quinta-feira, 13 de março de 2008

Consultores de fundação americana estão em Iguatu





O Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe, CIPMJ, é uma articulação entre entidades da sociedade civil organizada, poder público e mercado, afim de promover ações articuladas que contribuam com o desenvolvimento humano, local e sustentável das cidades de Acopiara, Iguatu, Jucás, Orós e Quixelô.
Atualmente o CIP Médio Jaguaribe envolve cerca de 40 organizações que desenvolvem projetos nas dimensões ambiental, cultural, econômica, política e social, e conta com apoio financeiro de diversos atores, inclusive a Fundação Kellogg, que investiu nosseis projetos em andamento do CIPMJ aproximadamente 1 milhão de reais. A Kellogg é uma fundação americana que apóia projetos de desenvolvimento sustentável em diversos territórios do nordeste do Brasil e tem sede em São Paulo.
Os próximos dias 12 e 13 de março, consultores da Fundação Kellogg (Antonio Nascimento, Arturo Jordan e Andrea Viviane) estarão visitando a região para acompanhar o desenvolvimento das ações nas comunidades junto ao Conjunto Integrado de Projetos e outras lideranças, inclusive os gestores e secretários municipais.

Os projetos atualmente desenvolvidos pelo CIP Médio Jaguaribe são:

Projeto Dimensão Social
Buscará fortalecer o trabalho social através de um espaço de articulação, integração entre instituições com o objetivo de juntas contribuírem na melhoria da qualidade vida, conscientização e participação. Entre os resultados pretendidos estão realizar uma formação de Educadores da Microrregião com foco em desenvolvimento social; Realizar um trabalho com famílias atendidas pelas instituições envolvidas na construção do projeto, levando informações relacionas à saúde, geração de renda e juventude; Capacitar jovens (faixa etária 17 a 24 anos) em orientações básicas para o trabalho e apoiá-los na inserção em espaços de geração de trabalho e renda; Capacitar pessoas nas áreas de informática, artesanato, agroindustrialização e gestão; Realizar Seminários envolvendo o poder público e empresarial para discutir a responsabilidade social na MMJ.

Projeto Direito de Todos
O projeto terá três ações fundamentais: o Balcão de Direitos que irá fornecer informações básicas sobre como acessar à justiça e buscar direitos estabelecidos na legislação e fornecido por meio de políticas públicas. Neste sentido, o Observatório de Cidadania irá monitorar por meio de voluntários os Conselhos de Saúde, do Fundeb, da Assistência Social e de Direitos da Criança e do Adolescente, de modo a publicizar para a comunidade a real situação dos mesmos, suas decisões e/ou omissões, mas acima de tudo, buscar apoiá-los através da parceria do coletivo de entidades do CIP. Por fim, a terceira e não menos importante ação, que é uma Agência de Notícias Regional que irá captar, organizar e publicar diversas notícias de interesse social da região, através de uma rede de correspondentes e veículos de comunicação.

Educação Ambiental no semi-árido
O Projeto será desenvolvido nos municípios de Iguatu e Jucás e tem por objetivo geral contribuir para a redução da degradação do Rio Jaguaribe a partir da educação ambiental aliada a um processo contínuo de mobilização social, assim como gerar um modelo que possa ser replicável para os outros municípios da bacia. Dentre as ações previstas estão o processo formativo que será realizado junto às comunidades ribeirinhas, especialmente com os jovens, mobilização das pessoas para o desenvolvimento de atividades práticas de combate aos impactos ambientais causados ao rio Jaguaribe, como por exemplo, reciclagem de lixo e reflorestamento das margens através do cultivo de árvores nativas e frutíferas.

Projeto Jovem Multiplicador
O projeto tem por objetivo contribuir com o desenvolvimento da Agricultura Familiar a partir do reordenamento dos sistemas produtivos agrícolas apropriados à convivência no semi-árido e do fortalecimento do processos de assessoria técnica sistemática, tendo por base a agroecologia. Constitui-se numa proposta de ação local que possui uma lógica econômica e social capaz de fomentar a produção e apoiar a organização dos agricultores familiares, estimulando a solidariedade e a mobilização por objetivos comuns, por meio da formação de Jovens Multiplicadores da agroecologia.

Projeto Teia de Cultura Regional
Uma proposta para fortalecimento da identidade cultural da região, envolvendo a mobilização de agentes culturais e a formação da Teia de Cultura Regional a partir da estruturação de Núcleos Municipais de Cultura, responsáveis pelo desenvolvimento de atividades artístico-culturais em nível municipal. O eixo do Projeto é a implementação de um processo de mobilização e educação, envolvendo agentes culturais e as demais pessoas dos municípios no sentido de fortalecer as identidades culturais locais, os vínculos entre as pessoas, além de cursos para qualificação profissional dos agentes culturais. Entre outras atividades estão os Circuitos Culturais que possibilitarão a troca de experiência entre agentes culturais e difusão de produções culturais, a construção de Agendas Culturais, ferramentas para a promover e divulgar as programações culturais locais e regional.

Projeto de Consolidação do CIP
Um projeto que subsidia a gestão do Conjunto Integrado de Projetos, fortalecendo as competências dos gestores através de formações e troca de experiências numa constante comunidade de aprendizagem. Além disso o projeto de consolidação conta com um fundo de apoio a projetos de jovens, um fundo de intercâmbio.



Maiores Informações:

Jenair Alves (88) 8805.8584 ou 3581.6575
Karlos Rikáryo (88) 8809.9022
www.cipmj.org.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |