quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Estadual pode começar sem torcida

As primeiras rodadas do Campeonato Cearense 2010 correm o risco de não ter público nos estádios. Os laudos de inspeção, necessários para que as praças esportivas sejam liberadas para receber torcida, estão atrasados. A Federação Cearense de Futebol (FCF) esticou o prazo de entrega – que era 20 de dezembro – para o próximo dia 5 de janeiro. Se até lá os documentos não chegaram, o Estadual começa com portões fechados e arquibancadas vazias.
E o problema é geral. Nenhum estádio está liberado. Todos, sem exceção, têm laudos pendentes. O presidente da FCF, Mauro Carmélio, lamenta que até agora só tenha recebido o parecer da Polícia Militar. “Os outros ninguém entregou. Desde outubro que estou lutando por isso“, disse. “Mas o brasileiro deixa tudo para a última hora mesmo“, completou o dirigente.
Carmélio lembrou que, além do parecer da PM, é preciso os laudos dos Bombeiros, da Vigilância Sanitária e de um profissional registrado junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-CE) para a liberação de um estádio. “Se não me apresentarem os relatórios não tem outro jeito: vai ser com portões fechados mesmo“, garantiu o presidente da FCF.

Está na Lei

E a decisão segue uma determinação da legislação esportiva. Esse ano, o Ministério do Esporte publicou a portaria 124/2009. Em 135 páginas, o documento estipula todos os procedimentos para a inspeção e liberação de estádios.

A portaria detalha todos os itens que devem ser observados na estrutura, segurança e higiene das praças esportivas. E deixa bem claro: para receber torcida, os estádios precisam cumprir tudo o que está escrito.

O diretor jurídico da FCF, Marcelo Desidério, lembra que os atrasos podem ser compensados durante o Campeonato Cearense. Mesmo que as disputas se iniciem com os portões fechados, nada impede que nas rodadas seguintes os estádios “entrem na linha“. “Quando eles forem trazendo os documentos os estádios vão sendo liberados“, explicou.
Caso os estádios não cumpram o prazo, o torcedor vai passar bem longe dos campos na estreia do Estadual. Sinal de prejuízos para todos os lados. “Infelizmente seria uma medida inédita e ruim para clubes, torcida e federação“, disse Mauro Carmélio.

Blog O Povo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |