Durante a semana dedicada aos idosos, muitas atividades e debates sobre os direitos da terceira idade
Iguatu. Cerca de mil idosos vindos de 22 municípios das regiões Centro-Sul, Cariri e Sertão Central participaram, nesta cidade, do Encontro Regional de Integração. O evento faz parte da XII Semana Social da Terceira Idade promovida pelo Sesc em parceria com as secretarias municipais de Ação Social. Neste ano, o tema central tratou da violência e do desrespeito contra o idoso.
Além de atividades de lazer, dança, apresentações culturais e artísticas, na Semana da Terceira Idade aconteceu o lançamento do projeto de implantação de um Centro de Referência e Práticas Gerontológicas do Sesc. Será uma novidade para a região. Na abertura do evento, gerentes de banco, psicólogos, assistentes sociais, representantes do poder judiciário e os idosos participaram de uma mesa redonda sobre a temática central.
“A violência física e psicológica praticada contra o idoso é um problema sério que ocorre com maior freqüência dentro da própria família”, disse Raimundo Neto de Carvalho, gerente operacional do Sesc de Iguatu. “O nosso objetivo é buscar estratégias de combate à violência e a efetivação de parcerias entre instituições públicas e privadas no compromisso com os direitos da pessoa idosa”, destacou ele.
Maus tratos, abandono, agressões verbais, isolar o idoso em casa, não permitir e nem propiciar momentos de lazer, reter recursos da aposentadoria são as principais formas de violência contra a terceira idade registradas pela equipe do trabalho social com idosos do Sesc de Iguatu. “A maioria dos casos é praticada pela própria família”, observa a assistente social Lidiane Dantas. “A pessoa idosa tem direitos que precisam ser respeitados”.
O desconhecimento do Estatuto do Idoso foi outro ponto discutido durante o evento. “A família e os próprios idosos precisam saber mais sobre os seus direitos definidos em lei”, observa Raimundo Neto. “Por trás desse problema, há questão de educação e de respeito para com os pais e avós. Os jovens precisam saber que amanhã eles também estarão na terceira idade”.
Apresentações
Apresentação de bandolins, violão, danças folclóricas, quadrilha junina e muito forró animaram a programação do Encontro de Integração de Idosos da Região Centro-Sul, Cariri e Sertão Central. O evento foi realizado no ginásio do Sesc em Iguatu. As caravanas vindas de 22 municípios trouxeram faixas e mensagens que falam de amor, solidariedade, defesa da vida e dos direitos da pessoa idosa. Uma delas falava dos transtornos enfrentados nas filas dos bancos.
Na última década cresceu o número de grupos de convivência que realizam trabalhos sociais, culturais e educativos com a terceira idade. As prefeituras, por meio das secretarias de ações sociais, têm dedicado atenção aos idosos. A maioria tem carência econômica, é de baixa renda.
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário