A Secretaria da Cultura e Turismo de Iguatu vem desempenhando um papel estratégico no que diz respeito à construção de políticas públicas, visando o desenvolvimento cultural sustentável deste município. Neste sentido, tem procurado integrar as políticas de cultura às demais políticas setoriais dando substância à transversalidade e à gestão participativa. Trata-se de uma tarefa permanente que está atrelada ao compromisso de reconhecer e difundir a participação popular como valor democrático e instrumento de gestão, bem como a disseminação da prática de processos de consultas públicas para os assuntos relacionados a estas políticas.
Nesse sentido a Secretaria da Cultura e Turismo entrega à população iguatuense o Plano Municipal de Cultura para o quadriênio 2009-2012. Este é um documento flexível que objetiva fundamentar e dar direção, consciência e clareza as ações desta secretaria, na formulação e institucionalização de programas, projetos e políticas públicas que venham valorizar a cultura local e regional, concretizando assim a relação entre cultura e desenvolvimento sustentável.
Esse documento estar referendado pela reflexão coletiva realizada em junho de 2007 na Assembléia Popular: Plano Municipal de Cultura e Constituinte Cultural, que contou com a participação de representantes de instituições, poder público, setor privado e comunidade artística iguatuense tendo como objetivo formular propostas para revisão constitucional e complementação da Legislação Cultural Vigente do Estado e para elaboração deste documento.
O Plano Municipal de Cultura busca estabelecer as bases de uma política cultural para o município de Iguatu, pautadas nos princípios democráticos, respeito à memória coletiva e ao pluralismo cultural; e nas diretrizes que passam orientar as ações da Secretaria da Cultura e Turismo, incluindo toda a rede cultural do município.
Assim o conceito de cultura que pauta as bases dessa proposta estar configurado no seu mais pleno sentido como dimensão simbólica da existência social de cada povo, argamassa indispensável a qualquer projeto de nação sustentável. Cultura como eixo construtor das identidades, como espaço privilegiado de realização da cidadania e de inclusão social, e também, como fator econômico e gerador de riquezas.
Nessa perspectiva a Secretaria da Cultura e do Turismo de Iguatu define sua atuação a partir de estratégias norteadoras nas áreas:
1. Artes Cênicas;
2. Artes Visuais;
3. Música;
4. Literatura;
5. Artesanato;
6. Cultura Popular;
7. Patrimônio Material e Imaterial.
A formatação deste documento foi coordenada pela equipe da Secretaria da Cultura e Turismo, juntamente com o grupo de sistematização escolhido democraticamente na supracitada Assembléia.
Maria Benildes Uchôa de Araújo
Secretária da Cultura e do Turismo
gostaria de expressar um sentimento de apreço e gratidão a Deus por fazer parte da sct de Iguatu e principalmente ter a sra benildes uchôa como gestora desta instituição pois reconheço a sua grande sensibilidade e capacidade na qual administra esta secretaria, a cultura hoje em Iguatu tem comquistado seu espaço e isso e muito gracioso para o desenvolvimento cultural,local e regional.......
ResponderExcluir