quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Vereadores debatem sobre acusações contra o prefeito de Várzea Alegre

Na sessão da Câmara de Vereadores desta quarta-feira, 02, a primeira após a tumultuada sessão de quarta-feira da semana passada, 26, houve debates sobre as denúncias que envolvem o prefeito Zé Helder (PMDB), sobre suposto desvio de recursos da obra de saneamento básico que a prefeitura executa no bairro Varjota. Mas desta vez, os vereadores usaram um tom menos agressivo.


O vereador Zé Batista (PSDB) informou que as denúncias contra o prefeito já foram formalizadas na Justiça e na Controladoria Geral da União – CGU.

Chico Clementino (PSDB) voltou a afirmar a veracidade das denúncias, feitas com base em documentos, que segundo ele, provam as acusações e afirmou que o desvio de dinheiro da obra, atribuído ao prefeito Zé Helder, chega a um milhão e novecentos mil reais. O vereador ainda deu detalhes sobre os repasses da obra, orçada em mais de três milhões de reais.

O vereador Elonmarcos Correia (PPS), líder do governo, defendeu o prefeito, reafirmando que este não desviou recursos da obra. O Edil entregou um recibo que comprova que o restante dos recursos do dinheiro repassado pela FUNASA – Fundação Nacional de Saúde – estão em uma conta na Caixa Econômica Federal.

Para justificar o atraso na construção do saneamento, Elonmarcos enfatizou que a Funasa chegou a atrasar em 11 meses o repasse de recursos para o município e houve problemas na desapropriação de terrenos particulares destinados para a construção das estações elevatórias. Ele acrescentou que a Funasa enviou um engenheiro para orientar a empresa, que agora tem um prazo de 90 dias para entregar a obra concluída. Ainda rebatendo a oposição que insiste no desvio de dinheiro pelo prefeito, o governista cobrou da oposição que dissessem aonde o ex-prefeito João Eufrásio teria aplicado o dinheiro que desviado do município em seu governo.

Denise Salviano (PMDB) se referiu à sessão de quarta-feira, 26, como um circo montado pela oposição, quando expôs de forma desonesta a imagem do prefeito Zé Helder. A vereadora questionou se esta seria a forma correta de se fazer política e disse que se o prefeito tiver cometido os erros denunciados pela oposição, que ele seja investigado e punido pelos órgãos competentes.

Sobre o canal do Riachinho, que passa por um processo de requalificação urbana e teve a primeira etapa inaugurada no final de semana, a vereadora pediu que os vereadores olhassem para o passado daquela obra, afirmado que aquele, sim, era um serviço mal feito, rebatendo as críticas que o vereador Zé Batista fez ao projeto, classificando-o como mal feito. Denise alertou que a população não é burra e que no final de tudo conhecerá o resultado de quem realmente roubou o dinheiro público.

Para encerrar a sessão, o presidente da Câmara, Luiz Luciano e Silva (PMDB), formou uma comissão especial para acompanhar a construção do saneamento da Varjota nestes 90 dias, prazo dado à empresa para entregar a obra. Os vereadores da comissão – Carlos Renir (PMDB), Valdeci Alves Correia (PP), Chico Clementino (PSDB), Zé Batista (PR), e Eliana Maria (PSDB), deverão fiscalizar os trabalhos, emitindo relatórios semanais sobre o andamento da obra.

Várzea Alegre.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |