O projeto Semana do Meio Ambiente das Escolas Públicas de Iguatu, tem como tema Lixo: reduzir, reutilizar, reciclar e é parte integrando do Curso de Formação Continuada para Professores Educação Ambiental Contextualizada no Semi-árido Cearense. Este curso é produto do Curso de Formação de Educadores Ambientais promovido pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente e Secretaria de Educação do Estado. Ministrado pelo Técnico da Secretaria Municipal de Educação Francisco Alves da Silva o referido curso envolve 47 professores(um de cada unidade de ensino) e tem carga horária de 80 horas, com atividades teóricas e práticas, este projeto é uma destas atividades.
O objetivo é difundir o conceito dos 3 Rs(reduzir, reutilizar, reciclar), incorporando no cotidiano das escolas ações práticas e permanentes que contribuam efetivamente para a assimilação e as práticas dos destes conceitos, possibilitando:
A redução do acúmulo de lixo(especialmente papel e plástico);
A formação de cidadãos ativos e ambientalmente responsáveis;
Disseminação dos conceitos consumo sustentável e gerenciamento de resíduos sólidos;
Incentivo ao protagonismo juvenil; e
Fomento à reutilização e a reciclagem de materiais.
Parceiros do projeto:
SENAC- Iguatu;
CIPMJ(Conjunto Integrado de Projetos do Médio Jaguaribe) – Dimensão Ambiental;
Coordenadoria de Meio Ambiente do Município;
CONDEMA – Conselho Municipal de Meio Ambiente.
As ações acontecem em três esferas:
Unidades de Ensino: coordenadas pelos Conselho de Meio Ambiente e Qualidade de Vida – COM-Vida(compostos por 05 alunos, 02 professores, 01 diretor, 01 pai de aluno e 01 comunitário);
Secretaria de Educação: coordenação e acompanhamento técnico do Núcleo do 6º ao 9º Ano e Núcleo de Multimeios;
Parceiros: ofertas de cursos, palestrantes e apoio no material para seminário.
1. Curso Noções de Educação Ambiental.
Promoção: SENAC – Iguatu
Resumo:
Realizado em parceria com o SENAC/Iguatu, o curso será ministrado de 04 a 09 de junho de 2008, envolvendo 35 alunos de 25 escolas (zona rural e urbana). Com duração de 20 horas, o curso promoverá diversas atividades teóricas e práticas. Dentre as práticas, os alunos e a instrutora Thaís, com apoio dos técnicos da Secretaria Municipal de Educação, Instituto Elo Amigo e SENAC, estarão realizando uma Blitz Ecológica nos principais sinais de trânsito do centro da cidade, na manhã de sábado(07/06), a partir das 8h. Na Blitz, serão utilizadas faixas, sacolas de plástico e panfleto informativo.
2. Palestra Informativa
Promoção: Secretaria Municipal de Educação
Parceria: Coordenadoria de Meio Ambiente do Município de Iguatu
Tema: Lixo na cidade: lixões e aterros sanitários
Palestrante: Dr. Paulo César Barreto – Coordenador de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Iguatu
Data: 05/06/2008
Local: Auditório do Hospital Regional de Iguatu
Horário: 15h30min
Síntese:
A palestra Lixo na cidade: lixões e aterros sanitários é parte integrante do Projeto Lixo: reduzir, reutilizar, recilcar e está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é sensibilizar os participantes sobre a necessidade de reduzir a produção de lixo face à problemática dos lixões, especialmente o Lixão da Chapadinha, bem como disseminar informações a cerca do aterro sanitário de Iguatu e os benefícios que este pode trazer para os municípios.
3. Ações nas escolas
Período: 02 a 06/06/2008
Síntese:
Durante a semana de 02 a 06/06 todas as 47 escolas do município estarão realizando diversas ações que envolvem tanto a comunidade escolar quanto à local. Atividades de destaque:
Atividades em sala de aula com estudo de textos, produção de paródias, poesias, acrósticos, emissão de vídeos, murais, painéis,dentre outras;
Oficinas de reciclagem de papel;
Palestras sobre coleta seletiva e cuidados com o lixo doméstico;
Caminhadas nas comunidades com cartazes, carros de som e faixas;
Implantação de coleta seletiva de papel e plástico em 05 unidades de ensino;
Mutirões de limpeza;
Gincanas ecológicas;
Seminários sobre gerenciamento de resíduos sólidos;
Apresentações de atividades lúdicas(soletrando, dinâmicas);
Exibição de filmes temáticos;
Eleição dos agentes da limpeza a escola.
Iniciativa louvável dos organizadores. Temos que ver c/ prioridade o rio Jaguaribe.As suas margens precisa de projetos p/ a sua preservação.O seu leito está obstruído pelo mato.A retirada de areia e cascalho é indiscriminada.Tudo q está sendo feito na semana do meio ambiente é de suma importância. Não esqueçamos o nosso rio, que é tao desgastado e agredido.
ResponderExcluir