Iguatu é o primeiro município a realizar este ano a conferência municipal
A prefeitura de Iguatu, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e da Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou em nosso município a Sétima Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
A conferência teve a finalidade de avaliar e aprimorar as políticas e ações de proteção social à criança e ao adolescente, diminuindo dessa forma, os indicadores de risco e de vulnerabilidade social a que muitos jovens estão submetidos.
A secretária Municipal de Assistência Social, Célia Freitas, destacou que os resultados da conferência foram positivos, “ observamos que a participação dos jovens e das nossas crianças foi positiva, eles direcionaram as suas palavras e pensamentos nestes dias para a conscientização de todos na busca dos seus direitos” disse.
“A conferência promoveu uma reflexão para que possamos saber onde estamos melhorando e o que ainda deve ser feito e a participação das nossas crianças foi importante neste momento”, pontuou Maria Luizete presidente da CMDCA.
“Fico feliz em ver que o município de Iguatu saiu na frente em defesa dos direitos das nossas crianças, é o primeiro município do Brasil a fazer a Conferência Municipal e foi uma honra participar de uma ação como esta, levo as melhores impressões deste lugar e afirmo que aqui a prefeitura e outros órgão estão trabalhando para a concretização destes direitos para as nossas crianças” afirmou conselheiro do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, Fábio Feitosa da Silva.
O evento teve início nesta quarta-feira, 20 e teve o seu término nesta quinta-feira,21/05 e o tema apresentado foi “Construindo a Política Nacional da Criança e do Adolescente com vistas ao fortalecimento do sistema de garantia dos direitos” cujo objetivo é deliberar sobre a Política de Defesa e Garantia do Direito da Criança e do Adolescente no âmbito do Município.
“A causa da criança tem que ser diária e não existe sustentabilidade, seja econômica ou ambiental, se não cuidarmos de nossas crianças”, disse o secretário de saúde, Joab Soares.
Durante o encontro, foram escolhidos os delegados para a Conferência Estadual, prevista para acontecer este ano.
Participaram da conferência o conselheiro do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente, Fábio Feitosa da Silva; Célia Freitas; Secretária de Assistência Social; Benildes Uchoa, Secretária de Educação; Joab Soares, Secretário de Saúde de Iguatu e a presidente do CMDCA, Maria Luizete.
O Conselho - O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente é um órgão deliberativo, instância responsável pela formulação das políticas sócio-assistenciais, de proteção especial e de garantia dos direitos da criança e do adolescente.
Tem a atribuição de assegurar que todo os atore que participam na prestação de serviços e controle ou na defesa de direitos da criança e do adolescente, tenham voz e voto na formulação de políticas públicas locais e no seu monitoramento, além de mobilizar, propor metas, prioridades e legitimar resultados a serem alcançados com envolvimentos de todos os sujeitos, serviços e organizações da sociedade civil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário