terça-feira, 27 de outubro de 2009

Parabéns Dr. Mendonça


O Iguatu.Net faz uma homenagem ao Dr. Mendonça que chega ao seu centenário sendo homenageado por toda a sociedade iguatuense, logo mais às 18hs na Câmara Municipal de Iguatu os vereadores estarão realizando mais uma homenagem ao mestre Mendonça.
E para quem não conhece a história deste médico e político leiam logo abaixo um pouco da sua vasta biografia, estas informações foram repassadas pela sua filha Rita Mendonça.



José Mendonça Neto nasceu na cidade de Iguatu, Ceará, em 26 de outubro de 1909, sendo filho de Antônio Pinto de Mendonça e Amélia Cavalcante de Mendonça. Fez o curso de primário em sua terra natal com a professora Fany Mascarenhas e o secundário em Fortaleza, primeiro no Instituto São Luiz e depois no Liceu do Ceará. Formou-se em medicina pela Faculdade de Medicina da Bahia, recebendo o diploma de médico em 19 de novembro de 1932. É clínico geral, ginecologista e anestesista. No início de sua carreira, atuou no Hospital de Várzea Alegre, Tauá e Quixeramobim, retornando a Iguatu, em 1947, quando decidiu entrar na vida política, filiando-se à antiga União Democrática Nacional – UDN, legenda pela qual se elegeu prefeito de Iguatu no período 1947/1951, sendo novamente eleito em 1954 para o quadriênio 1955/1959. Na qualidade de prefeito, prestou importante folha de serviços ao município, realizando uma das mais profícuas administrações, calçando grande parte da cidade, melhorando e ampliando o sistema de iluminação pública, abrindo novas escolas, reformando outras e desenvolvendo intenso trabalho na zona rural, construindo entradas e barragens, além de outros benefícios e melhoramentos nos distritos.
Foi médico da antiga Caixa de Aposentadoria e Pensões dos Servidores Públicos do Estado do Ceará, tendo também prestado por algum tempo serviço a antiga IFOCS, atual DNOCS.
Quando residiu na cidade de Tauá, presidiu a Associação dos Empregados do Comércio daquela cidade.
Presidente do Lions Club de Iguatu, no período de 1966/67, tendo ocupado diversos outros cargos na entidade, inclusive chegando ao cargo de Presidente de Divisão. Ocupou diversas posições de mando na administração do Clube Recreativo Iguatuense, onde sempre mereceu destaque e respeito da parte de todos os associados. Em 26 de julho de 1943, casou com D. Maria Célia Teixeira de Mendonça, constituindo-se harmoniosamente num exemplar casal, desfrutando de prestígio e elevado conceito na sociedade iguatuense.
O casal teve uma única filha: Rita Teixeira de Mendonça Sudário que é uma exemplar mãe de família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |