Nesta segunda-feira,03/08, pelo município de Iguatu 13.684 alunos estarão retornando ás aulas, nas 37 unidades escolares da cidade. Apenas os alunos da educação infantil não estarão entrando em sala de aula neste momento, devido aos professores estarem participando de uma capacitação, “ vários livros foram adquiridos para o próximo semestre e os professores da educação infantil estão passando por uma capacitação, que irá durar por mais uma semana, após este período no dia 11 de agosto estaremos fazendo uma apresentação dos livros” disse a Secretaria de Educação, Benildes Uchoa. Para este início de aula uma vasta programação está sendo preparada para todos os alunos, “ iremos entre os dias 10 e 15 de agosto realizar a semana do estudante, onde iremos fazer uma vasta programação com passeios ciclísticos, ações esportivas, eleição da rainha do estudante e o concurso Literando II, e muito mais...” disse Benildes Uchoa.
domingo, 2 de agosto de 2009
Homicídio em Acopiara
no dia 01/08/2009, por volta das 20:00 horas, a Polícia Militar foi informada acerca de um homicídio ocorrido na Vila São João, bairro periférico de Acopiara-CE.
De imediato, a VTR 2352, composta pelo 1º Sgt. PM 5273 Antonio PARENTE de Melo, MF 027.047-1-4 e Cb PM 12.598 José LEUTON de Almeida Maciel, compareceram ao local e constataram um homicídio a bala, que teve como vítima a pessoa de DOUGLAS DE LIMA SALES, 21 anos, solteiro, agricultor, o qual foi alvejado com vários disparos de arma de fogo pelo corpo, sendo observado pelo policial um disparo no peito esquerdo e outro no braço direito. Segundo a irmã da vítima, disse que o seu irmão teria saído de casa à convite de um colega, não identificado, que veio buscá-lo para dar uma volta. Populares informaram que ouviram aproximadamente 06 (seis) disparos, no entanto ninguém se prontifica a remeter informações de quem tenha vindo a cometer o fato. Quanto à vida pregressa da vítima, populares e sua irmã acima citada informaram que o mesmo já tem passagem pela justiça, tendo em vista que já lesionou um indivíduo à faca, valendo salientar que há 03 ( três) meses, outros já haviam tentado tirar a vida do mesmo também com disparos. A Polícia Militar encontra-se em diligências no sentido de localizar e prender o(s) autor(es) desse crime.
Furtou residência e foi preso em Saboeiro
No dia de ontem, 01/08, por volta das 19:40 horas, a Polícia Militar tomou conhecimento acerca de um arrombamento à residência ocorrido na rua Cel Éneas Braga, 34, centro, Saboeiro-CE
A Polícia Militar, através da VTR -2422, composta pelos policiais SUB TEN PM GERALDO, SD PM CORREIA e SD PM FERNANDES, compareceu ao local e identificou o proprietário da residência, o qual informou que a sua residência havia sido arrombada e furtado alguns objetos tais como, uma batedeira Arno e várias caixas de comprimidos. A Polícia Militar efetuou diligências e conseguiu prender FRANCISCO ROBÉN HIPÓLITO SATURNINO, vulgo "Robinho", 24 anos, solterio, sem profissão definida, natural de Saboeiro-CE, e com ele foi recuperado a batedeira e alguns comprimidos. O infrator foi preso e recolhido ao xadrez do destacamento.
Brasil lembra 20 anos da morte de Luiz Gonzaga
Hoje, faz 20 anos que o consagrado Rei do Baião deixou o Nordeste mas sua herança musical persiste no País .
Crato Vinte anos depois da morte de Luiz Gonzaga, o som de sua sanfona está cada vez mais presente nas salas de reboco das casas do sertão e nos mais diversos auditórios e palanques, enchendo de emoção e lirismo platéias de todas as categorias sociais. Em Exu (Pernambuco), sua terra natal, a programação comemorativa aos 20 anos da morte do Rei do Baião foi aberta, ontem, com uma "roda de sanfona", debaixo de um pé de juazeiro, no Parque Asa Branca. Em Juazeiro do Norte, sanfoneiros do Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha homenagearam o velho "Lua" com uma retreta de sanfonas em torno de seu busto, na Praça do Memorial. Com forma também de homenagem e resgate da memória de Gonzagão, o poder público quer tombar Parque Asa Branca como Patrimônio Imaterial.
O forró pé-de-serra, introduzido no Brasil pelo Luiz Gonzaga na década de 40, conquista o mercado, concorrendo com outros ritmos brasileiros e estrangeiros. "O baião, coco, rojão, quadrilha, xaxado e xote caracterizam o forró e tem cheiro de carne de bode assada", comparou o velho Gonzagão, acrescentando que é uma música com a cara do Nordeste, que canta, ri, chora e "faz pouco" do seu secular sofrimento.
Luiz do Nascimento Gonzaga nasceu no dia 13 de dezembro de 1912, na Fazenda Caiçara, município de Exu, ao lado da casa onde morou a heroína cearense Bárbara de Alencar. Morreu no dia 2 de agosto de 1989, às 15h15, no Hospital Santa Joana, no Recife, onde estava internado há 42 dias. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de Pernambuco e enterrado na capela do Parque Asa Branca, em Exu, sua cidade natal.
A escola gonzagueana está cada vez mais presente na vida das novas gerações, vindas das mais diversas categorias sociais. O vendedor de discos José Amilton Silva, proprietário da loja "Amilton Som", diz que Gonzagão continua sendo o maior vendedor de CDs do Cariri. "De vez em quando aparece uma novidade, um cantor novo que desponta no cenário artístico nacional, mas desaparece, enquanto a venda de discos de Gonzaga é constante", afirma.
Amilton, que vende discos desde 1963, destaca que "Luiz Gonzaga interpretou o Nordeste em carne e osso, a poesia do povo, tradicional ou improvisada, transformada em canção, é um dos fenômenos mais ricos da cultura popular, pelo enfoque permanente de elementos históricos, tradicionais, emocionais e sociais". Ele foi o primeiro músico assumir a nordestinidade representada pela sanfona e pelo chapéu de couro. "Cantou as dores e os amores de um povo que ainda não tinha voz".
Programação
A influência de Luiz Gonzaga na música nordestina está no terreiro de sua casa, Exu. O número crescente de seguidores do rei, como eles se autodenominam, transforma Exu e cidades vizinhas na terra dos sanfoneiros. Este ano não houve necessidade de contratar sanfoneiros de fora para a festa dos 20 anos de morte de Gonzagão.
"A gente juntou mais de 20 sanfoneiros que se revezam no Parque Asa Branca para dois dias de puro forró", diz a coordenadora do Parque Asa Branca, Clemilce Parente. A homenagem ao cantor foi aberta ontem com um grupo de sanfoneiros, liderados por Joquinha Gonzaga e Joãozinho do Exu e termina hoje, com a realização de uma missa de ação de graças.
HERANÇA CULTURAL
Herdeiros do "Rei" mantêm tradição musical
Crato. O mais legítimo representante da arte de Luiz Gonzaga é o neto de Januário e sobrinho de Gonzagão, João Januário Maciel, conhecido por Joquinha Gonzaga que, apesar de ter nascido no Rio de Janeiro, assimilou a cultura nordestina. Herdou do tio, Gonzagão, a mesma "puxada" de sanfona. "Essa puxada eu conheço, é a mesma de Januário", dizia Luiz Gonzaga, referindo-se ao sobrinho estimado.
Luiz e Joquinha percorreram o Brasil cantando a música "Dá Licença P`rá Mais Um", em que o Rei do Baião apresentava seu substituto, cantando: "Se é de pai pra filho/ de filho para pai/ de sobrinho pra tio/ alguma coisa sai/ então vou por aí/por este mundo vou/ usando esta herança do meu tio e do vovô.
Com residência na cidade de Exu (PE), Joquinha é um das mais requisitados sanfoneiros da região. Hoje, Joquinha Gonzaga é um dos grandes nomes do forró autêntico, com uma discografia de uma média de 15 LPs e CDs, com destaque para o CD Cantos e Causos, de Gonzagão, gravado em 2006, em que o artista fala de "causos" que presenciou nas viagens que fez com o tio Lula, canta músicas conhecidas de Gonzagão, de compositores conhecidos nacionais e regionais, e também de sua autoria.
A escola gonzagueana está presente no meio universitário. Três acadêmicos do curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (Urca), Marcos Eduardo, sanfoneiro; Robson Andrade, triângulo e voz, e Emerson Miranda, zabumba e voz, formaram o trio "Forró Direito" inspirados no Rei do Baião.
O sanfoneiro Maurício Jorge, de Juazeiro do Norte, tinha apenas seis anos quando Gonzagão morreu. "Tenho um vaga lembrança do cortejo que passou em frente à minha casa com o corpo dele para ser enterrado em Exu", lembra. Com dois LPs gravados, Maurício cresceu ouvindo as músicas de Luiz. Hoje é um dos mais requisitados sanfoneiros da região, ao lado de Fábio Carneirinho.
Mais informações
Exu - Pernambuco
Parque Asa Branca (87) 9626.4101 87) 3879 1216
ANTÔNIO VICELMO
REPÓRTER
Diário do Nordeste
Tentativa de homicídio no Sítio Santa Rosa II
Nesta sexta-feira, 31/07, por volta das 19:30, uma ligação anônima, informava sobre uns disparos de arma de fogo ocorrido em um bar na Santa Rosa II, distante 08 Km de Iguatu/CE, efetuados por um indivíduo conhecido apenas por Iran.
De imediato a Polícia Militar, através através da VTR-2292, comandada pelo CB PM BARBOSA, compareceram no local, e localizaram uma vítima dos referidos disparos efetuados, e identificaram-na como FRANCISCO PATRÍCIO DE SOUZA LIMA, este foi atingido com um dos disparos no braço direito, este, informou que o infrator, trata-se de IRAN UCHOA DE SOUZA, 24 anos, solteiro, sem profissão definida, natural de Iguatu/CE, que evadiu-se em uma bicicleta e tomou rumo ignorado, quanto ao motivo, a vítima disse que é uma rixa antiga, contudo, os policiais encontram-se diligenciando no intuito de efetuar a prisão do infrator.
Loja é furtada em Orós
Neste dia, 31/07, por volta das 10:00 horas, a Polícia Militar local foi comunicada que na madrugada teria havido um arrombamento em uma loja na rua Epitácio Pessoa, nº110, centro, Orós-CE.
A Polícia Militar, através da VTR 2432, composta pelos policiais, Sgt PM Silvestre, CB PM Lira, Sd PM Sousa, tomou conhecimento através do proprietário de uma loja, o qual informou que o seu estabelecimento comercial havia sido arrombado durante a madrugada e furtado do interior do seu comércio alguns objetos: 02 Aparelhos de som marca CCE, 03 rádio relógios AM/FM, marca GOAL, 01 DVD Mallory, 01 DVD Britânia, 01 DVD Supersound SS-9800, 01 CD Player Automotivo MP3/WMA Sony, 01 CD Player AM/FM, 01 Rádio Relógio LivStar AM/FM, 01 Drive KSD-400 120W Konvic, 01 microfone KaraoKê, 02 facas, 01 Pé de Cabra, 01 Smart Game Selector, 06 carregadores de celular, 07 fones de ouvido, 06 cabo de áudio vídeo 3R-3R, 06 controles remotos das marcas: Britânia, Mallory, APL-1226, Gradiente Lenoxx, Semp, e 04 caixas de baralho Copag 139. Após várias diligências, os responsáveis foram apreendidos, são três menores de idade, os mesmos foram apreendidos e conduzidos à DP de Icó, acompanhados dos pais para as providências cabíveis. Vale salientar que os objetos foram recuperados e entregue ao proprietário.
Assinar:
Postagens (Atom)