segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Diretor do SAAE/Iguatu fala sobre ações para o ano de 2008

"o SAAE/iguatu está com vários projetos para melhorar o atendimento à população", Edval Lavor

O diretor do SAAE/Iguatu, Edval Lavor Bezerra concedeu uma entrevista para o Blog de Iguatu onde falou sobre os projetos para este ano, destacou a ação do prefeito Agenor Neto para substituir mais de 14 mil metros de tubulação de amianto que é prejudicial à saúde da população, também nesta entrevista Edval Lavor, fala sobre a chegada do engenheiro Telmo Mendes que “reforça o nosso grupo” disse o diretor do SAAE/Iguatu, além de falar sobre o açude do Trussu que está sem captar água, mesmo com as fortes chuvas que estão caindo em nosso município. Esta na verdade é uma entrevista que irá chamar a atenção do internauta para o trabalho realizado por esta entidade importante na vida de todo o iguatuense.

Alex- Como você observa a chegada do engenheiro Telmo Mendes?

Edval – é um grande reforço, sem dúvidas alguma, o CREA sempre exigia um engenheiro e através do prefeito Agenor Neto, o Telmo Mendes foi contratado, temos certeza que o mesmo irá viabilizar projetos importantes para o nosso município.

Alex – O Censo IBGE/2007 afirma que Iguatu possui oficialmente 26.357 residências, destas quantas possuem água encanada?

Edval – lhe garanto que da área urbana um total de 100%, exceto algumas residências particulares que possuem poços artesianos e que chega no máximo a 1 % do total já na área rural estamos com projetos para que se chegue água encanada.

Alex- pode falar de alguns projetos ?

Edval – temos para o Distrito de Alencar ainda para este ano, a perfuração de um poço tubular com mais de 50 metros de profundidade, esta ação será uma parceria da PMI, SAAE e FUNASA, e deve solucionar este problema que dura mais de 20 anos.

Alex – Projetos para o Distrito do Barro Alto, possui algum?

Edval- Sim possuímos, lá a quantidade de água é grande, mas deixa a desejar, devido ao óxido - de- ferro , que produz uma camada sobre o lençol de água que é conhecida como CAPAROSA, a solução deverá ser a perfuração de um novo poço com uma nova estação de tratamento de água onde irá eliminar todo o óxido de ferro da água.

Alex- para a área rural mais alguma novidade ?

Edval- sim mas vamos deixar para que o Prefeito Agenor Neto possa anunciar, pois investimentos serão apresentados para projetos de abastecimento em cinco comunidades rurais ainda este ano.

Alex- Como você observa a questão do Trussu, chove mas não está captando a água das chuvas ?

Edval- sempre estamos acompanhando o Trussu, no último dia 12 de fevereiro, uma reunião aconteceu em Limoeiro do Norte, com os coordenadores das bacias do Alto- Jaguaribe, e nesta reunião foi detectado que as chuvas que estão caindo em Iguatu não estão sendo suficientes para a recarga do açude, mas acreditamos que o inverno será mais rigoroso e isto pode acontecer a partir de 19 de março.Com esta quantidade de água que o Trussu possui hoje, o abastecimento de água está garantido por cinco anos, pois na pior das hipóteses, caso não chova, só com a evaporação, por mês a lâmina de água do Trussu diminui cerca de 22 cm.

Alex- um projeto que chama a atenção é o de substituição da tubulação de amianto, fale sobre esta ação.

Edval – é um projeto com a cara do nosso gestor, ousado, esta tubulação de amianto está localizada no centro de Iguatu, e nos bairros de Santo Antônio e Alto do Jucá. Foram instalados na década de 60 e possuem 14 mil metros de extensão, com diâmetro diferentes que variam de 75 mm a 150 mm. A utilização desta tubulação de cimento de amianto pode ser prejudicial à saúde humana, pois contém substâncias canceríginas, e o nosso prefeito sabendo disto, demonstrou uma enorme preocupação e está conseguindo recursos para a substituição desta tubulação pela de PVC DEFOFO, que é muito resistente e que já está sendo utilizada em algumas ruas o nosso município.


Alex- Para quem quiser mais informações sobre as ações do SAAE, como entrar em contato ?

Edval- Temos uma linha gratuita para reclamações que é o 195 e um fone fixo,3581 0551, além do e-mail: saaeiguatu@veloxmail.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |