da sua emoção em estar apresentando uma ação importante para as crianças de Iguatu, “ quando vi este programa pela primeira vez, percebi a importância dele, detectar indicadores de risco para o desenvolvimento infantil e combater tais problemas com ações em conjunto das nossas secretarias é algo fantástico que estamos oferecendo a partir de agora” disse. Acompanhe logo abaixo as ações do PADIN em Iguatu:
1- Intervenção Precoce no Berçário de Médio Risco e Alojamento Conjunto do HRI Objetivos: • Facilitar o Vínculo Mãe-Recém Nascido • Estimular o Aleitamento Materno • Posicionamento adequado • Estimulação Oromotora • Interação com a Equipe • Humanização do BERÇÁRIO 2 - Follow-Up no HRI Objetivos: Identificar e acompanhar as crianças com fator de risco para o desenvolvimento, nascidas no HRI, com intervenção terapêutica precoce. 3 - Tratamento e Estimulação Precoce no Centro de Reabilitação Física de Iguatu Objetivos: Avaliar, diagnosticar e intervir no desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial em crianças de risco, com idade de 0 a 6 anos, encaminhadas por instituições que trabalhem com a primeira infância. 4 - Atenção ao Desenvolvimento Infantil no PSF Objetivos: • Atender todas as crianças de 0 a 6 anos de forma periódica, na própria unidade do PSF • Detectar Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil • Orientar os cuidadores e a equipe do PSF, em relação às crianças vulneráveis • Encaminhar corretamente as crianças que necessitem de atendimento especializado. 5 - Auxiliares de Puericultura Objetivo: Formação das Auxiliares de Enfermagem do PSF e do HRI, em Puericultura (Voltada para o Desenvolvimento Infantil), dando possibilidade para que as mesmas possam atuar e orientar os cuidadores sobre as particularidades da primeira infância. 6 - Madrinhas do Desenvolvimento Infantil As Madrinhas serão mulheres selecionadas na própria comunidade, que serão capacitadas através de parceria com o IPREDE e o UNICEF, para atuar em visitas domiciliares na sua área, favorecendo uma interação de boa qualidade entre os cuidadores e suas crianças. 7 - Pré-Natal de Risco com atendimento especializado no CEMEAR. Objetivo: Proporcionar às mães um atendimento de pré-natal prioritário, mais seguro e humanizado, onde estas são acompanhadas pelo mesmo especialista – GINECO - OBSTETRA durante toda a gestação. 8- Atendimento Prioritário para Gestantes e Cuidadores de Crianças de 0 a 6 anos no CAPS III e CAPS ad Objetivo: Intervir de forma terapêutica nos cuidadores, amenizando os possíveis efeitos danosos às crianças. 9 - Matriciamento nas Creches e na Pré-Escola Objetivo: Assessorar os profissionais de educação visando detectar o mais precocemente possível alterações no desenvolvimento dos alunos de 3 a 6anos. 10 - Grupos Artísticos para a Sensibilização das Gestantes Objetivo: Transmitir o que é da ordem da função materna através de vivências teatrais. 11- Implantação do Método Lockzy no Abrigo Domiciliar Objetivo: Capacitar e acompanhar os cuidadores para que esses possam estabelecer um vínculo afetivo necessário, nas atividades de vida diária das crianças. 12- Contação de Estórias na Pediatria do HRI, Creches, Pré-Escola e Abrigo Domiciliar Objetivo: Usar o lúdico como elemento determinante para a recuperação e/ou formação da criança.

I Jornada de Saúde Mental em Iguatu

Prefeito Agenor Neto, Coordenadora da Unicef, Tati Andrade e Dr. Eriton Souza

A I Jornada de Saúde Mental realizada em iguatu aconteceu entre os dias, 03 a 05/06, no Teatro Pedro Lima Verde.O evento foi encerrado no dia de ontem e reuniu cerca de 250 profissionais da área, que atuam em 28 municípios, representantes da Associação Brasileira de Saúde Mental, Coordenação de Saúde Mental do Ceará, UNICEF, Hospital Albert Einstein, UECE e IPREDE. A jornada foi uma iniciativa da Secretaria de Saúde de Iguatu, do Ministério da Saúde, Conselho dos Secretários e Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Ceará, Deputados Aníbal Gomes e José Ilo Dantas. O tema central do evento, “Um Olhar para a Atenção Básica”, foi abordado pela representante da Associação Brasileira de Saúde Mental, Gabriela Godoy. O coordenador de Saúde Mental da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), Nilson de Moura Fé, falou sobre o momento que Iguatu está vivendo, “ são eventos científicos como este que colocam Iguatu no roteiro das cidades em destaque no Ceará, praticamente já viro tradição, quando se fala em ações coerentes e estudos importantes sobre a saúd mental, a terra da telha está em destaque” disse. O evento teve como objetivo contribuir para o debate entre profissionais de saúde e estudantes universitários que possuem como foco de atenção a área da sáude mental, buscando assim permitir a troca de experiências, tão enriquecedora para os serviços de saúde e consequentemente para seus usuários. O Coordenador de Saúde Mental, Eriton Souza, falou sobre a jornada e a sua importância para Iguatu, “ Nesta primeira edição do evento escolhemos o tema, “ Um Olhar para a Atenção Básica”, devido à necessidade, cada vez maior, de articulação entre serviços como CAPS, PSF, NASF e outros. E com esta jornada estamos criando uma tradição de debates importantes em Iguatu com profissionais da área do nosso estado” afirmou.

ÁUDIO: Comandante da 2ªCIA/2ºBPM de Iguatu, Cel Gomes Filho fala sobre assalto ao Banco do Brasil de Orós

Prefeito de Quixelô confirma o QUIFORRÓ !

O prefeito de Quixelô, Gilson José de Oliveira, chegou hoje cedo ao seu gabinete, muito feliz e contente,trazendo uma noticia que deixou todos QuixeloenSes felizes. Quando o mesmo anunciou o Quiforró 2009. Em seguida saiu acompanhado de seu assessor (Luis Francisco) e também com o Gerente do núcleo de Limpeza de Quixelo (Glaci Sabino) e outros populares. Onde visitaram o Centro de Eventos onde vai ser palco desta festa que marcou tanto os quixeloenses. O mesmo já contratou pessoas para começar o trabalho de limpeza daquele local.

Gilson também adiantou algumas atrações desta festa. Que começará dia 02 de julho com um grande show com o cantor sertanejo Leonardo.

E outras bandas de forró como Banda Líbanos, Tropikália, Banda Eskema e outros que ainda poderão fechar contratos. Gilson também falou da emoção de poder trazer de volta o Quiforró tão querido da população de Quixelô e também disse que quer começar na ordem crescente,que no próximo ano será bem maior o Quiforro. Neste período acontecerão também apresentações de quadrilhas juninas da região.

Tà confirmada o Quiforró 2009 que Será 02 a 04 de julho de 2009.

Lela de Quixelô

Vídeo: Banco do Brasil de Orós que foi assaltado

Iguatu.net está em Orós na cobertura do assalto ao Banco do Brasil

Moradores mostram cartuchos de fuzil utilizados no assalto
Estamos fazendo a cobertura neste exato momento do assalto ao Banco do Brasil e a movimentação é intensa. Os bandidos abandonaram um veículo Ecosport preto no Sítio Catinga e estão sendo perseguidos pelas policias Civil e Militar.
O local da perseguição está acontecendo no Sítio Feiticeiro que pertence a Jaguaribe, a informação repassada pela PM de Jaguaribe confirmam que o grupo de oito bandidos se dividiram em dois grupos de quatro e a perseguição é intensa.
Esta imagem logo acima são de cartuchos de fuzis que foram utilizados no assalto, a população continua assustada e a cobertura completa está sendo feita pelo Iguatu.Net para a Rádio Liberdade e Jornal A Praça.
Mais informações em instantes.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |