terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Lixão de Iguatu, uma vergonha que está chegando ao fim

Manhã de terça-feira, 04 de dezembro, estivemos acompanhando a movimentação no lixão de Iguatu, neste exato momento em que você lê esta matéria, possivelmente alguma pessoa que pertença as 56 famílias que trabalham no local, retirando materiais para empresas que trabalham com reciclagem , esteja revirando entulhos em busca de algo para comprar o seu alimento. Diariamente 18 toneladas de lixo são descarregados no local o que vem a ocasionar danos ao meio ambiente (contaminação do solo e de lençóis freáticos), e colocando em risco a vida e a saúde da população, tendo em vista provocarem a proliferação de vetores de doenças (moscas, mosquitos, baratas, ratos). Mas a boa notícia é que o próximo semestre deverá ser o fim deste péssimo cartão de visita que fica na entrada do nosso município, nesta mesma manhã, estivemos no futuro aterro sanitário que está sendo construído pela Prefeitura Municipal de Iguatu, um modelo seguido por vários municípios desenvolvidos e que coloca em primeiro plano a proteção ao meio ambiente e a dignidade das pessoas que irão trabalhar neste local. Casas populares serão construídas para as 56 famílias que estarão atuando no aterro sanitário, além disso um trabalho especial será executado para o lixo hospitalar, acompanhe as fotos do que é e do que será o tratamento do lixo iguatuense.






ATERRO SANITÁRIO



Um comentário:

  1. Por muitos anos o cartão postal da entrada de nossa cidade nos causa um senso de vergonha a todo iguatuense com o mínimo de sensibilidade para a questão de um desenvolvimento local integrado e sustentável. O lixo depositado às margens da CE 282 – Rodovia Tarcisio Monteiro, disposto de qualquer maneira e sem nenhum tratamento, o que acaba causando inúmeros problemas ambientais. Os principais problemas característicos do depósito indiscriminado do lixo, a céu aberto, como mau cheiro, presença de animais e aves, como o urubu, de ratos e insetos, que têm a sua capacidade reprodutiva aumentada devido a disponibilidade abundante de alimentos. Esses animais são transmissores de inúmeras doenças. Outro sério problema causado pelos lixões é a contaminação do solo, pela ação do chorume, líquido de cor negra característico de matéria orgânica em decomposição. Além disto, estes lugares dão acesso para as pessoas carentes que acabam contraindo várias doenças. Com total omissão social e desrespeito ao ser humano, essas pessoas buscam nos lixões um meio de sobrevivência, ou alimentando-se, ou vendendo entulhos.
    Graças ao trabalho da Administração Trabalhando para Crescer, tendo a frente este jovem e dinâmico Prefeito Agenor Neto, esta realidade hoje existente está com seus dias contados. Pois o ATERRO SANITÁRO é hoje uma realidade, onde dentro em breve todo este quadro mudará. O aterro sanitário é o processo de disposição final de resíduos sólidos, principalmente do lixo domiciliar, baseado em critérios de engenharia e normas operacionais específicas. Estas normas e critérios permitem a confinação segura do lixo, em termos de controle da poluição ambiental e proteção ao meio ambiente. E as pessoas que antes trabalhavam (?) em condições sub-humanas terão agora uma vida mais digna ao trabalharem dentro das normas legais, e o que é importante salientar, até mesmo com casas para moradias.

    Parabéns Prefeito Agenor, Parabéns Iguatu.!!!!.

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |