quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Produção de uva cresce 114% em Iguatu

Apesar do alto custo, ganhos com a produção compensam o investimento e geram crescimento de 114%Iguatu. A produção de uva neste município cresceu, só nos últimos seis meses, o equivalente a 114%, quando comparada com a primeira safra obtida no segundo semestre de 2008. Os dados são destacados pelo titular da Secretaria Municipal de Agricultura, Valdeci Ferreira, que comemora o crescimento na produção e apresenta os resultados da mais recente cultura no município. No entanto, o cultivo de uvas em Iguatu ainda não supre a demanda local. A tendência, porém, é que o aumento continue progressivo nos próximos dois anos.
Um exemplo é a produção no Sítio Várzea de Fora, no mesmo município. Além desta propriedade, há mais três sítios onde se investe no cultivo de videiras, totalizando seis hectares. No início da primeira colheita, os dois hectares da propriedade resultaram em sete mil quilos de uva. Mas hoje a produção é de 15 mil quilos. A estimativa, com o aumento, é chegar a 40 mil quilos da fruta por hectare em até um ano.De acordo com o secretário, agricultores e produtores construirão mais um pomar, totalizando três hectares só na propriedade citada.
Isso mostra que a nova cultura está bastante desenvolvida e tende a ser mais um recurso a ser incentivado pela Prefeitura Municipal e pelo Governo Federal. “Temos muitas culturas que não eram plantadas, de uma forma que a economia da cidade estava muito limitada”, conta.Ferreira afirma que a atual gestão fortalecerá as políticas de uso das terras com o objetivo de aproveitar as áreas cultiváveis. “O papel da Prefeitura é de acompanhar os produtores e proporcionar uma melhor técnica para a agricultura na cidade. Aqui, temos terra e água em abundância e temos que saber como aproveitar este potencial”, diz.
De acordo com o secretário, o cultivo da uva é um dos mais caros para os agricultores. Além de precisar ter uma estrutura de pomar montada, os custos com irrigação e funcionários podem chegar a R$ 50 mil por hectare. Mesmo assim, apesar dos investimentos, os ganhos com a produção compensam o investimento realizado na cultura. “Depois de três safras é que o lucro começa a aparecer. Mas podemos perceber que o resultado já é bom porque o proprietário vai construir outro pomar.
Será mais um hectare de uva”, analisa.Para os agricultores que trabalham todos os dias no pomar e cuidam dos cachos, é uma surpresa produzir uva no semi-árido nordestino. Francisco Miguel de Oliveira e José Rosa Filho dizem que não acreditavam que a produção fosse ser tão promissora. Ter arriscado no cultivo de uva deu certo. “Nunca tinha pensado em plantar uva. Meu patrão arriscou, mas sempre achei que não fosse dar certo. Hoje, percebo que fiquei enganado e estou muito satisfeito com o resultado”, diz o agricultor Francisco.A uva produzida em Iguatu dá duas safras por ano.
Os dois primeiros anos servem para estabilizar a produção e, somente a partir deste momento, é que deve-se chegar a 50 toneladas anuais por hectare. Segundo a Secretaria de Agricultura, o município também produz banana, goiaba, maracujá, melancia, tomate, abóbora e milho verde.
Fonte: Diário do Nordeste

2 comentários:

  1. ola gostaria saber mais sobre essa regiao e d suas uvas q tipo de variedade sao,estou interresado em plantar uvas no nordeste sou do sul e sempre trabalhei com uvas aqui na serra gaucha,meu Email e marceloburnier@hotmail.com celular;54 99962714,obrigado

    ResponderExcluir
  2. Bom Dia,
    Moro em Chã Grande, município de Recife e gostaria de saber mais sobre o cultivo de uvas.
    Desde já agradeço.
    Ariane.
    arianelamour@hotmail.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |