sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Vídeo: Tiro de Guerra de Iguatu realiza formatura dos atiradores 2009


Mais uma turma de atiradores é formada em Iguatu

Quarenta e cinco soldados do Tiro de Guerra de Iguatu concluíram a formação de instrução, em solenidade realizada no dia de ontem,03, nas instalações do TG 10-013.


A solenidade que teve entrega de certificados, medalhas, formatura de cabos, desfile da tropa, execução do Hino Nacional, juramento dos atiradores e foi acompanhada com muita emoção pelos familiares presentes.

“ Este é um momento importante para estes jovens que após um período de preparação irão perceber no dia a dia que a disciplina e a organização são fatores que os ajudarão no mundo atual” afirmou o SGT Gilmar.

Foram dez meses onde os jovens iguatuenses tiveram aulas sobre armamento, higiene, ordem unida, progressão em terrenos e instruções em geral.

O evento marcou a promoção do SGT Gilmar, para primeiro sargento, o mesmo está há três anos no comando da unidade do Exército Brasileiro. O Coronel Vasques que representou o Décimo Comando do Exército falou sobre a promoção do militar “O trabalho do sargento Gilmar na formação dos atiradores e na administração do Tiro de Guerra é digno de elogios. Desejamos boa sorte no prosseguimento de sua carreira”, afirmou o coronel.


Entenda

O Tiro de Guerra conhecido com TG é uma instituição militar do Exército Brasileiro encarregada de formar reservistas para o exército. OS TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo.

A organização de um TG ocorre em acordo firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O exército fornece os instrutores, fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações.

Origem

A origem dos tiros de guerra (TG) remonta ao ano de 1902 com o nome de linhas de tiro, quando se fundou em Rio Grande(RS) uma sociedade de tiro ao alvo com finalidades militares – esta, a partir de 1916, no impulso da pregação de Olavo Bilac em prol do serviço militar obrigatório, transformou-se, com o apoio do poder municipal, nesse tipo de organização militar tão essencial à formação de reservistas brasileiros.

Assim sendo foram criadas várias Linhas de tiro, estrategicamente localizadas em cidades maiores de cada região, que davam maior proteção aos cidadãos.

Formação do Atirador

O objetivo dos TG's é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil. A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga-horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Até 1969, a formação do atirador era realizada no período de 80 semanas, portanto a partir de 1970, essa formação foi dividida em 1° e 2° semestres.

Por curiosidade a etimologia da palavra vem do latim tiro, termo usado para descrever novato, jovem soldado e recruta.


Vídeo da formatura:



Um comentário:

  1. essa sim foi a melhor turma q o tiro de guerra do iguatu ja teve...

    PÁTIRAAAAAAAA BRASIIIIIIIIIIIIL...

    CABO FÉLIX

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |