terça-feira, 24 de março de 2009

Secretária Benildes Uchoa apresenta dados sobre Educação

A Secretária de Educação do município de Iguatu, Benildes Uchoa esteve presente na sessão da última quinta-feira, 12. Através de um requerimento do vereador Mário Rodrigues (PSB) a gestora da educação compareceu a sede do Poder Legislativo quando apresentou um balanço do sistema educacional durante a gestão do prefeito Agenor Neto. De acordo com a mesma a administração vem melhorando ainda mais a qualidade de ensino no município. Ressaltou que apesar dos investimentos muita coisa ainda precisa ser melhorada e além do incentivo município é preciso principalmente o apoio dos estudantes e das famílias. Um dos dados importantes foi a apresentação do índice de analfabetismo em que chega a casa dos 11% com predominância na faixa etária dos 30 anos. Apresentou o cronograma da secretaria em que estão sendo organizados os projetos, planos de trabalhos, e metas a serem atingidas.  De acordo com explicações de Benildes o prefeito Agenor Neto, tem como uma das prioridades investir ainda mais nessa área, por isso as cobranças continuaram para que Iguatu continue a melhorar cada vez mais a vida dos estudantes. Ressaltou que fardamento, merenda, e escolas novas, reformas e ampliações, assim como a criação de uma ‘Bolsa Estudo’ são estímulos para que a classe estudantil se empenhe ainda mais para melhorar as estáticas do ensino.  A Secretaria apresentou dados da administração do Prefeito Agenor Neto 2005-2008 e as principais ações já executadas com perspectiva de continuidade e as que estão planejadas para 2009  O Plano de Ação foi apresentado com base no PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO – PDE do Governo Federal e o PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO de Iguatu. 
PRINCIPAIS AÇÕES EXECULTADAS NO PERIODO 2005 / 2008
 Projeto de Tempo Integral nos 3º anos;    Jornada Ampliada;  Projeto de Reintegração;  Agente da Educação;  Aquisição de livros de literatura para a escola e para os alunos;  Formação continuada para os professores;   Programa Alfabetização na Idade Certa – PAIC em parceria com o governo do Estado;  Melhoria da infra-estrutura das escolas;   Parceria com a APAAE   Atendimento especializado a deficientes auditivos e visuais com sala multifuncional, interpretes e formação de professores.  Programa PROINFÂNCIA  Construção da Proposta Curricular do município com a participação dos professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental   Programa Brasil Alfabetizado e EJA em parceria com o Governo Federal;  Plano de Cargos e Carreiras do Professor com a efetiva participação dos professores.  Profuncionário: Curso Técnico de Formação para Funcionários da Educação em nível médio e parceria com o Governo Federal;  Formação pela escola: capacitação para atores da comunidade escolar programas do FNDE.  Elaboração do PAR - Plano de Ações Articuladas - PDE do Governo Federal  Realização de eleição para  Constituição de Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis em 100% das escolas da rede municipal;   Aquisição de computadores para implantação de laboratórios de informática através da elaboração de projetos para o Governo Federal
AÇÕES PLANEJADAS PARA 2009   Firmar parceria com a Secretaria de Cultura para atividades socioculturais.  Criação do Programa de Educação Ambiental;  Implantação do Painel Gestão;  Capacitação para os membros dos conselhos: CAE e FUNDEB;  Revisão do Plano Municipal de Educação   Construção do Projeto Político Pedagógico de todas as escolas da rede municipal;   Formação continuada para os professores de E. Física em parceria com a URCA e para os professores de Língua Inglesa em parceria com a FECLI;  Formação dos professores que atuarão nos laboratórios de informática das escolas e do laboratório do professor  Revisão do Plano de Cargos e Carreiras do Professor;  Elaboração do Plano de Cargos e Carreiras dos Profissionais da Educação e Apoio Escolar  Aprovar uma lei de incentivo e valorização dos profissionais da educação, mediante resultado dos indicares oficiais; IDEB/SAEB/Prova Brasil/ESPAECE  Implantar o Sistema Municipal de Avaliação conforme previsto no PCC  Implantação da Avaliação Institucional do município;  Ampliação no atendimento de crianças de 0 a 03 anos em creche;  Formação de Gestores, Professores e outros profissionais que atuarão na creche.  Garantia de lotação de professores habilitados;  Criar um Programa de incentivo para os alunos do Brasil Alfabetizado;  Implantação de um Núcleo Regional de Educação Especial;  Ampliação dos laboratórios de informática para mais sete escolas;  Formação Continuada de Professores: Extensão. Habilitação e Especialização em todas as áreas em parceria com o MEC - PAR  Ampliar o tempo integral para os alunos do 4º ano  Implantação do Projeto Agente da Educação II  Ampliar o atendimento da Jornada Ampliada de 11 para 39 escolas;  Implantação do Programa Saber Ler para Construir o Futuro;  Programa de Formação Continuada para o corpo Técnico da Secretaria;
 Realização de Seleção Pública para gestores da rede Municipal de Ensino;  Reconstituição e Capacitação dos Conselhos Escolares e Grêmios Estudantis;  Implantação de um programa voltado para a família, com o objetivo de envolvê-los nas atividades da escola.  Ampliação do Projeto Ronda Escolar através da formação dos Guardas para melhor orientação e abordagem nas comunidades escolar;  Implantação do Conselho Municipal de Educação  Incluir, através de lei especifica na proposta curricular dentro dos temas transversais os conteúdos referentes à Dengue, Educação Ambiental, Erradicação do Trabalho Infantil.    Apresentação de prestação de contas das ações e recursos aos conselhos e á sociedade civil;  Aquisição de livro e material Didático e recreativo;

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