quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Ceará registra alta de 6,3% no nº de transplantes

O Estado do Ceará realizou de janeiro a outubro deste ano 6,3% mais transplantes do que no mesmo período de 2007. Ao todo, foram realizadas 537 operações nos primeiros 10 meses de 2008 e a expectativa é superar até dezembro o número de 617 transplantes realizados em todo o ano passado.

O crescimento do número de transplantes é visível em todos os órgãos e tecidos (córnea). De janeiro a outubro de 2007 o Ceará realizou 327 transplantes de córneas. No mesmo período deste ano a Central de Transplantes do Estado já soma 343. O número de transplantes de coração pulou de 18 para 24, o de fígado saltou de 46 para 52 pacientes e o de rins de 114 para 118.

O Secretário Executivo da Secretaria da Saúde do Estado, Arruda Bastos, afirma que vários fatores integrados promovem esse salto. Segundo ele, o acréscimo de dois para sete médicos na Central de Transplantes e a realização permanente de capacitações para atualizar os profissionais foram determinantes. Bastos também cita o efeito do “caso Eloá” - menina assassinada em São Paulo e que teve seus órgãos doados pela família – como um propulsor no número de transplantes. Para ele, a publicidade do caso aumentou o número de famílias sensibilizadas e dispostas a doar órgãos e tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |