domingo, 3 de maio de 2009

CLUBE DESBRAVADORES: Jovens integram legião da fé

Todos os domingos, pela manhã, dezenas de crianças e adolescentes encontram-se na praça da Matriz, em Iguatu, para a prática de atividades recreativas e de desenvolvimento físico, mental e espiritual. Uniformizados, eles integram o Clube Desbravadores Tribo de Judá da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A presença do grupo chama a atenção dos frequentadores do lugar. São crianças e adolescentes em busca de uma vida melhor, baseada no espírito humanitário, no serviço à comunidade, preservação do meio-ambiente, na reflexão bíblica, na prática de exercícios físicos leves e atividades de reforço escolar.“O nosso objetivo é trabalhar a parte mental, física e espiritual”, explicou a diretora associada, Raimunda Valdirene Alves. E completou, informando que “a base é a formação religiosa e a cidadania desses jovens”. É comum as pessoas confundirem o grupo com atividades de escoteiros, em face da vestimenta e da ordem unida de marcha militar. “A diferença é que trabalhamos o lado espiritual e religioso”, observa o diretor do Clube, Jefte Monteiro. O respeito mútuo, a hierarquia e a educação estão presentes entre os alunos.Os encontros acontecem na praça da Matriz em três domingos de cada mês com atividades físicas, e em dois sábados, na sede da Igreja Adventista do Sétimo Dia, quando há estudos, com aplicação de exercícios, e reflexão sobre a Bíblia. O grupo também pratica esportes radicais, como rapel, atividades de campo e caminhadas em trilhas. De acordo com o estatuto do Clube Desbravadores Tribo de Judá, antes do início das atividades, acontece o hasteamento da bandeira do clube, seguido de boas-vindas, agradecimento e reflexão espiritual. A diretora Valdirene Alves observa que as atividades são avaliadas para o crescimento do grupo e de cada participante que, segundo critérios e especialidades, pode chegar até a classe de liderança.

Significados

Os gestos, cores e símbolos usados no uniforme têm significados. O lenço amarelo usado no pescoço, quer dizer excelência; e o globo na logomarca do clube representa a presença no mundo. A espada é a Bíblia; o escudo, a fé. O triângulo traz duas interpretações: os aspectos físico, mental e espiritual e a trindade — Deus-pai, Deus-filho e Espírito Santo.A saudação no início das atividades é feita em aramaico, com a expressão ‘Maranata’, que em português significa ‘o Senhor logo vem’. A cor amarela representa a grandeza e riqueza dos ideais; o azul, a amizade e lealdade; o vermelho, o sacrifício e o sangue de Cristo; o branco, pureza e santidade.

Surgimento

Em Iguatu, o Clube Desbravadores Tribo de Judá foi implantado há três anos. Destaca-se também por participar das comemorações alusivas à Independência do Brasil, em 7 de Setembro. O público costuma aplaudir o desfile do grupo. No bairro Cohab, já há outro grupo de desbravadores em formação. Ao todo, são 60 jovens de 10 a 16 anos que integram os dois clubes, nesta cidade. Mas os números no mundo impressionam. “Estamos presentes em 150 países com 90 mil clubes”, disse Monteiro. “No Ceará, somos cerca de 60 clubes”.Na avaliação da diretora Valdirene Alves, em pouco tempo de existência, o grupo tem contribuído para a melhoria de vida de crianças e adolescentes. Apesar de estar ligado à Igreja Adventista do Sétimo Dia, podem participar das atividades jovens de outras igrejas evangélicas e até da Igreja Católica. Os coordenadores e diretores têm a orientação e supervisão de adultos.

Fonte: Honório Barbosa/Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails
Share |