quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Nordestão pode voltar em 2010

Desde sua extinção, em 2003, sob a alegação de que faltavam vagas no calendário futebolístico brasileiro, várias já foram as tentativas de reeditar o Campeonato do Nordeste de clubes, mais conhecido como Nordestão.
A mais nova empreitada conta com quase todas as federações nordestinas e prevê o retorno da competição já em 2010. Até o momento, porém, não há nada definitivo, principalmente pela necessidade de um aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Segundo o presidente da Federação Cearense de Futebol (FCF), Mauro Carmélio, houve uma primeira reunião para tratar do assunto, que contou com cinco das sete Federações nordestinas (vale lembrar que, em termos futebolísticos, Piauí e Maranhão estão inseridos na região Norte). Estiveram ausentes apenas Alagoas e Paraíba.


A viabilidade da competição depende do aval da CBF, que ainda não foi consultada. Antes disso, está se buscando viabilizar condições de transporte e hospedagem para os clubes participantes.
Caso seja aprovada, a competição aconteceria no ano que vem, no período que precede e mesmo durante o Mundial da África do Sul. "Seria uma competição rápida, como a Copa do Mundo, com duração entre 30 e 40 dias. Mas ainda não há nada definido", disse Mauro Carmélio, que ressaltou que a competição seria uma forma de não deixar os clubes ociosos durante um bom período.

Segundo Carmélio, Ceará e Fortaleza seriam os clubes cearenses a participar da copa, que ainda não tem definido um número possível de competidores.

A competição

A Copa do Nordeste (ou Campeonato do Nordeste) foi disputada no final da década de 1960 e início de 1970 e fazia parte da disputa do Torneio Norte-Nordeste, que tinha zonas das regiões Norte e Nordeste, obtendo-se assim campeões de cada região para a disputa do título interregional.

Depois de um longo período de esquecimento, a Copa do Nordeste foi realizada em 1994 e voltou com tudo entre os anos de 1997 e 2003, quando foi retirada do calendário brasileiro por falta de datas.

No início da década, a competição ganhou grande projeção, obtendo altas médias de público e sendo considerada a mais rentável do país.

Verdes Mares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |