segunda-feira, 27 de abril de 2009

Colunista do Diário do Nordeste comenta sobre a visita de Tasso a Iguatu

O colunista do Diário do Nordeste, Edilmar Norões falou sobre a visita de Tasso Jereissati a Iguatu neste final de semana, confiram na íntegra o que o Ceará leu no maior jornal do estado no dia de hoje.
Sucessão à vista
Só o fato de o PSDB ter levantado para discussão a repercussão da crise econômica nos municípios, por si já mereceria natural atenção. O encontro em Iguatu pode e deve ser visto como fator marcante em termos políticos. A começar, por ter servido ´para medir a força política do senador Tasso Jereissati no Estado´, segundo avaliação sentida nos pronunciamentos de quantos participaram do evento. Mas Tasso, até por estratégia, preferiu centrar suas palavras sobre a importância da iniciativa do seu partido, sob a coordenação do Instituto Teotônio Vilela, ´em discutir os problemas do Estado, com foco na crise enfrentada pelos municípios´.
Apoio declarado
Em meio às manifestações reveladoras de preocupação pela grave situação econômica atingindo em cheio os municípios, principalmente em um Estado pobre como o nosso, foi fácil sentir também o interesse em conversar e avaliar o desdobramento do processo eleitoral. Isso, se for levado em consideração o que declarou na ocasião o prefeito Agenor Neto. Sim, pois mesmo sendo do PMDB, além de elogios a Tasso, proclamou seu apoio à reeleição do tucano.
Novos rumos
Depois de afirmar, respaldado pela liderança que tem em seu município e em toda a região, que defende e continuará defendendo a formação de uma frente superpartidária em apoio à reeleição do senador Tasso Jereissati, o prefeito Agenor Neto destacou que, além do seu partido (PMDB), o PSDB e o PSB formariam nesse grupo. Como que a justificar essa sua afirmação, olhando para Tasso, disse o prefeito iguatuense:Com certeza o governador Cid, o deputado Ciro e a família Ferreira Gomes são gratos por tudo o que o senhor fez, está fazendo e vai fazer ainda muito mais pelo Ceará´.Pelo que se pode sentir de tudo o que marcou esse encontro do PSDB em Iguatu, com a participação de 23 municípios da região, o prefeito Agenor Neto, com a responsabilidade de ser um dos mais influentes membros do PMDB, por esse posicionamento, criou um fato novo no processo sucessório estadual para 2010.
PT: eis a questão
Ao mesmo tempo em que o prefeito iguatuense faz avaliações como as que podem ser lidas neste coluna, não custa nada dizer, que seu nome tem sido lembrado como opção para disputar o governo estadual. E que, apesar dos desmentidos, poderia até mesmo ser candidato pelo PSDB. Naturalmente que para o PT, até porque não foi citado nas declarações de Agenor, é preocupante o fato novo criado para as eleições. Daí, portanto, a expectativa quanto à repercussão de todos esses fatos junto aos que formam a aliança de apoio ao governo Cid Gomes. Claro que, se essa é a situação para os aliados governistas, no PSDB, até por ter sido envolvido sem, para tanto, ter patrocinado essa promoção de terceiros, cabe aguardar pelo que vier a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |