Um livro que faz uma viagem ao passado recente de Iguatu, envolvendo a história do município com a criação da maçonaria, foi lançado na noite de ontem quarta-feira, 28. ‘A Obra e seus Construtores’ é o titulo do livro, escrito pelo maçom José Beserra Modesto, seu Valdízio como é conhecido. O lançamento integra as comemorações alusivas aos 75 anos de criação da Loja em nossa cidade. Maçons, familiares e convidados prestigiaram esse momento. Uma palestra foi ministra por Alcides Araújo, que teve como tema: Noite dos convidados, onde foram abordados diversos temas ligados a maçonaria e a comunidade de uma forma em geral como: O que é a Maçonaria? Origem da Maçonaria; Maçonaria e Religião, Maçonaria e Família, Maçonaria e política e alguns maçons ilustres que fazem parte da história do mundo e do Brasil.
O livro faz um resgate histórico da fundação dessa importante loja neste município. Citando fatos importantes sobre sua criação no ano de 1934. Dentro das suas páginas relatos históricos e fotográficos de um passado recente de Iguatu. Traz também perfil de ilustres membros dessa sociedade, entre muitas outras curiosidades. Vale apena conferir e conhecer um pouco mais sobre a história da Telha ligada a essa importante instituição que é a Maçonaria. O exemplar pode ser adquirido na Banca Milleniun, no posto Milleniun, no centro.
Segundo Alcides Araújo, não é tarefa fácil, explicar o que é maçonaria, principalmente pelos preconceitos que sempre cercaram essa sociedade de homens, mulheres, jovens e crianças que integram a própria maçonaria e seus grupos. “Maçonaria não é religião, mas não exclui nenhuma religião, pelo contrário esse é um dos primeiros passos para ser maçom, a pessoa dever ter uma religião, não importa qual”, essa foi uma das explicações enquanto proferia a palestra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário