Em meio a um imenso esquema de segurança armado pelo diretor José Padilha, O DIA descobriu que a primeira cena do ansiosamente aguardado ‘Tropa de Elite 2’ é o atentado ao Coronel Nascimento, personagem de Wagner Moura. A sigilosa continuação do fenômeno do cinema, orçada em R$ 12 milhões — que só estreia no circuito em 8 de outubro (em 600 salas, o dobro do primeiro filme) —, se desdobra em um punhado de produtos relacionados ao sucesso de bilheteria, que já estão à disposição de quem quiser se antecipar.
No site do filme , há quatro dias já é possível customizar sua própria camiseta e desfilar de caveira por aí. O livro ‘Elite da Tropa 2’, que está conseguindo números expressivos de pré-venda, e o CD com a trilha saem no mesmo dia do filme. “Já vendemos cerca de mil livros. Parece pouco mas, para esse tipo de pré-venda online, é mais que o esperado”, festeja Alexandre Mathias, editor-executivo da Ediouro. “Nossa expectativa é grande, trata-se de uma obra de peso. Esperamos vender rapidinho a tiragem inicial de 60 mil exemplares”, prevê.
LIVRO NO COFRE
Mathias conta que é uma das pouquíssimas pessoas que já leram a história escrita a oito mãos pelo antropólogo Luiz Eduardo Soares, o delegado Cláudio Ferraz e os policiais André Batista e Rodrigo Pimentel. “Os originais ficaram restritos a quatro pessoas da editora. Tivemos um cuidado muito grande na manipulação desse conteúdo. Trabalhamos quase sempre apenas com material impresso, nada de e-mails, e a leitura era feita em locais com privacidade. Até quando foi para a gráfica, colocamos gente de nossa confiança vigiando, para que o livro não vazasse”.
Apesar do sucesso, Mathias acredita — e espera — que tamanha preocupação não vá se repetir. “Acho que não haverá um terceiro volume, não. Aliás, quero sinceramente que esse seja o último e que o assunto da violência seja tratado mais entre a sociedade. Que apareçam filmes com outras temáticas. Tenho projeto de lançar outro livro do Luiz (Eduardo Soares), mas não será um ‘Elite da Tropa 3’”, avisa.
‘Tropa de Elite 2’ também está bombando na Internet, no site, e também em campanhas no Twitter, como a que sugere que todos compareçam com a camisa do filme (foto) na estreia. A loja virtual Vitrinepix oferece 15 modelos e a possibilidade de o ‘tropamaníaco’ customizar sua própria camisa por R$ 35, com cores, textos, imagens e fotos do jeito que quiser. “A expectativa é de vender cinco mil camisetas até a estreia”, conta Viviane Mendes, diretora executiva do Vitrinepix.
O Dia
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