sábado, 31 de janeiro de 2009

Reunião discute solução para violência em Icó

Icó. Os lojistas desta cidade, localizada na região Centro-Sul do Estado do Ceará, estão apreensivos e preocupados com a onda de assaltos a mão armada. Por iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), a falta de segurança foi discutida em reunião com diversas autoridades locais.
No encontro, que foi realizado no Fórum de Justiça, ficou evidente a precariedade para o combate à criminalidade na região.Na edição de ontem, o Caderno Regional tratou de questão semelhante na cidade de Iguatu, pólo da região Centro-Sul.
Em Icó, o segundo maior centro urbano regional, o problema se repete. Apenas três policiais trabalham diariamente no centro comercial e das duas viaturas existentes, só uma funciona, porque a outra está quebrada.De acordo com o relato do presidente da CDL, Gecione Pereira Martins, os assaltos vêm aumentando e costumam ser praticados por dupla que usa capacete e moto sem placa, dificultando a identificação. “Nos últimos dois meses, tivemos vários casos de assaltos e furtos, no Centro da cidade”, observou Martins.
“Os comerciantes estão assustados e pedem apoio ao Governo do Estado”.DifícilO delegado regional de Polícia Civil, José Gonçalves, disse que dispõe de apenas cinco policiais, sendo dois escrivães e tem como área de jurisdição sete cidades. “A nossa situação é difícil”, afirmou. “Não temos como garantir segurança”, destacou.A situação da Polícia Militar não é diferente.
O capitão Erick Braga, comandante do Pelotão da PM, disse que dispõe de apenas cinco policiais em atividade diariamente, sendo que um fica na delegacia e outro no presídio e na viatura, restando apenas três soldados. Uma viatura está quebrada e a outra é precária.
“A viatura está parada, pois não temos recursos para as peças e mão-de-obra”, frisou.Os lojistas solicitam do Governo do Estado a implantação do Programa Ronda do Quarteirão e aumento do efetivo da PM. O delegado Gonçalves assumiu o compromisso de entregar, em dez dias, relatório sobre as ocorrências verificadas nos últimos seis meses.No encontro ficou evidente a precariedade para o combate à criminalidade.
O representante do Ministério Público Estadual, Nelson Ricardo Monteiro, disse que aguarda, até o próximo dia 20 de fevereiro, relatório sobre as sugestões das autoridades policiais, com o objetivo de analisar possíveis ações judiciais sobre a falta de segurança pública no município.O temor dos lojistas locais cresce a partir do próximo dia 2, quando será obrigatório o uso de capacetes pelos motoqueiros.
“Isso vai dificultar ainda mais a identificação dos assaltantes”, observou Martins.O assessor da Prefeitura, Marcos Barreto, disse que a administração vai ampliar o número de guardas municipais, os recursos repassados para a Polícia Civil e Militar, além de apoiar o conserto das viaturas. “Vamos estudar também outras providências como a instalação de câmeras no centro comercial do município de Icó”, anunciou Barreto.Mais informações:Prefeitura do município de IcóRegião Centro-Sul do CearáAvenida Ilídio Sampaio, 2131 - Centro(88) 3561.1707

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |