segunda-feira, 11 de maio de 2009

Campus da URCA em Iguatu realiza I Semana Científica de Arte e Esporte‏

A Universidade Regional do Cariri, através do seu Campus Avançado em Iguatu realiza de 12 a 15 de Maio do corrente ano a sua I Semana Científica, de Arte e Esporte. Com uma vasta programação o Campus durante toda a próxima semana será lócus da Produção Científica, palco para a arte e celebração do esporte como mecanismos indispensáveis para a transformação social. O Curso de Enfermagem realizará durante o evento a I Jornada de Enfermagem da Região Centro - Sul, comemorando a data de 12 de Maio, quando se comemora o Dia do Enfermeiro.
O Campus receberá a visita de expoentes da saúde. Entre eles, no dia 12/05, está o Secretário de Saúde do Estado, Dr. João Ananias que discutirá com a Comunidade Acadêmica " A situação da Saúde do Estado do Ceará. O Secretário proferirá a Conferência Magna de Abertura. Um dos momentos mais esperados será a visita do Dr. Carlile Lavor que falará no dia 13/05 sobre a Atenção Primária: Contextualizando e refletindo a práxis Comunitária na Atualidade. Outras palestras integram a programação que acontecerá todas as noites às 19h no Auditório do Liceu de Iguatu.Durante todo o dia haverá Mini - Cursos e apresentação de trabalhos científicos.
O Curso de Direito realizará durante toda a Semana várias Palestras no Auditório do Colégio São José. No dia 12, os acadêmicos terão a oportunidade de receber o Professor Reno Feitosa Gondim, Advogado Criminalista e Professor da URCA que lançará o o seu Segundo Livro sobre Direito Penal e proferirá Palestra sobre o Tema: Crítica do Direito Penal Neoliberal.No dia 13/05, o Conselheiro Estadual da OAB e Professor da URCA, Professor Pedro Ivan Couto Duarte, proferirá Palestra sobre a Advocacia nos Novos Tempos. Dr Ricardo Alexandre, Juiz de Direito da Comarca de Jucás e Professor da URCA, falará aos discentes sobre o Tema: Abstrativização e o Controle de Constitucionalidade do STF, e por fim o Promotor de Justiça Dr. Luiz Alcântara discutirá o tema no dia 15/05 sobre a Improbidade Administrativa. Também durante todo o dia, haverá Minicursos e atividades de produção científica.
O Curso de Educação Física prepara uma programação vasta que inclui os I Jogos Internos do Campus no Ginásio do Colégio São José, Quadra de Esportes Agenor Araújo, Estádio Morenão e Cri. Todos os cursos estão envolvidos e disputarão torneios de futebol de salão, voleibol, basquetebol, atletismo, tênis de mesa, entre outros. Um momento de congraçamento e convivência entre os acadêmicos que também terão a oportunidade durante o dia de participar de Minicursos: Jogos e Brincadeiras, Atividades Físicas e Doenças Respiratórias, Musculação, Lutas, Dança de Salão, Esportes da Natureza, Ginástica de Academia e Escolar, Primeiros Socorros, Fundamentos Técnicos do Futsal e suas Regras.
O evento da Educação Física tem a Coordenação dos próprios alunos do Curso em seu 3º Semestre. Por fim, o Curso de Ciências Econômicas prepara também uma excelente programação. No Auditório do IFCE - Campus Areias a partir das 19h, do dia 12/05 os acadêmicos tem a oportunidade de receber diversos palestrantes para discutir temas da atualidade. Na Terça- feira, Professor Marcos Eliano Tavares Ribeiro, discutirá o Tema: Técnicas de Consultoria, o Professor Luiz Felizberto Nunes, que também é Secretário de Desnvolvimento Econômico de Juazeiro do Norte, discutirá o Tema: Empreendedorismo.
Na quarta- feira, 14/05, o Professor João Luiz do Nascimento Mota abordará o Tema: A Crise Financeira Mundial e para encerrar na sexta-feira o Dr. Francisco do Ó de Lima Júnior discutirá o Projeto Político Pedagógico do Curso, a Coordenação, os Centros Acadêmicos e a Empresa Júnior. A Semana Científica, de Arte e Esporte da URCA será encerrada com uma Grande Festa com a Banda Sensasamba e a Banda SouPop de Fortaleza, Banda esta que abriu os eventos do Programa Férias no Ceará em janeiro último, quando o Governo do Estado promoveu em diversas cidades Shows com artistas de renome nacional como Paralamas do Sucesso, Bíquini Cavadão entre outras.
A Festa está programada para acontecer no CRI, na sexta - feira, dia 15/06, às 22h. Os próprios acadêmicos do V Semestre do Curso de Enfermagem organizam a festa. O Presidente do Campus Avançado de Iguatu da URCA, Professor José Ivo Ferreira de Souza, demonstrou a alegria de estar presidindo o Campus da Universidade em um momento de muitas conquistas para o Ensino Superior na Região. " A Consolidação da Gratuidade, a confirmação da construção do Campus na CIDAO e a agilidade em oferecer sempre um incentivo para a melhoria de nossa Instituição que o Governo do Estado, através do Governador Cid Gomes, tem demonstrado, com certeza são fatores que estão incentivando à Comunidade Acadêmica a se dedicar para conseguirmos cada vez mais a excelência em nossas atividades. São dignos de nota o envolvimento dos professores e dos próprios estudantes na organização desta Semana, que tem a Missão de congregar a nossa Classe Universitária para o fiel desempenho das suas atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão como mecanismos para a inclusão e a transformação social, este é o nosso papel", finalizou.
O Magnífico Reitor Professor Dr. Plácido Cidade Nuvens já confirmou presença no evento para prestigiar as ações desenvolvidas no Campus Iguatu e estará presente no dia 12/05 nas Solenidades de Abertura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |