quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

SSPDS comemora a diminuição da violência na folia

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) divulgou, na tarde ontem, o balanço final da ‘Operação Carnaval 2009’, e confirmou a redução nos números de mortes violentas, como foi publicado na edição de ontem do Diário do Nordeste. O total de mortes violentas por ´causas externas´ foi de 59, contra 88, do ano anterior, o que representa uma diminuição de 33%.No balanço divulgado pela SSPDS, estão incluídos os crimes violentos letais (homicídios a bala, faca e outros), as mortes não intencionais (afogamentos, acidentes de trânsito, queda, choque elétrico, homicídio culposo a bala), suicídios e mortes com intenção não definida (achado de cadáver).Outro dado significativo divulgado, ontem, foi a queda, quase pela metade, no número de homicídios, seja na Capital ou no Interior. Este ano foram registrados 23 casos, enquanto no ano passado, o número foi de 45 assassinatos.Conforme as autoridades de Segurança Pública do Estado, o menor número de mortes estava dentro das expectativas.
Para o secretário-adjunto da SSPDS, delegado José Nival Freire, a redução foi um reflexo de vários fatores, entre eles uma preparação de quatro meses de antecedência dos órgãos de Segurança e a estrutura e a logística oferecidas pelo Governo do Estado. “Tivemos reuniões e muito trabalho, o que resultou em um plano elaborado pelo secretário da Segurança Pública, Roberto das Chagas Monteiro”, destacou.Linha de FrenteFreire ressaltou ainda como fator preponderante para o sucesso da ‘Operação Carnaval 2009’, a integração das forças de Segurança e a atuação dos policiais que estão na linha de frente das ações elaboradas pelos gestores. “Nós pensamos as ações, mas se não fosse o trabalho incansável dos policiais civis, militares, bombeiros, e dos outros órgãos, não alcançaríamos este êxito”.
Por fim, Nival Freire considerou a conscientização da população muito importante, resultando em uma estatística positiva que só tende a cair. “As pessoas procuraram se divertir, mas mantendo a tranqüilidade. Isso contribuiu muito”, comemorou.RondaDe acordo com o comandante geral da Polícia Militar, coronel PM William Alves Rocha, a redução dos homicídios pode ser atribuída a uma presença mais constante da Polícia nas ruas, principalmente com o incremento do Ronda do Quarteirão.
O oficial disse ainda que o dimensionamento do efetivo da PM em vários pontos do Estado trouxe uma tranqüilidade maior.O Corpo de Bombeiros Militar, representado pelo comandante do Corporação, coronel BM João Vasconcelos Sousa, informou ter registrado uma redução de 40% de afogamentos, com dez casos em 2008 e apenas seis este ano.Contudo, segundo o oficial, todos os casos ocorreram fora da área de atuação dos Bombeiros. Para Vasconcelos, a conscientização dos banhistas foi o fator positivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |