Foi inaugurada no último sábado (08), o “Serviço de Hemodiálise de Iguatu” que tem o Dr. Emir Lima Verde como Diretor, médico e principal parceiro nesta grande conquista para a região. O local foi totalmente estruturado e equipado com o que há de mais moderno no mercado para realizar os procedimentos. A clínica é particular, mas prestará serviço via convênio com o SUS.
A expectativa é de que sejam atendidos nesta clínica pelos menos 85 pacientes das regionais de Iguatu e de Ico, atendendo a 17 municípios, segundo dados do Controle e Avaliação do Estado do Ceará (COVAC). Este atendimento também será extensivo às regiões dos Inhamuns e Sertão Central, podendo chegar a quase 300 pessoas.
O Serviço de Hemodiálise se destina a atender pacientes portadores de Insuficiência Renal crônica que já estão em programa de hemodiálise em outros centros, aqueles pacientes com doença renal que possam vir a ser dependentes ou não de diálise, bem como aqueles que precisam de descobrimento de qualquer doença dos rins.
De acordo com o secretário de Saúde do Município, Joab Soares, a hemodiálise é um processo de filtração do sangue onde ocorre a retirada de toxinas e água acumuladas no organismo que ocorre quando os rins deixam de funcionar. “Na clínica a hemodiálise é oferecida para pacientes crônicos nos turnos da manhã e tarde, todos os dias, atendendo às necessidades de cada um, de acordo com indicação médica e da mesma forma, ou até melhor e com mais segurança que em outros serviços, com a comodidade de ser bem mais próximo de seus familiares”, explicou o secretário
Durante a sessão de diálise o paciente requer a assistência de uma equipe multiprofissional. O paciente que dialisará na Nefroclínica será assistido em cada turno por uma competente e treinada equipe composta por um médico nefrologista, um enfermeiro especialista e vários técnicos de enfermagem.
O evento contou com as presenças do prefeito Agenor Neto, do deputado Estadual José Ilo, do Dr. Emir Lima Verde, diretor da clínica, representantes do Banco do Nordeste, vereadores, secretários, demais autoridades e a população em geral. O prefeito Agenor Neto afirmou que a clínica vai começar a funcionar hoje, segunda-feira, dia 10 de março.
Nenhum comentário:
Postar um comentário