terça-feira, 21 de setembro de 2010

Resgate dos mineiros no Chile pode ser concluído em outubro

Os trabalhos de resgate dos 33 mineiros presos há quase 50 dias no Chile podem ser concluídos em outubro por causa do avanço mais rápido em uma das perfurações, informaram autoridades e especialistas nesta terça-feira.
O maior otimismo na operação de resgate dos operários, presos a cerca de 700 metros de profundidade na região norte do país, surgiu depois que a máquina perfuradora de petróleo da estatal ENAP, usada no Plano C de resgate, atravessou na segunda-feira cerca de 23 metros em apenas quatro horas.
No entanto, o serviço foi interrompido para o reforço do trajeto antes de dar prosseguimento à perfuração, disseram especialistas.
"Quando perfurarmos os primeiros 200 metros estarei em condições de dizer mais ou menos o tempo estimado", disse Juan Carlos Marin, um trabalhador argentino da empresa responsável pelas perfurações da máquina petroleira. "Tomara, tomara que, se continuarmos assim, em sete dias terminemos, não?", acrescentou, ao ser consultado sobre o ritmo de trabalho alcançado em quatro horas.
O governo, que originalmente estimava a conclusão do resgate entre novembro e dezembro, está "esperançoso" de que os trabalhos sejam concluídos antes do previsto, disse o presidente chileno, Sebastián Piñera.
Em uma das operações de resgate subterrâneo mais complexas já realizadas, foram cavados sucessivamente buracos mais largos, usando três perfuradoras para alcançar os mineiros. Eles se refugiaram em um túnel após um desabamento em 5 de agosto.
Fontes do governo disseram ao jornal El Mercurio que as novas estimativas confirmam que a perfuração dos planos B e C deve chegar à etapa final em no máximo 15 dias. A esse prazo seriam somados outros 3 a 4 dias para proteger os dutos pelos quais serão tirados os mineiros.
Os mineiros, que estão em boas condições de saúde, recebem diariamente alimentos energéticos para aumentar sua força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |