sexta-feira, 5 de junho de 2009

Agenor Neto lança programa que irá atender 10.380 crianças em Iguatu

Prefeito Agenor Neto lança o PADIN
Um dos momentos mais importantes da I Jornada de Saúde Mental de Iguatu foi o lançamento do PADIN, Programa de Acompanhamento de desenvolvimento Infantil. Este é um programa formado por um conjunto de serviços que funcionarão em caráter contínuo, de forma integrada e inter-setorial, com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, social e emocional de 10.380 crianças de 0 a 6 anos em Iguatu .
O PADIN tem uma coordenação formada por membros das secretarias: Saúde, Ação Social, Educação, Cultura e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
No lançamento do programa o Prefeito Agenor Neto falou da sua emoção em estar apresentando uma ação importante para as crianças de Iguatu, “ quando vi este programa pela primeira vez, percebi a importância dele, detectar indicadores de risco para o desenvolvimento infantil e combater tais problemas com ações em conjunto das nossas secretarias é algo fantástico que estamos oferecendo a partir de agora” disse. Acompanhe logo abaixo as ações do PADIN em Iguatu:
1- Intervenção Precoce no Berçário de Médio Risco e Alojamento Conjunto do HRI Objetivos: • Facilitar o Vínculo Mãe-Recém Nascido • Estimular o Aleitamento Materno • Posicionamento adequado • Estimulação Oromotora • Interação com a Equipe • Humanização do BERÇÁRIO 2 - Follow-Up no HRI Objetivos: Identificar e acompanhar as crianças com fator de risco para o desenvolvimento, nascidas no HRI, com intervenção terapêutica precoce. 3 - Tratamento e Estimulação Precoce no Centro de Reabilitação Física de Iguatu Objetivos: Avaliar, diagnosticar e intervir no desenvolvimento neuropsicomotor e sensorial em crianças de risco, com idade de 0 a 6 anos, encaminhadas por instituições que trabalhem com a primeira infância. 4 - Atenção ao Desenvolvimento Infantil no PSF Objetivos: • Atender todas as crianças de 0 a 6 anos de forma periódica, na própria unidade do PSF • Detectar Indicadores de Risco para o Desenvolvimento Infantil • Orientar os cuidadores e a equipe do PSF, em relação às crianças vulneráveis • Encaminhar corretamente as crianças que necessitem de atendimento especializado. 5 - Auxiliares de Puericultura Objetivo: Formação das Auxiliares de Enfermagem do PSF e do HRI, em Puericultura (Voltada para o Desenvolvimento Infantil), dando possibilidade para que as mesmas possam atuar e orientar os cuidadores sobre as particularidades da primeira infância. 6 - Madrinhas do Desenvolvimento Infantil As Madrinhas serão mulheres selecionadas na própria comunidade, que serão capacitadas através de parceria com o IPREDE e o UNICEF, para atuar em visitas domiciliares na sua área, favorecendo uma interação de boa qualidade entre os cuidadores e suas crianças. 7 - Pré-Natal de Risco com atendimento especializado no CEMEAR. Objetivo: Proporcionar às mães um atendimento de pré-natal prioritário, mais seguro e humanizado, onde estas são acompanhadas pelo mesmo especialista – GINECO - OBSTETRA durante toda a gestação. 8- Atendimento Prioritário para Gestantes e Cuidadores de Crianças de 0 a 6 anos no CAPS III e CAPS ad Objetivo: Intervir de forma terapêutica nos cuidadores, amenizando os possíveis efeitos danosos às crianças. 9 - Matriciamento nas Creches e na Pré-Escola Objetivo: Assessorar os profissionais de educação visando detectar o mais precocemente possível alterações no desenvolvimento dos alunos de 3 a 6anos. 10 - Grupos Artísticos para a Sensibilização das Gestantes Objetivo: Transmitir o que é da ordem da função materna através de vivências teatrais. 11- Implantação do Método Lockzy no Abrigo Domiciliar Objetivo: Capacitar e acompanhar os cuidadores para que esses possam estabelecer um vínculo afetivo necessário, nas atividades de vida diária das crianças. 12- Contação de Estórias na Pediatria do HRI, Creches, Pré-Escola e Abrigo Domiciliar Objetivo: Usar o lúdico como elemento determinante para a recuperação e/ou formação da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |